Um aquário é uma peça muito bonita, e tem um efeito hipnotizante sobre as pessoas que visitam a sua casa, pois elas costumam ficar fascinadas. No entanto, ter um aquário também significa que você terá trabalho para mantê-lo.

Abaixo você encontrará um Guia de Compras sobre aquários: os melhores modelos, uma série de respostas às perguntas mais comuns sobre estes itens e os critérios que o produto deve atender. Você terá todas as informações necessárias para fazer uma ótima compra.

O mais importante

  • Um aquário é a parte mais importante no momento de escolher ter um peixe em casa, afinal, o animal deve se sentir confortável dentro dele.
  • Existem muitos tipos de aquários: para água salgada, doce, quente ou fria. Os especialistas recomendam para os principiantes que comecem com peixes de água fria, como os goldfish. A razão principal é que a água fria é mais simples de manter do que a quente.
  • Comprar um aquário é só o primeiro passo, pois depois você precisará de filtros, decorações e muitos outros acessórios. Neste Guia de Compras vamos nos concentrar apenas nos aquários.

Ranking: Os melhores modelos de aquário

Para ter o seu animalzinho em boas condições, você deve colocar ele em um local confortável e que supra todas as suas necessidades. A seguir você encontrará uma lista com os melhores aquários disponíveis no mercado.

1° – Aquário Hygger Horizon US

Esse aquário é ideal para quem quer deixar a casa bem decorada e, ainda por cima, fornecer o máximo conforto aos peixinhos. Ele possui como acessórios um filtro interno, luzes de LED e um tanque de 30 litros com um visual de belas pedras ao fundo. Ele é ideal para peixes pequenos.

As luzes possuem um controle externo, e você pode escolher a intensidade, o tempo que ela vai incidir sobre o aquário e as cores. O filtro dele não faz qualquer barulho e tem a mais alta durabilidade. O design do aquário é um dos detalhes que mais chamam a atenção, pois ele é curvado na frente, o que dá um toque todo especial.

2° – Aquário Tetra US

Esse aquário de 75 litros possui o formato clássico além de um vidro especial que é resistente a riscos. Ele vem acompanhado por alguns acessórios como luzes de LED, que proporciona uma iluminação natural e por um filtro, que além de muito poderoso, também é muito silencioso.

As plantas artificiais que acompanham ele garantem um efeito único e reproduzem o fundo do mar com precisão. Além disso, elas proporcionam um lugar seguro para que o peixe se esconda e reduza seus níveis de estresse.

3° – Aquário De Parede Wgrif  110 litros

Esse aquário é um modelo clássico e clean, com um tanque fabricado em vidro temperado com total transparência e moldura nas cores preta ou branca, para que combine com o seu ambiente. Ele possui um sistema de tripla filtragem (biológica, química e mecânica), que diminui a necessidade de manutenção.

O seu sistema de iluminação LED focal é uma das partes mais importantes do equipamento, pois o feixe de luz fica direcionado ao aquário através de uma lente que possui uma angulação de 60 graus, que conta ainda com uma troca de cores (azul, branco ou junção de duas tonalidades).

4° – Aquário De Parede Wgrif  90 litros

Esse aquário de parede de 90 litros da Wgrif é uma excelente escolha para quem não deseja se preocupar muito com a manutenção do equipamento, já que ele possui um sistema de tripla filtragem que deixa a água cristalina por mais tempo. Além disso, ele possui um aquecedor com termostato, através do qual você define a temperatura adequada da água e mantém ela sempre aquecida.

Com esse aquário, você também não precisa se preocupar com a instalação, pois ela requer apenas um único ponto de energia elétrica com um suporte de fixação que já acompanha o produto.

5° – Aquário MarineLand US

Esse aquário é bem pequeno e possui uma capacidade de apenas 22 litros, por isso ele é recomendado para peixes pequenos. Ele possui luzes LED azuis, para dar um efeito de noite ao luar, e brancas para dar um efeito o mais natural possível de luz solar. Ele tem um método de filtragem avançado que fica escondido no tanque, para que assim não estrague a linda decoração que ele possui.

Sua tampa na parte superior desliza para que a alimentação do seu peixe seja feita de forma mais fácil, além de um design muito moderno que vai deixar a sua casa ainda mais charmosa.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre um aquário

Abaixo você encontrará as respostas para as dúvidas que sempre teve sobre aquários. Se você deseja comprar um item como esse, deve estar bem atento aos detalhes dele, para que não se arrependa depois. Além disso, como é um produto destinado a um animal, é preciso prestar atenção nas necessidades especificas do bichinho.

Imagem de mulher e criança em frente a um aquário com peixes.

Um aquário retangular é o mais adequado porque tem o formato ideal para caber em qualquer canto da casa. (Fonte: Ian Allenden: 45008525 / 123rf.com)

O que é um aquário e quais as vantagens que ele possui?

Um aquário é um recipiente de vidro (na maioria das vezes) ou plástico, projetado para imitar as condições ambientais do habitat do peixe. É uma massa de água em que você pode inserir vários acessórios: filtros de água, purificadores, aquecedores, cascalho, areia e vários itens decorativos.

Diversas casas possuem aquários, já que muitas pessoas gostam dos peixes, mas é preciso mantê-los nas melhores condições possíveis e, por isso, é preciso que você fique atento às informações que iremos fornecer sobre limpeza, manutenção, dentre outras.

Um aquário não é somente recomendável para residências, mas também para escritórios, pois deixam o ambiente mais elegante. No entanto, é preciso que exista alguém para mantê-lo. Nós preparamos abaixo uma lista com as vantagens dos aquários para peixes.

  • É um pequeno espaço natural em uma residência ou escritório.
  • Ao observar um aquário você fica consciente da tranquilidade com a qual vivem os peixes, e é como fazer uma meditação com os olhos abertos.
  • Esse pequeno gesto traz calma e reduz os níveis de stress aos quais as pessoas estão submetidas todos os dias.

A manutenção de um aquário é um passatempo saudável. Embora os peixes não sejam comparáveis a cães ou gatos, eles fazem companhia e é possível criar um vínculo com o animal.

Como limpar um aquário?

Por mais que você tente retardar o tempo para fazer a manutenção do aquário (com tratamentos para a água), você sempre deve buscar deixá-lo limpo. Esse é um processo que deve ser muito bem feito, pois caso haja alguma falha, você poderá ter problemas. Nesta seção explicaremos o passo a passo para higienizar corretamente o aquário.

  • Uma vez por semana você deve retirar o excesso de sujeira do aquário. Para isso você deve trocar 25% da água e usar um sifão. Assim poderá retirar o cascalho e evitar que o filtro fique entupido. É importante que sempre use água que não tenha detergentes ou outros produtos que possa ser tóxicos para os peixes.
  • Quando ocorre a junção de fatores como luz muito potente e baixa qualidade da água, as algas se proliferam (um material viscoso verde que adere ao vidro e ao fundo do aquário). A maneira mais adequada de extrair esta sujeira é com um raspador de vidro.
  • Com relação aos acessórios, você pode lavá-los na água com alvejante (não use sabão nem detergentes). Antes de voltar a colocá-los no aquário você deve enxugá-los bem.
  • Depois disso, é chegado o momento de limpar o filtro, que vamos detalhar mais adiante no artigo.

Existe algum aquário que seja autolimpante?

Esse é o sonho de uma boa parte dos donos de peixes. Sabemos que a manutenção constante de um aquário pode ser um pouco entediante, por isso algumas pessoas decidiram criar um aquário autolimpante. Trate-se de uma aquário com um jardim na parte superior.

A operação é muito simples: o sistema é construído de tal maneira que os resíduos dos peixes podem ser usados como fertilizantes para as plantas, ao mesmo tempo que elas se encarregam de filtrar as impurezas da água. É uma boa solução, mas esses produtos geralmente têm um preço alto.

Imagem de peixes dourados em aquário.

Existem aquários que já vem com todos os acessórios incluídos. (Fonte: Dmitry Maslov: 54595713 / 123rf.com)

Como retirar a cal de um aquário?

Às vezes, além de sujeira, como algas ou fezes, o aquário também pode acumular uma fina camada branca de cal. Embora esse seja um problema estético, ela não é tóxica para os peixes.

A origem deste elemento é uma consequência dos restos de minerais e substâncias alcalinas na água. Para resolver este problema, recomendamos remover o peixe e introduzi-lo em outro espaço.

Depois de tomar esse cuidado, você deverá esfregar o vidro do aquário com uma esponja dupla face (de cozinha) com vinagre. Uma vez usada, jogue fora.

Como decorar um aquário?

Esse é uma questão que muitas pessoas costumam se perguntar, já que um aquário apenas com peixes fica melancólico. Para evitar esta situação, há opções decorativas para todos os gostos: plantas (com folhas finas, grandes e escuras), pedras (tente usar as arredondadas, sem bordas afiadas para evitar que os peixes se machuquem) e areias coloridas.

Além disso, existem muitos fabricantes de ornamentos, como adesivos para colar no vidro do aquário, estátuas e objetos que simulam navios afundados. As alternativas são muitas e você pode usar diferentes combinações.

foco

Sabia que a maioria dos peixes tem memória? É por isso que muitos deles não mordem o anzol duas vezes.

Que tipos de aquário existem no mercado?

Eles não são apenas um recipiente de vidro com água e é preciso que você saiba ao certo quais são as características do peixe que você possui (ou pretende ter), para que possa equipar o aquário com tudo o que ele precisa. O objetivo é imitar, da maneira mais fiel possível, o habitat natural da espécie.

Para ajudá-lo a escolher o equipamento mais adequado, preparamos uma tabela com os tipos de aquários que existem no mercado. Assim, dependendo da composição da água, da origem do peixe, da temperatura com a qual ele está acostumado a viver e das plantas que compõem o espaço, você deve escolher um aquário de uma das cinco classes abaixo.

Tipos de aquários Características
Tropicais de água doce Reproduzem o habitat de peixes tropicais de rio de outras procedências
De água fria São os mais simples para principiantes e precisam de um bom sistema de filtro e de grandes dimensões, pois estes abrigam tipos de peixes que tendem a crescer 
Tropical marinho São mais difíceis de manter, pois os peixes destes aquários não estão acostumados a viver em cativeiro, e é um ambiente difícil de recriar
Holandês Aquário de água doce tropical, em que se dá mais relevância à flora (plantas) que à fauna (animais aquáticos)
Aquaterrário Reproduzem habitats úmidos e regiões tropicais e pantanosas, sendo ideais para répteis, anfíbios e para determinados tipos de peixes

Quais são os acessórios básicos que um aquário necessita?

Quando se trata de equipar um aquário para que fique mais completo e bonito, é preciso fazer uma lista de tudo o que é necessário. Se você imaginou que apenas objetos decorativos eram suficientes, está muito enganado. Abaixo listamos alguns objetos fundamentais para o seu aquário.

  • Filtros de água: Como o nome já diz, eles são encarregados de filtrar a água. Outra função importante é que equilibram o ecossistema do aquário.
  • Bomba de ar: Oxigenar corretamente um aquário é muito importante, porque permite que os peixes possam viver de forma tranquila no seu espaço.
  • Luzes: São mais importantes para as possíveis plantas que você inclua no aquário. O ideal é ter um equilíbrio na luminosidade, nem muita, nem pouca, e nem permitir a incidência direta de luz solar.
  • Teste da água: É necessário que você teste a água do aquário de vez em quando para verificar se ela se encontra em perfeito estado e também para perceber se os peixes estão em um ambiente saudável.

O que é um filtro de aquário?

É um dispositivo fundamental para a correta manutenção do aquário, pois é responsável pela recirculação da água, filtrando os detritos e componentes tóxicos gerados pela flora e fauna do habitat aquático. Embora em um sistema natural (lago ou rio) isso não seja necessário, em um aquário é, porque a água fica estagnada.

O filtro em um aquário simula as condições naturais do ambiente aquático, por isso é necessário instalá-lo para encontrar um equilíbrio na composição da água. O filtro nunca pode ser desconectado, exceto quando precisa ser limpo.

Imagem de menino em frente a um aquário.

O filtro em um aquário simula as condições naturais do meio aquático. (Fonte: Famveldman: 31615572 / 123rf.com)

Como funciona o mecanismo de filtragem do aquário?

Embora existam vários tipos de filtros, na maioria dos casos o manuseio é semelhante e simples. Isso acontece porque todos eles contém as mesmas partes: bomba de água, câmara de filtro (presente em aparelhos mais complexos) e uma entrada e saída de água. Conhecendo as partes que formam este aparelho, fica mais fácil saber como ele funciona.

  • A água suja que contém partículas de sujeira (dejetos, escamas e muitos compostos químicos) entra no filtro.
  • Ela passa pela cabeça do filtro, onde se encontra a bomba que dá força ao fluxo.
  • A câmara é composta de três partes em ordem descendente: filtro mecânico , filtro biológico e filtro químico. Toda a sujeira fica nesta seção e por isso é necessário limpá-la, no mínimo, a cada 15 dias.
  • Saída da água, desta vez limpa.

Que tipos de filtros para aquário existem?

É necessário que você escolha um bom produto que purifique a água do seu aquário, e por isso é preciso que saiba que existem muitos modelos, distribuídos em dois grandes grupos: internos e externos. A seguir você encontrará uma tabela com as características de cada um.

Tipo de filtro Classes Características
Internos De esponja (aquários pequenos, ou grandes e com poucos peixes) Funciona com um filtro mecânico e biológico

Capacidade de filtragem limitada

É necessário limpá-lo com muita frequência

Ideal para aquários pequenos

Internos De carvão ativado (aquários pequenos, ou grandes mas com poucos peixes) É colocado no canto do aquário com ventosas

Normalmente é barato

Para aquários de pequenas dimensões

Internos Interior (aquários pequenos, ou maiores, mas com poucos peixes) Um dos mais comuns

Contém um ou dois materiais filtrantes: esponja ou algum elemento biológico

Para aquários de até 200 litros

Externos (os mais populares) De exterior (aquários médios ou grandes) Grande fluxo, devido a sua capacidade de armazenamento de material filtrante

Fáceis de manipular, ao permanecerem do lado de fora do aquário

Filtros significativamente mais caros que os internos

Externos (os mais populares) De pendurar (aquários médios ou grandes)  Fica pendurado fora do aquário

Dentro da água é introduzida a mangueira de entrada e saída de água

Plena efetividade até os 200 litros

Oxigenam corretamente o aquário

Para colocar o aparelho em funcionamento, sempre deve haver água, porque se não houver ele pode quebrar

Como lavar corretamente o filtro do aquário?

A primeira coisa que você precisa fazer é desconectá-lo da energia, além de removê-lo da água (caso você tenha um filtro interno). Então, você deve remover a sujeira e as impurezas sem usar sabão ou detergente porque esses produtos são  tóxicos para os peixes. Você deve fazer o mesmo com a esponja do filtro, enxaguando-a com água.

Se você perceber que a esponja está muito usada, você pode descartá-la sem qualquer problema. Lembre-se de que, se o seu dispositivo tiver carvão ativado, não lave-o, mas substitua-o por um novo. Além disso, você também tem que removê-lo quando você introduzir medicamentos no aquário para os peixes, já que ele não permite que o remédio chegue até a água.

Critérios de Compra

Comprar um aquário para a sua casa pode se tornar uma verdadeira “dor de cabeça”, mas, com as informações certas, tudo ficará mais fácil. Nesta seção, vamos explicar em detalhes o que você precisa considerar antes de adquirir um aquário para o seu peixe.

  • Capacidade e formato
  • Facilidade para limpar
  • Tipos de peixes
  • Acessórios
  • Opiniões de compradores

Capacidade e formato

Dependendo do tipo de peixe que você possua, você terá que escolher as dimensões apropriadas do seu aquário, já que existem aquários de até 1.500 litros em volume. Mas o formato é igualmente importante: o aquário retangular é o mais adequado, porque pode encaixá-lo melhor nos cantos da sua casa.

Além disso, outra razão pela qual você deve escolher um aquário retangular é porque ele possui uma superfície maior de contato com o ar. Isso facilita a troca gasosa (expulsão de dióxido de carbono e absorção de oxigênio). A estrutura do aquário também influencia na quantidade de luz que entra, já que isso é indispensável para as plantas que você desejar incluir.

Imagem de aquário com vários tipos de peixe.

O objetivo de decorar um aquário é conseguir imitar da melhor maneira possível o ambiente natural dos peixes. (Fonte: Bloodua: 25972738 / 123rf.com)

Facilidade para limpar

Outro critério a se considerar quando você for comprar um aquário é a facilidade que você vai ter para limpar o tanque. Afinal, não adianta adquirir um produto que vai te fazer perder muito tempo, e não dá também para menosprezar a limpeza e deixar de fazê-la, pois os animais precisam ter qualidade de vida.

Leve em conta que ao limpar o aquário você irá gastar energia e tempo, então escolha um equipamento que seja simples de limpar. Escolher um bom filtro é fundamental para isso, pois ele vai te poupar de ter que limpar o aquário com muita frequência.

foco

Sabia que os peixes não podem fechar os olhos, mas mesmo assim precisam dormir e descansar?

Tipos de peixe

É a decisão mais importante que você deverá tomar, pois disso depende o tipo de aquário que você irá escolher, dos acessórios, dentre outros fatores. Caso você não saiba, os peixes de água fria são maiores em comparação aos peixes tropicais, por isso é preciso pensar também até que tamanho eles crescem.

Você pode optar por ter diversos peixes diferentes no seu aquário, isso vai dar um colorido a mais para ele. No entanto, se você é um iniciante, é recomendável que comece com apenas um ou dois peixes e um aquário de água fria.

Imagem de aquário sem peixes, mas com decoração.

Você pode retirar a cal do seu aquário simplesmente utilizando uma esponja com vinagre. (Fonte: Chin Hiran: 37553439 / 123rf.com)

Acessórios

Existem aquários que podem ser comprados em conjunto com outros acessórios (incluindo filtros, aquecedores e outros) enquanto alguns deles não acompanham nada. A escolha depende muito de cada caso. Para novatos e iniciantes, por exemplo, é sempre melhor ter um produto completo, com um kit com tudo o que precisam.

Caso você já seja experiente, não terá nenhum problema em escolher um aquário sem acessórios, porque você já terá o conhecimento necessário para comprar as peças em separado.

foco

Lembre-se que cuidar dos peixes não é complicado, mas requer uma certa técnica, como tudo na vida.

Opiniões de compradores

O mais conveniente é evitar comprar apenas atraído por preços e imagens. Você precisa conhecer as opiniões de outros usuários e até profissionais. Afinal, quem saberá melhor sobre um produto do que alguém que já o experimentou? Embora pareça óbvio muitas pessoas não verificam isso antes de adquirir um produto.

Um ponto positivo da Internet é justamente que você pode pesquisar, perguntar e oferecer opiniões. É a democratização da informação, que você pode usar a seu favor. É por isso que, ao comprar um novo aquário, especialmente na Internet, existe a opção de ler as avaliações de outros usuários.

Resumo

Manter um aquário não é fácil nem difícil, requer apenas perseverança e dedicação. Muitas pessoas pensam que ter um peixe dá menos trabalho do que ter um gato ou um cachorro, mas exige também muita dedicação para alimentá-lo, comprar filtros, decorações e outros produtos que você precisa. Além disso, é preciso também limpar o aquário constantemente.

Um animal de estimação em casa é uma fonte de alegria, além de muita responsabilidade. Se você tem um e mora sozinho, é sua responsabilidade cuidar dele. Por outro lado, se você divide a sua casa com mais pessoas, sugerimos que você compartilhe essa responsabilidade, a fim de estabelecer laços mais fortes entre todos os habitantes da casa.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Não se esqueça de deixar um comentário na seção abaixo e de compartilhar o texto em suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Bloodua: 25972748 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
26 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...