Os gatos são animais muito higiênicos e uma grande vantagem desses bichos é que o dono não precisa levá-los para passear na rua para que façam suas necessidades. Entretanto, embora façam suas necessidades dentro de casa, também precisam de um espaço limpo e agradável. Ao mesmo tempo, para você e toda sua família, a areia para gatos pode se tornar uma fonte de cheiro desagradável. Então, certamente você precisa de ferramentas que te ajudem a evitar esse tipo de aborrecimento.

Portanto, esse é o exato momento onde o mercado entra em cena para lhe oferecer os mais diferentes tipos de areia para gatos que existem, a fim de evitar o mau cheiro deixado pelas fezes e urinas do animal. Já que esses felinos ficaram famosos mundialmente como bons animais de estimação, aumentou-se também o mercado com foco no bem-estar desses bichos e de seus donos, passando a haver uma ampla gama de ofertas de produtos. Então, se prepare porque nesse artigo tudo foi detalhado para tirar suas dúvidas. Comecemos!

O mais importante

  • Existem vários tipos de areia para gatos, cada uma com características diferentes. A escolha final não dependerá apenas de você, pois, muitos gatos possuem personalidades muito fortes e, portanto, você deve esperar como será a reação de seu mascote perante o produto que colocará para seu uso.
  • Basicamente, o mercado possui quatro tipos principais de areia para gatos (todas elas com diferentes variáveis), que você deve escolher de acordo com seus hábitos e preferências, e obviamente de acordo com seu animal: areia básica ou de sepiolita, aglomerado de argila, ecológica ou de gel de sílica.
  • Os gatos são muito inteligentes, então muito provavelmente você não encontrará problema algum para treiná-lo a usar a areia para gatos para fazer suas necessidades fisiológicas.

Ranking: Os melhores produtos de areia para gatos do mercado

Nessa próxima seção você vai encontrar uma lista com os cinco pacotes de areia para gatos mais populares que se pode encontrar no mercado. Além disso, também foi resumido e destacado quais são as principais características de cada um, proporcionando uma maior facilidade para você entender melhor o produto.

Dessa forma, você ficará bem mais preparado para conseguir escolher que tipo de areia para gatos é a melhor para seu felino.

1º – Limpi Cat Areia para Gatos Higiênica

Essa areia granulada da Limpi Cat é uma ótima pedida. Ela é uma biodegradável produzida com ingrediente vegetais e, por ser atóxica, não incomoda a saúde de seu bicho de estimação. Por ter essa característica, ela pode ser descartada no vaso sanitário, evitando que você fique com mau cheiro em seu lixo dentro de casa.

A areia, depois de ter contato com a urina ou fezes do gato, forma grânulos que endurecem e indicam que devem ser trocados. Por precisar trocar apenas essa parte da areia, ela promete render até 30% mais do que a média do mercado.

2º – Pipix Areia para Gatos Silica

Essa areia é feita usando micros cristais de sílica, otimizando ainda mais seu poder de absorção e de eliminar o mau cheiro deixado pelos excrementos do animal. Além disso, a marca promete inibir a proliferação de bactérias, protegendo assim a saúde do gato e da família.

A fabricante usa uma nova fórmula de pedras de sílica para evitar machucar as patas do animal e também para que o cristal não fique preso no corpo do gato e seja levado para fora da caixa, prejudicando a higiene do seu ambiente.

3º – Purina Areia para Gatos Tidy Cats

A Purina também é uma das marcas que investem pesado em novas tecnologias para os gatos domésticos e seus confortos, nem que para isso ela precise fazer sua areia misturada com grãos extraídos da Patagônia argentina. Por isso, ela garante um alto poder de absorção, um ótimo controle de odores e pH neutro para evitar que eu bicho de estimação apresente algum sinal de alergia ou repulsa a areia.

Essa areia também é biodegradável e além de poder ser despejada no sistema de esgoto, ainda pode fazer mais e permite ser usada, depois de cumprido seu papel com os excrementos do gato, para adubar jardim ou vasos de plantas. Uma ótima ideia, não?

4º – Kelco Pipicat Floral Areia para Gatos

Esse kit da Kelco é um dos melhores custo-benefício do mercado e possui um preço muito barato mesmo sendo uma areia de boa qualidade. A marca aposta no perfume que a areia solta quando em contato com os excrementos do animal, deixando o ambiente mais perfumado e evitando o mau odor.

Porém, apesar desse benefício, a Kelco avisa que a areia deve ser trocada diariamente para que o odor não se acumule e ensina que a areia deve ser posta até formar uma camada de 5 cm. Além disso, vale lembrar que essa areia para gatos não é biodegradável, então deve ser descartada apenas no lixo e não no vaso sanitário.

5º – Areia para Gatos Eco Cane Cat Litter

Essa areia é uma das mais baratas do mercado e utiliza apenas dois ingredientes naturais básicos em sua composição: resíduo de mandioca e bagaço de cana-de-açúcar. Além de ser biodegradável, a marca garante uma areia que não levanta pó e que não possui aditivos químicos, evitando prejudicar a saúde do seu gato.

Depois de receber os excrementos do animal, ela vira um torrão firme, possibilitando assim uma limpeza mais precisa e fácil. A fabricante promete também ser bastante durável e assegura que seu pacote de 1,3 kg dura por um mês na casa de um gato adulto. Essa oferta vem com 3 pacotes.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a areia para gatos

A seguir, você terá a possibilidade de conhecer mais sobre a variedade de produtos presentes nesse mercado de areia para gatos. Além disso, vamos fazer todo o possível para lhe ajudar a descobrir os segredos de comportamento do seu gato, proporcionando uma convivência ainda mais prazerosa entre vocês.

Continue atento com o que vier a seguir, pois, assim muitas dúvidas suas poderão ser respondidas.

Imagem de gato cinza no colo de sua dona.

A areia para gatos lhe ajudará a manter um espaço mais limpo em sua casa. (Fonte: Alena Ozerova: 30970365 / 123rf.com)

Qual a utilidade da areia para gatos?

Esse produto é muito prático para seu bicho de estimação e também para o seu conforto e de sua família, pois, ajuda a manter seu lar limpo e cheiroso. Ao mesmo tempo, os gatos são animais bastante higiênicos e não aceitam fazer suas necessidades em lugares sujos. Portanto, se você deseja que seu animal fique feliz e que urine em um só lugar, deve oferecer um espaço indicado e com areia para ele.

Existem outros artifícios além da areia, como é o caso das pessoas que posicionam jornal, mas isso não é uma alternativa realmente eficiente. A areia absorve o odor, a urina e deixa tudo higienizado. Além disso, também ajuda ao animal a enterras suas fezes, algo que esses felinos fazem de forma natural e instintiva. Muitas areias para gatos também compactam os dejetos, tornando sua limpeza ainda mais fácil.

Qual a quantidade correta de areia para gatos deve ser posta em sua caixa?

Geralmente é recomendado colocar entre 5 e 7 centímetros de areia para gatos na caixa. A quantidade que for colocada na caixa de areia deve ser suficiente para enterrar os excrementos do animal, já que os gatos não se sentem confortáveis em deixar esses dejetos a mostra.

Se não há suficiente, o gato provavelmente ficará cavando e arranhando a caixa e isso pode fazer com que ela se rasgue ou quebre de uma vez.

Ao mesmo tempo, tenha cuidado para que não se coloque em excesso, pois acabará usando constantemente mais areia do que o devido e isso fará com que você gaste mais com a constante reposição do produto. Além disso, se a caixa de areia estiver muito cheia, ao ser usada, essa areia poderá acabar transbordando para os lados.

Então, é recomendado que faça a reposição de pouco em pouco com uma areia para gatos limpa assim que for acabando a suja.

foco

Você sabia que em 1947 um homem chamado Edward Love comercializou pela primeira vez a areia para gatos? Tudo começou quando sua vizinha lhe perguntou sobre um material que poderia utilizar na caixa de seu gato e ele imediatamente respondeu que a argila granulada seria uma boa solução. Com essa pequena ideia, o homem começaria logo em seguida a empreender nesse exitoso comércio.

Com que frequência se deve trocar a areia para gatos?

Tudo depende muito do tipo de areia que você escolher e do odor que vai ficando na caixa de areia e no ambiente onde ela está colocada. Os dejetos sólidos devem ser retirados diariamente e a areia suja que retirou pode ser reposta por outra limpa sendo colocada em pequenas quantidades.

Mas, além disso, elas devem ser trocadas em diferentes frequências, de acordo se são aglomerantes ou não. As absorventes ou aglomerantes que não absorvem o odor devem ser trocadas totalmente entre 1 e 3 vezes por semana.

A areia para gatos de sílica pode ser trocada totalmente em uma frequência muito menor, por exemplo, a cada 4 semanas. Logicamente, também dependendo do número de gatos que utiliza essa mesma caixa ou caso perceba um odor muito desagradável antes desse período.

Onde se deve despejar a areia para gatos que está suja?

Considerando que a areia suja tem um odor ruim, o melhor seria retirá-la logo de casa. Por isso, muitas pessoas retiram a areia jogando-a pelo vaso sanitário para que a água a leve embora, mas isso só deve ser feito caso seu produto seja de material biodegradável. Se não for, você pode acabar contribuindo para a contaminação de rios e mares, que é o local onde toda essa água de esgoto será desembocada.

Além disso, se você jogar areia para gatos não ecológica no vaso, facilmente ele poderá se entupir. As areias que não são biodegradáveis, como a de gel sílica, devem ser despejadas no lixo.

Se não lhe agrada a ideia de ter essa caixa em casa por causa do odor que solta, você pode sempre levá-la para alguma lata de lixo fora (lixo comum do prédio ou da rua) e que seja permitido despejar a qualquer momento do dia.

Imagem de areia em caixa de gato e pá de limpeza.

Existem muitos tipos de areia que você pode escolher para o seu gato. (Fonte: Dmytro Skorobogatov: 30227600 / 123rf.com)

O que você deve fazer para treinar um filhote a usar a areia para gatos?

Os gatos são animais bastante intuitivos e é provável que eles aprendam logo que a caixa de areia é para eles. Se você perceber que ele ainda não reconheceu o lugar como seu espaço de necessidades, mexa na areia em sua frente.

Além disso, caso o veja urinando fora da caixa, pode pegá-lo com as mãos e posicioná-lo sobre o lugar indicado. Se defecar fora, leve-as com uma pá para a caixa de areia.

A caixa deve ter uma altura adequada para que o filhote consiga acessá-la e possuir areia para gatos suficiente para que ele consiga enterrar seus dejetos. Na hora de posicionar a caixa de areia, procure por um espaço da casa que seu bicho de estimação gosta de estar, pois, se ele não estiver confortável naquele lugar, vai acabar se negando a usá-la.

Um truque muito utilizado é brincar com seu felino perto da caixa para que ele associe aquele espaço com algo divertido.

foco

É recomendado que caso você possua mais de um gato, tenha uma caixa de areia para cada um deles.

Além de trocar a areia para gatos, o que mais é preciso fazer para higienizar a caixa?

Além de existir a necessidade de trocar a areia para gatos para manter o espaço limpo, é necessário também limpar a caixa periodicamente. Deve ser com uma maior frequência caso não use as areias aglomerantes, já que a urina pode encharcar e acabar manchando o local.

Para sua limpeza correta, aproveite o momento que for trocar a areia e o recipiente estiver vazio. Use uma boa quantidade de água e sabão. O melhor é que evite usar produtos químicos que possam incomodar seu bicho de estimação, mas se você perceber que o odor de urina está difícil de sair, pode usar água sanitária para uma limpeza mais profunda.

Se a caixa possui rasgos ou arranhões que possam criar rachaduras, a limpe muito bem, já que esse espaço pode se tornar uma concentração de bactérias prejudiciais a saúde de seu gato ou até mesmo sua família.

Gato colorido com olho azul.

Os gatos possuem uma natureza muito intuitiva, se no princípio perceber que ele ainda não entendeu a caixa de areia, fique tranquilo que pouco a pouco ele perceberá. (Fonte: Potapova Valeriya: 34157809 / 123rf.com)

Por que alguns gatos não gostam de sua areia?

Pode acontecer que, embora o animal já saiba qual o lugar certo para fazer suas necessidades, mesmo assim continue o evitando. Existem várias razões para esse comportamento. Pode ser porque a caixa e a areia não estão suficientemente limpas e os gatos adoram ambientes higienizados.

Outro motivo que pode lhe desagradar é o tipo de pedra presente na areia para gatos ou o odor do produto que escolheu usar. Mas, o mais comum é que um gato não dê muito trabalho para se acostumar com sua areia. Caso isso aconteça com você, tente trocar de marca ou colocar outro tipo de areia.

Se possui uma daquelas perfumadas e seu gato está incomodado, compre outra que não possui cheiro. Alguns gatos não suportam os odores artificiais. Assim, continue trocando até que encontre um modelo que satisfaça tanto a você quanto seu bichinho de estimação.

foco

Você sabia que os gatos despistam seus predadores ocultando seus excrementos na areia para esconder o odor?

Litros e quilogramas são a mesma medida quando falamos sobre areia para gatos?

A resposta é não! Portanto, quando for comprar uma areia para gatos e quiser realizar um comparativo entre os diferentes produtos disponíveis, tenha certeza que está olhando as mesmas medidas.

No caso de que não se indique a quantidade em litros e em quilogramas, deve saber que 10 litros são correspondentes a cerca de 4,3 quilogramas.

Ao mesmo tempo, vale destacar que cinco quilogramas de um tipo de areia geralmente não quer dizer que durará o mesmo tempo do que a outro tipo, mesmo que seja a mesma quantidade.

Isso depende mais da capacidade de absorção e da capacidade de bloqueio de odores de cada um dos produtos. Normalmente, os fabricantes indicam essas especificações nas etiquetas dos próprios produtos.

A areia para gatos estando suja pode prejudicar a saúde do animal?

Obviamente, é necessário manter sempre a areia para gatos limpa porque as fezes e urina podem causar infecções. Uma informação muito importante é saber que as mulheres grávidas não devem limpar a areia e nem sequer chegar perto dela, pois, podem correr o risco de contrair toxoplasmose, uma infecção causada por um parasita que é transmitida através dos excrementos dos gatos.

Se você tem um cachorro, coloque a areia para gatos em um recipiente fechado, pois, é extremamente prejudicial para a saúde de seu cão comer o coco de seu gato e alguns fazem isso. Para seu próprio bem, mantenha esses dejetos longe dos compartimentos de comidas da casa.

Não coloque seu copo perto da caixa de areia para gatos. A areia aglutinante, que usa químicos para fazer essa aglomeração, pode danificar a sua saúde e a do animal, segundo estudos científicos.

Existe algum tipo de artifício para que a areia para gatos não fique com mau cheiro?

Por mais qualidade que possa ter a areia para gatos, a urina de gato pode ter odores muito fortes, muitas vezes capazes de ir para outros cômodos além do ambiente onde está localizada a caixa.

Isso pode acabar resultando em um grande incômodo tanto para você quanto para o animal, além de impactar negativamente as visitas que frequentam sua casa. Portanto, seguem aqui alguns conselhos básicos para que se evite esses maus cheiros:

  • Troque a areia frequentemente de acordo com o recomendado e retire diariamente as partes sujas e os excrementos sólidos.
  • Use areias perfumadas que tenham um cheiro agradável para você e também do agrado de seu bicho de estimação.
  • Use caixas de areia fechadas. Existem muitos tipos de areia para gatos, mas algumas possuem tampas que evitam a saída do odor.
  • Limpe a bandeja com frequência. Esvazie mais ou menos uma vez por semana a bandeja onde está a areia para gatos e a limpe com água e produtos químicos indicados.
  • Use um quarto que tenha boa ventilação. Se for possível, coloque a areia para gatos em algum lugar da casa que tenha janela ou que esteja ao ar livre para evitar que o odor permaneça em um espaço fechado.
  • Use purificador de ar ou desodorantes para a areia. No mercado existem alguns produtos destinados para esconder o mau cheiro. Mas você deve ter cuidado porque muitos dos químicos desses produtos incomodam os próprios gatos.

Critérios de Compra

Depois de todas essas informações você já deve ter percebido que o mercado de areia para gatos não é tão simples quanto parecia. Assim, você deve atentar a uma série de aspectos importantes antes de se decidir por uma marca ou estilo, sempre de acordo com seus gostos pessoais e os do próprio animal, a fim de que todos fiquem cômodos com a situação.

Para facilitar sua compra, veja alguns dos critérios a serem considerados:

  • Materiais
  • Peso
  • Duração
  • Suas prioridades
  • Cheiros

Materiais

É extremamente importante escolher o tipo de areia para gatos que o próprio animal se sente bem, caso contrário ele poderá se negar a usá-la. Para você, também deve escolher de acordo com a limpeza de sua casa, de qual local prefere fazer a manutenção da caixa e onde pode deixar uma área um pouco mais descuidada.

No mercado existem muitas marcas e tipos diferentes. Na próxima tabela serão apresentados alguns dos pontos positivos e outros negativos de cada material e suas características individuais:

Tipo Características Vantagens Desvantagens
Areia de sepiolita Sepiolita é um mineral

Foram as primeiras que apareceram no mercado

São pequenas pedras brancas

É a areia mais barata do mercado

Pode ser fabricada perfumada, portanto, ajuda a esconder os odores em casa

 Levanta muito pó

Absorve menos que outros materiais, por isso pequenas poças de líquidos se acumulam na base da caixa de areia

Não é compatível com o meio ambiente e não se deve jogá-la na água do esgoto

Ecológica Feita a base de pedaços de pino, espigas de milho ou outras madeiras ou fibras vegetais Biodegradável e respeitosa com o meio ambiente

Pode ser despejada no vaso sanitário sem problemas (em pequenas quantidades) e portanto, você não precisa aguentar o mau cheiro em seu lixo

Fornece um cheiro natural ao quarto

Como são pedaços de pinos muito leves, é facilmente arrastada pelo gato com suas patas e pode acabar sujando o chão

Algumas delas precisam que árvores sejam derrubadas para serem fabricadas. Os pinos crescem rápido, mas também afetam negativamente o ecossistema

Pouca absorção

Gel Sílica É um produto sintético, artificial, criado do silicato de sódio

São como pequenas pedras semitransparentes

Possuem um grande poder absorvente

Não soltam pó

Boas para neutralizar o odor

As pedras vão se tornando amarelas quando estão sujas, portanto, é muito fácil perceber qual a parte suja que deve ser retirada com a pá

Não é ecológica. Por ser uma areia artificial, seus resíduos não são biodegradáveis e até mesmo é responsável por criar mais resíduos

Usam pedras grandes que às vezes acabam incomodando as patas dos gatos

Areias aglomerantes São retiradas e processadas a partir de um tipo de argila chamada bentonita Os resíduos, tanto sólidos como líquidos, se compactam em pequenos conglomerados e é fácil retirá-los com a pá

Capaz de disfarçar o mau cheiro

É biodegradável

Levanta pó

A bentonita de sódio, que é a responsável pela aglutinação dos dejetos, podem ser prejudiciais para a saúde humana, de acordo com alguns estudos científicos já publicados

Peso

Os materiais de argila são relativamente pesados, portanto, a areia aglomerante é o modelo de maior peso do mercado. Já uma vantagem da areia sílica é exatamente sua leveza. Assim, o mesmo peso de uma sílica é capaz de carregar muito mais pedrinhas do que quando comparada com outros materiais.

Vale lembrar que, como já mencionado anteriormente, litros e quilogramas são duas medidas diferentes quando se trata de comparar areia para gatos.

Duração

O mais comum é que os pacotes de areia para gatos indiquem em suas próprias etiquetas quanto será a duração aproximada de seu conteúdo.

Você também deve prestar atenção nas avaliações de outros usuários nas páginas de internet (sites de locais de venda ou especializados em animais) a respeito de cada um desses produtos e, a partir disso, pensar seu próprio caso: como a idade de seu bicho de estimação, seu peso ou mesmo caso possua mais de um gato em casa.

Considere o fato de que a areia para gatos feita com gel sílica e as aglomeradas duram muito mais tempo do que as absorventes e as ecológicas, em termos gerais. Isso não é uma verdade absoluta, já que pode variar de acordo com as marcas fabricantes.

A razão para essa diferença é o fato de que quando se usa esses primeiros tipos mencionados, é preciso trocar totalmente o conteúdo da caixa de areia com menor frequência.

Suas prioridades

A areia para gatos não se ajusta apenas aos gostos de seus bichinhos de estimação, como também as grandes variedades do mercado são pautadas a partir das diferentes prioridades dos compradores.

Por exemplo, se você for daqueles que prefere uma casa limpa ao invés de pensar primeiro no meio ambiente ou mesmo se prefere poupar produto e dinheiro ou até aqueles que querem algo que não necessita de tanta manutenção, tudo isso é considerado pelos comerciantes.

Na próxima tabela foi feito um resumo para que entenda mais sobre que tipo de areia para gatos se adapta melhor para você.

Se sua prioridade é: Compre: Por essa razão:
Poupar Areia de sepiolita É certo que você terá que comprar mais frequentemente, porque ela absorve menos do que outras, mas mesmo assim ainda é uma boa forma de poupar dinheiro devido seu preço baixo
O meio ambiente Ecológica

Em menor grau, a de argila bentonita serve bem

Quando você escolher uma areia ecológica e biodegradável, também deve ter em mente a origem dos materiais e verificar aqueles que são mais respeitosos com o meio ambiente do que outros

Por exemplo, as areias que provém de rejeitos como as espigas de milho são muito melhores

A argila bentonita também é biodegradável

A comodidade Absorventes Certifique-se bem que seja absorvente porque isso será a prova de que você deverá trocar a areia e limpar o recipiente com menor frequência (se não absorve, pequenas poças são criadas na base da caixa)
Evitar o odor Uma perfumada ou com controle de cheiros A urina dos gatos cheira muito forte. Esse tipo de areia controla que esse odor não chegue nas outras partes da casa. Porém, muitos gatos não aguentam o aroma dos perfumes colocados nesses produtos, apesar que você pode tentar vários tipos e marcas
A limpeza ao redor da caixa de areia As de gel sílica A areia para gatos pode ficar enganchada nas patas de seu gato e assim ser levada para fora da caixa de areia. As bolas de gel sílica, por serem maiores, se engancham menos e, caso acabem espalhadas para fora da caixa, também devido seu tamanho, são mais fáceis de serem recolhidas

Odores

Uma caixa de areia para gatos é o foco de um forte e desagradável odor. Afinal, não deixa de ser um lugar feito para armazenar dejetos. Dependendo do tipo de areia, esses podem ser mais fortes ou mais controlados. Na seguinte seção serão analisados esses critérios de compras a partir dos estilos de areias que já foram citados anteriormente:

  • As areias ecológicas possuem de positivo um aroma natural que fornecem ao espaço, mas não escondem muito bem o odor de urina de seu bicho de estimação. O bom dela é que não precisa deixar a areia suja no lixo de sua casa, pois, ela pode ser facilmente despejada no vaso sanitário e a água a levará para o esgoto.
  • As areias de gel sílica, em muitos casos, além de absorverem a urina, geralmente também neutralizam o odor. A estrutura chamada de tetraedro, um átomo de silício rodeado de quatro átomos de oxigênio, ajuda a neutralizar os odores. Como ponto negativo dela é que não pode ser despejada através do vaso, por isso a areia suja deve ir para sua lixeira.
  • A sepiolita geralmente é fabricada com algum perfume artificial. Isso será indicado no pacote. Normalmente é capaz de mascarar o odor da urina.
  • Aglomerante. A areia aglomerante também pode ser produzida com perfumes adicionados. Seu nível de aglomeração dos líquidos faz com que seu recolhimento seja mais fácil, mas não necessariamente evita os odores.

Resumo

Um gato requer vários gastos adicionais necessários para seu bem-estar e para a melhor convivência no lar. Felizmente, junto com a capacidade desses felinos de aumentar, cada vez mais, suas famas como animais de estimação, também tem aumentado a possibilidade de encontrar produtos no mercado que se adequam aos gostos das famílias.

Existe uma ampla variedade de areia para gatos a sua escolha e ela é um item indispensável para que os felinos, como qualquer outro ser vivo, façam suas necessidades fisiológicas como urinar ou defecar. Assim, não nos resta nenhuma alternativa a não ser comprar areia. O bom disso tudo é que pode escolher em função do gosto de seu pequeno amigo e também de acordo com suas preferências e estilo de vida.

Que esse artigo tenha sido capaz de solucionar toda e qualquer dúvida que você tinha anteriormente, e que a partir de então possa ter uma vida melhor juntamente de seu gato. Se gostou, compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares.

(Fonte da imagem destacada: Serezniy: 14955328 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
43 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...