Sabia que os gatos tem o corpo composto 60% por água? Apesar de não gostarem muito desse líquido, sua sobrevivência depende dele. Já foi provado que um gato que bebe água o suficiente é mais saudável. Porém, um bebedouro para gatos tradicional não é muito convidativo na hora de acabar com a sede (principalmente pelo fato da água ficar parada). E qual a solução? Um bebedouro para gatos elétrico ou automático.

Se você quer garantir que seu gato beba bastante água para manter-se sempre saudável, conheça e aprenda a escolher, a seguir, os modelos ideais de bebedouro para gatos.

O mais importante

  • Os filtros do bebedouro devem ser trocados com certa frequência. Desse modo, a água se livra de impurezas e de maus odores.
  • Se seu bichano tem a ração como base da dieta, você deve garantir que ele beba água o suficiente. Os bebedouros tradicionais não estimulam isso, já que a água fica parada e, com isso, não chama a atenção dos felinos (por instinto natural, eles não se aproximam desse líquido). Um bebedouro para gatos automático ou elétrico será um incentivo para que o animal se aproxime da água e beba mais.
  • Comprar um bebedouro para gatos depende muito do(s) gato(s) que você tem. Considere que, quanto mais gatos, maior deve ser a capacidade do bebedouro. Além disso, a quantidade de água que o gato deve ingerir depende da idade que ele tenha e de quanto exercício ele faz.

Os melhores bebedouros para gatos: Nossas recomendações

A ração dos gatos possui pouca umidade. Por isso, seu peludo precisa compensar essa carência ingerindo água. Os ancestrais faziam isso ao caçarem (presas como o rato são compostas 70% por água); porém, o gato doméstico da atualidade praticamente não caça e é, muitas vezes, sedentário. Para ajudar você a comprar um bom bebedouro para gatos, veja a seguir opções ideais para incentivar os bichanos a se hidratarem:

O bebedouro mais estiloso para seu felino

Esse bebedouro para gatos é no estilo fonte, oferecendo sempre água fresca para seu amigo felino. Isso estimula o pet a beber mais água. Com design diferenciado, os modelos estão disponíveis em cinco cores e são pintados a mão. Esse tipo de fonte a oxigena e torna a água mais saudável. O consumo de energia é muito baixo, a marca afirma que quase imperceptível. O kit é composto de um bebedouro, uma bomba d’água e uma mangueira.

Bebedouro e também comedouro

A Chalesco oferece uma opção de bebedouro para gatos automático que não usa eletricidade. Ele tem forma de bica e funciona por uma bilha (ponta em aço inox com uma esfera por onde sai água quando o gato passa a língua). A altura do bebedouro é ajustável entre 5 a 20 cm do solo, o que permite ser usado também para cachorros. A capacidade do bebedouro é 500 ml e, em sua base, o produto conta com um comedouro de 200 ml.

Água fresca em qualquer lugar

O bebedouro para gatos automático da Torus é feito em plástico super-resistente e tem um filtro de carvão que deve ser trocado mensalmente. A capacidade de  armazenagem é de 2 L (modelo grande) e de 1 L (modelo pequeno, que é o mais recomendável para gatos). A água fica armazenada na parte interna do bebedouro, o que permite levá-lo para qualquer lugar sem esparramar nada pelo chão. O fluxo de água é liberado aos poucos à medida que o gato bebe.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre um bebedouro para gatos

Não pare de ler ainda! Já apresentamos bebedouros para gatos que você pode encontrar na Amazon, mas ainda temos assuntos sobre os quais comentar. Abaixo, você pode conferir respostas às principais dúvidas sobre qual é o melhor tipo de bebedouro para gatos.

Gato ao lado de bebedouro.

É aconselhável trocar os filtros do bebedouro para gato a cada 15 ou 30 dias, no máximo (depende do modelo e da quantidade de gatos que você tenha). (Fonte: Thorsten Nilson: 117670102 / 123rf.com)

Como funciona, exatamente, um bebedouro para gatos?

Obviamente, existem diversos tipos de bebedouros para gatos e a maneira de usá-los é simples. Seus componentes, geralmente, também são os mesmos, mas sempre há um ou outro modelo que apresenta algum elemento adicional ou exclusivo, como uma bomba de água, um filtro ou difusores. A seguir, explicamos mais sobre esses três componentes.

  • Bomba de água: Esse elemento é essencial para que a água circule por todo o bebedouro. Alguns apresentam três configurações que mudam o funcionamento da bomba de água. Desse modo, se uma configuração não convence seu gato, você pode experimentar outra. As bombas precisam de energia elétrica para funcionarem, mas o consumo de energia é bem baixo.
  • Filtro: Esse elemento permite que a água esteja sempre limpa e saudável. Grande parte dos bebedouros disponíveis possuem filtro de carvão ativado. Parece estranho, mas o carvão é um material que filtra líquidos e que é usado, inclusive, em produtos destinados aos seres humanos. A forma do filtro dependerá do modelo do bebedouro. Quanto ao funcionamento, não há muito para dizer: a água passa pelo carvão ativado e ele elimina as impurezas.
  • Difusor: É de onde sai a água. Esse é o elemento que mais varia nos bebedouros para gatos, já que, apesar de funcional, sua função principal é ornamental. As opções são várias: esguichos fracos, cascatas ou fluxo de água. Tudo dependerá do caráter do seu gato. Por exemplo: alguns felinos responderão de maneira mais ativa ao verem a água caindo em cascata, já outros preferem um fluxo suave e discreto.
foco

Você sabia que o corpo de um gato é composto 60% por água, 10% menos que o dos seres humanos?

Quais são as vantagens de um bebedouro para gatos elétrico ou automático em relação a um tradicional?

O século XXI é o século do capitalismo desenfreado, o que fomenta o consumo de produtos desnecessários. Mas, quando se trata de adquirir um bebedouro para gatos automático ou elétrico, saiba que esse produto é necessário sim, pois pode melhorar a qualidade de vida do seu pet.

A seguir, confira algumas vantagens e desvantagens desse produto:

Vantagens Desvantagens
Chama a atenção do gato e, consequentemente, incentiva-o a beber água O investimento inicial é mais alto, mas compensa a longo prazo
Garante água limpa e fresca para seu bichano 24 horas por dia Demora um pouco mais para ser limpo
O design costuma ser compacto e com grande capacidade de armazenagem Exige manutenção
Apesar de não ser um bebedouro tradicional, não é difícil de limpar Filtros devem ser trocados com frequência
A tecnologia disponível permite fabricar bebedouros elétricos e silenciosos
Não precisa ficar ligado na tomada o dia todo (e mesmo que fique, o consumo é baixo)
Você não precisa ficar o tempo todo de olho na quantidade de água que ainda tem no bebedouro
Muitos modelos avisam quando há pouca água através de uma luz de LED

Existe bebedouro para gatos sem fio?

Sim, há bebedouros automáticos para gatos (também conhecidos como bebedouros para gatos com sensor). Tratam-se de dispositivos que detectam quando o gato se aproxima e começam a fazer o fluxo de água funcionar. Esse é um modo de economizar energia.

Gato deitado.

Os melhores bebedouros para gatos vão chamar a atenção do seu bichando, o que vai incentivá-lo a beber mais água. (Fonte: Ludemeula Fernandes: 9UUoGaaHtNE / Unsplash.com)

De quais materiais o bebedouro para gatos pode ser feito?

Como qualquer outro bebedouro, os elétricos ou automáticos podem ser feitos de vários materiais. O mais comum é o plástico, mas qualquer modelo de bebedouro para gatos nunca será feito apenas de um material, já que os componentes, como o motor ou a bomba de água, necessitam de algo mais.

  • Bebedouro para gatos de plástico: As melhores opções usam plástico de primeiríssima qualidade. Os bebedouros de plástico costumam se destacar por terem uma vida útil longa e, ao serem feitos desse material, acabam sendo mais baratos. Exigem manutenção mais cuidadosa, já que o plástico tende a se desgastar e a gerar pequenas rachaduras onde podem proliferar bactérias.
  • Bebedouros para gatos de aço inox: Esse material se destaca pela leveza e resistência. De caráter hipoalergênico, apresenta características que dificultam o surgimento de rachaduras. Além disso, os bebedouros de inox costumam ter uma capacidade um pouco maior (entre 2 e 4 litros), bem como evitam odores indesejados na água.
  • Bebedouro para gatos de cerâmica: As opções feitas de cerâmica se destacam por sua robustez, o que as faz durar bastante. Além disso, também são fáceis de limpar e conservam melhor a temperatura da água devido às propriedades térmicas da cerâmica. A desvantagem é que tendem a rachar mais do que os bebedouros de plástico, o que, a longo prazo, pode levar ao acúmulo de bactérias ou de outros agentes indesejados.

Os bebedouros para gato com sensor são seguros?

Você precisa trocar os filtros uma vez a cada quinze ou trinta dias.

Não importa se o estilo do bebedouro é clássico ou se incorpora alguma função que o transforme em um bebedouro para gatos diferenciado (como um sensor): esse utensílio é totalmente seguro. Inclusive, é até mais natural para os gatos, já que, apesar de fugirem da água parada, buscam constantemente brincar com a água em movimento. Por isso, com um bebedouro elétrico ou automático seu bichano beberá mais.

É claro que a segurança ao usar o bebedouro também depende de você. Os bebedouros para gatos exigem manutenção e compromisso. Para que a água saia sempre fresca, você precisa trocar os filtros uma vez a cada quinze ou trinta dias. Além disso, é preciso limpar o bebedouro inteiro a cada certo tempo para evitar o acúmulo de sujeira.

Como limpar um bebedouro para gatos elétrico?

Se você está se perguntando como limpar um bebedouro para gatos elétrico, aqui vai a resposta. Obviamente, o procedimento pode variar em função do modelo, mas, de forma geral, será sempre igual. Não se desespere, já que manter um bebedouro para gatos elétrico em condições é tão fácil como manter um bebedouro tradicional.

  • Tire o bebedouro elétrico da tomada.
  • Esvazie o reservatório de água.
  • Desmonte o bebedouro para separar todos os componentes.
  • Exclua da limpeza a bomba de água, pois ela pode se danificar caso molhe.
  • Limpe cada uma das peças com água, esponja e algum produto adequado. Também é possível colocar as peças no lava-louças.
  • Seque cada peça adequadamente e monte o bebedouro outra vez.
  • Repita o processo a cada 10 ou 15 dias. Além disso, não se esqueça de mudar o filtro do bebedouro para gatos periodicamente.
Jean CocteauArtista francês

“Amo os gatos porque amo minha casa e, pouco a pouco, os gatos se tornam a alma da casa.”

Que tipos de filtros são vendidos para usar em um bebedouro para gatos?

Quase todos os bebedouros para gatos recorrem, atualmente, aos filtros de carvão ativado. Porém, alguns podem ter elementos extras, como os pré-filtros, ou recorrer a alternativas feitas de outros materiais. Lembre-se de que um bom filtro é essencial para o bom funcionamento do bebedouro, já que ele mantém a água livre de odores, sujeira e bactérias:

  • Filtro ultravioleta: Ideal para purificar a água. Esse tipo de filtro acaba com todos os micro-organismos nocivo.
  • Carvão ativado: Um dos filtros mais efetivos e utilizados. Purifica a água e elimina contaminantes de todo tipo, como metais pesados ou químicos presentes no ar. Além disso, ajuda a acabar com maus odores, algo crucial para animar seu gato a beber água.
  • Filtro por intercâmbio de íons: Este tipo de filtro permite eliminar da água componentes pesados e o excesso de mineralização. Por isso, são mais efetivos para combater o desenvolvimento de cálculos renais (apesar de todos os tipos de filtros ajudarem com isso em certa medida).
Gato no colo de sua dona.

Se você tem vários gatos, investir em um bebedouro de grande capacidade é a melhor opção. (Fonte: Mel Elias / Unsplash.com)

Quanto dura o filtro de um bebedouro para gatos?

Muitas pessoas fazem essa pergunta, mas não existe uma resposta universal. Para começar, isso vai depender da qualidade dos filtros e das indicações do fabricante. Como cada modelo tem suas especificidades, vale a pena consultar as instruções do produto para solucionar qualquer dúvida.

Mas, lembre-se de limpar o filtro e trocar a água com frequência, já que não adianta nada trocar o filtro se o bebedouro não é conservado ou se a água não é renovada. Além disso, a troca do filtro dependerá da quantidade de gatos que você tem e se você usa água engarrafada ou da torneira (que é mais ou menos pura dependendo da cidade).

Critérios de Compra

Agora que você já conhece toda a teoria sobre bebedouro para gatos, veja como colocar esses conhecimentos em prática. Leia este breve manual para a compra de um bebedouro para gatos; com ele, você poderá avaliar os diferentes produtos disponíveis e vai acertar na hora da compra:

  • Capacidade
  • Design
  • Materiais
  • Tipo de gato

Capacidade

Os melhores bebedouros para gatos costumam ter capacidade de 1 a 3 litros. Se você tem somente um gato, não vai precisar de uma capacidade tão grande. Porém, se mais gatos convivem na sua casa, ou até mesmo outros animais, a capacidade precisa ser maior.

Imagem de gato bebendo água.

Existe bebedouro para gatos elétrico sem fio. (Fonnte: Patrick Slezak: 80808201 / 123rf.com)

Design

Quando falamos de design, não nos referimos somente à aparência, mas também que o bebedouro seja compatível com a sua casa. Apesar de a maioria dos bebedouros serem compactos e caberem em qualquer lado, eles podem apresentar algumas diferenças. Por isso, é bom conhecer o tamanho do modelo que você quer comprar e avaliar se ele cabe no lugar onde você quer colocá-lo.

Materiais

No Guia de Compras falamos dos diferentes materiais que podem compor um bebedouro para gatos. Seja o material que for, verifique se é de primeira qualidade. Por exemplo: caso compre um bebedouro de plástico, verifique que seja livre de BPA (químico nocivo usado na fabricação de alguns plásticos).

foco

Você sabia que a maioria de gatos não gosta de se molhar porque a água pode secar a pele deles e eliminar feromônios essenciais para a comunicação com outros felinos?

Tipo de gato

Se seu gato é muito ativo, ele beberá mais água. Já se ele gato é mais preguiçoso, terá menos interesse pela água. Por outro lado, e como foi dito no critério Capacidade, suas necessidades vão variar de acordo com o número de gatos que você tem. Com isso em mente, analise como é(são) seu(s) gato(s) para poder oferecer a ele(s) o bebedouro que realmente necessita(m).

Resumo

Os bichanos não são muito amigos da água, mas eles precisam dela para sobreviver. Por isso, como pai ou mãe de um ou de vários felinos, você deve proporcionar a eles água limpa e fresca sempre. Um bebedouro para gatos é ajuda a alcançar esse objetivo da melhor maneira.

Neste artigo foram apresentados diferentes bebedouros para gatos, bem como seus principais componentes. Além disso, foi mostrada uma lista com os critérios-chave na hora de comprar um produto como esse.

Agora é sua vez de agir e ir às compras. Se você acha que este texto foi útil, compartilhe-o em suas redes sociais ou deixe um comentário!

(Fonte da imagem destacada: Thorsten Nilson: 117300654 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
30 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...