Existem poucas experiências que se comparam a ter um gato em casa. Apesar de ter gostos peculiares como dormir o dia todo, se esconder nos lugares mais improváveis e, frequentemente aprontar aquela bagunça, é preciso admitir que o dia a dia fica muito mais alegre ao lado de um animal de estimação tão simpático e autêntico. Se você tem ou está pensando em ter um felino, é essencial ter bons brinquedos para gatos em casa.

Já falamos outras vezes aqui no site sobre cuidados que os gatos necessitam, desde comedouros e camas até caixas de areia. Mas não podemos nos esquecer de que os animais de estimação também gostam de brincar. Mais que um desejo, estes passatempos são uma compensação ao instinto de caça. A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa conhecer sobre brinquedos para gatos.

O mais importante

  • Quando vai comprar um novo brinquedo para o animal de estimação, é comum que o dono procure algo que agrade a ele mesmo. No entanto, é preciso lembrar que o acessório é para o seu gato e não para você. Para acertar na escolha, a melhor opção é testar e observar seu pet para saber que tipo de brinquedo o mantém entretido.
  • Existem três tipos principais de brinquedos para gatos: para diversão, para estimular a inteligência e para que ele possa se exercitar. Dependendo das necessidades, você poderá escolher entre um ou outro tipo de passatempo. O mais importante é que seu animalzinho se mantenha ocupado. Porque um gato ocioso e entediado, além de dormir muito, pode tentar se divertir com algo que não seja o mais adequado para isso e estragar objetos da casa ou até mesmo se machucar.
  • Muitas vezes, os felinos se distraem mais com um caixa de papelão do que com um boneco de plástico ou um ratinho de borracha. Se esta situação combina com o seu gato, não se sinta mal. Isso é parte da natureza dele. Nos Critérios de Compra, vamos explicar com detalhes as características que você precisa observar para que os brinquedos cumpram o que você espera para seu gato.

Ranking: Os melhores brinquedos para gatos do mercado

O gato é um animal curioso. Ele gosta de investigar o território, subir em lugares altos e se sai muito bem em se meter em encrencas. Para saciar os instintos felinos do seu pet, você pode usar brinquedos e artigos dos mais variados tipos, como lasers, fios e bolas, ratinhos plásticos e até caixas e estruturas especiais. A seguir, você pode conferir os melhores objetos para entreter seu bichano.

1º – Túnel retrátil para gatos

Esse túnel desperta o instinto dos gatos que possuem o hábito de se esconder para fugir de seus predadores ou para dar um bote em suas presas. Os felinos adoram de brincar de pega-pega e de esconde-esconde com outros gatos ou com seus donos. Com uma cor de vegetação, sua casa irá virar uma selva cheia de esconderijos com esse brinquedo.

O Tunel Fun é retrátil e fácil de guardar. Além disso, os gatos em adaptação sentem a necessidade de se esconder de outros gatos. O Túnel Fun auxilia na adaptação em novos ambientes, promovendo conforto e segurança para um novo gatinho.

2º – Brinquedo para gatos Estilo João-bobo

Com este brinquedo interativo, que balança e gira para todos os lados, você vai estimular a atividade física e ainda ajudar a combater o estresse do seu felino. Especialmente projetado para gatos, ele simula uma nave espacial, uma forma exclusiva o torna diferente de qualquer outro brinquedo.

Por ser arredondada no fundo, possui a capacidade de balançar para todos os lados como um “João Bobo”. Quanto mais o brinquedo balançar, mais barulho o guizo interno fará. Com isso, o gato fica cada vez mais envolvido na brincadeira. E, para ficar ainda mais atrativo, você pode colocar petiscos dentro do NavCat. Assim, seu gatinho usará todas as habilidades para caçar as guloseimas pelas janelinhas da nave.

3º – Arranhador e Casinha para Gatos

Com altura de 55 centímetros e 70 cm de comprimento, o Arranhador House Fit pode servir como casa para o seu gato. É o brinquedo ideal para distrair e combater o stress do seu felino. O guizo na bolinha que fica no alto da torre ajuda a estimular a interação do seu gato com o brinquedo, que vai deixá-lo ocupado por muito tempo.

Além disso, o sisal que reveste a torre, ajuda no desgaste natural das garras do gato. Assim evita que ele arranhe ou estrague seus móveis ou objetos de sua casa.

4º – Brinquedo para gato “Pegue o Ratinho”

Este brinquedo vai ser irresistível para o seu gato, seja qual for a idade ou o tamanho dele. Certamente, vai ajudá-lo a ficar mais ativo e saudável. Um ratinho de pelúcia fica em uma bandeja com três aberturas. Quando o rato é tocado, se movimenta dentro da bandeja, deixando o gato curioso e instigado a capturar a “presa”.

A parte superior possui um revestimento que o seu gato vai adorar para usar como arranhador.

5º –  Brinquedo para gato Pompom Colors

Com estrutura emborrachada e pompons coloridos, o brinquedo possui um guizo que desperta a atenção do seu gato e faz com que ele se movimente ainda mais.

Por ser de material leve, se mexe facilmente ao menor toque do seu felino, que vai ficar intrigado com as cerdas coloridas do brinquedo e o barulhinho que vai ouvir todas as vezes que encostar a patinha do pompom. A embalagem vem com duas unidades e o material é atóxico.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre brinquedos para gatos

Um felino conserva determinados instintos que, em certa medida, você pode ajudar a satisfazer. Mesmo que o ambiente doméstico não seja o lugar mais apropriado para isso, muitas vezes essa será a única alternativa. Portanto, a saída é adaptar os brinquedos ao espaço fechado da residência.

A seguir, respondemos às perguntas mais frequentes sobre os melhores passatempos para seu animal de estimação.

Imagem de homem segurando gato.

Conviver com um gato poderá lhe trazer inúmeras situações positivas, além de despertar todos os tipos de emoções, tanto em você quanto em seu animal de estimação. (Fonte: Andrea Obzerova: 58467675 / 123rf.com)

O que são os brinquedos para gatos?

São acessórios e complementos fabricados com o objetivo de entreter e educar seu animal de estimação. Podem ter centenas de formas e serem feitos com muitos tipos de materiais. Os brinquedos para gato são objetos imprescindíveis para o crescimento e a rotina dele, já que trazem muitos benefícios que vamos expor ao longo deste artigo.

Conviver com um gato poderá lhe trazer inúmeras situações positivas, além de despertar todos os tipos de emoções, tanto em você quanto em seu animal de estimação. Se você tem dúvidas se é mesmo necessário brincar com seu gato, a resposta é sim. No entanto, não se engane: não importa o quanto você tente, é muito mais difícil entreter um gato do que um cachorro.

Por que comprar brinquedos para seu gato?

Quando um gato fica entediado ou passa muito tempo sem alguma atividade estimulante, não faz outra coisa além de comer e dormir. Se você não quer que a vida do seu pet se reduza a estas duas ações, precisa incentivá-lo para que se divirta um pouco e assim, faça algum exercício. Quando você brinca com seu animalzinho, não é só ele que se diverte, é diversão para você também.

Outro motivo pelo qual é importante manter seu gato ocupado é para que ele se canse. Os animais, assim como as pessoas, têm uma reserva diária de energia para consumir. Se o seu gato não gastar toda essa energia no exercício, ele ficará frustrado. E não é só isso: ele também terá grandes chances de ganhar peso.

foco

Sabia que quando um gato se deita diante de uma pessoa com a barriga para cima está demonstrando confiança?

Que tipos de brinquedos para gatos existem no mercado?

No momento de comprar um brinquedo para um gato, você vai observar que existem produtos para todas as condições, com materiais, usos e recomendações distintas de acordo com o tipo do brinquedo.

Como esse passo pode ser confuso, preparamos uma tabela com diferentes tipos de brinquedos, as características de cada um e seus benefícios. Desta forma, você saberá qual acessório combina com você e com o seu animal de estimação.

Tipo de brinquedo Características Benefícios
Laser Pointer Espécie de lanterna que emite um ponto de luz vermelha, fazendo com que o gato queira perseguir o movimento da luz Grande entretenimento

Exercício

Bastão com fio e plumas Cano de madeira ou plástico de aproximadamente 50 centímetros. O fio costuma ser elástico e deve sustentar um objeto que vai movimentar-se, podendo ser uma bola ou uma pena Reflexos

Exercício, porque faz com que ele se mova muito

Aumenta o equilíbrio

Ratinhos Pequenos bonecos com forma de ratos com a cauda longa e adereços coloridos. Costumam ser de plástico, mas também há em borracha Desperta o instinto de caça

Mantém seu gato em alerta por alguns minutos, aumentando a atenção e a capacidade de concentração

Bolas com sons Bolas pequenas de plástico com guizos em seu interior Exercício

Ativa os sentidos

Bandeja com mola Consiste em um quadrado do qual sobressai uma mola com algum complemento chamativo, que geralmente é uma pena, uma bola ou um ratinho de pelúcia Desenvolvimento de capacidade de atenção.

Muitos destes acessórios são fabricados para que seu gato possa usá-los para afiar as unhas

Túnel Cilindro de plástico com um ou vários caminhos Agilidade

Esconderijo (os gatos gostam de lugares pequenos e escuros porque se sentem mais seguros)

Interativo Pode ser um objeto circular, com um objeto chamativo em seu interior Gasto de energia

Aumento da capacidade cerebral

Por que os brinquedos para gatos são tão importantes?

Investir em tempo de qualidade com seu animal de estimação não tem preço. Pode ocorrer, com a rotina, que você fique muito envolvido com suas responsabilidades como estudos, trabalho e vida social. Porém, se você tem um gato como companheiro, lembre-se que mesmo que ele pareça desapegado, também necessita de convivência e interação.

Muito donos de felinos acreditam que, ao comprar um brinquedo interativo, seu gato será capaz de se divertir sozinho. No entanto, isso é um erro. O gato continua necessitando de uma companhia para interagir com seus brinquedos. Estes objetos devem ser vistos como uma ferramenta, um apoio para divertir e deixar mais sólida a relação entre o gato e seu dono.

Quais os benefícios dos brinquedos para gatos?

Talvez não seja possível descrever com precisão toda a lista de vantagens no que se refere a estes acessórios e seus complementos. Mas você pode integrar as sessões de brincadeira no dia a dia do seu bichinho, promovendo agilidade e resistência, além de ajudar a combater o tédio. Então, preparamos uma lista de vantagens:

  • Combate a obesidade, proporcionando exercício diário.
  • Mantém seu gato distraído.
  • Fortalece o vínculo emocional entre você e ele.
  • Desenvolve a inteligência.
  • Sacia o instinto natural de caça.
  • Ele ficará mais feliz enquanto estiver ocupado.
  • Ajuda seu gato a interagir com os outros, sejam animais ou pessoas.
  • Descarrega a energia, tornando-o mais calmo e contente.

Como utilizar os brinquedos para gatos?

Esta é uma pergunta muito frequente, pois os donos desses simpáticos animaizinhos costumam cometer alguns erros ao brincar com eles. É importante não encher o seu gato com brinquedos e acessórios, pois um felino não tem a mesma percepção de posse que as pessoas têm. Outro erro é colocar todos os brinquedos diante do gato o tempo todo, deixando-o entediado.

Brincar com seu animal de estimação não tem muito mistério, só requer um pouco de psicologia felina. Se você vir seu gato andando pela casa sem saber o que fazer, é um bom momento para usar o Laser Pointer ou um bastão com fios e plumas. Desta forma, você pode iniciar, sem muito esforço, uma divertida sessão de brincadeiras.

Imagem de gatinho e seu brinquedo.

Um gato conserva certos instintos que, em certa medida, você pode ajudar a satisfazer (Fonte: Alena Ozerova: 46058522 / 123rf.com)

Quanto tempo é preciso brincar com um gato?

Não existe um tempo certo, pois muitos fatores influenciam no tempo que você precisa dedicar às brincadeiras com seu gato. Isso pode variar de acordo com a idade, personalidade, estado físico e até a raça do felino. Por exemplo: um gato com excesso de peso pode se cansar mais rapidamente, perdendo o interesse pelas atividades em poucos minutos.

Se seu animalzinho é resistente e gosta de atividades, você não terá escolha senão levá-lo a gastar toda essa energia acumulada através de brincadeiras adequadas. Se você ainda não sabe ao certo quanto tempo deve brincar com seu gato, sugerimos que faça alguns testes e observe o comportamento dele, mas meia hora por dia pode ser suficiente.

Quais os melhores brinquedos para gatos pequenos?

Quando seu animal de estimação tem apenas alguns meses de idade, é o momento certo para ensiná-lo a brincar e respeitar. Muitos donos deixam passar as primeiras mordidas e arranhões, confiando e acreditando erroneamente que, com o tempo, isso mudará. Se você também pensa assim, somos obrigados a avisá-lo que, se você não tomar precauções, seu gato pode se tornar mais agressivo ainda.

Você precisa comprar brinquedos adaptados à idade do seu gato. Itens como varas com linhas ou um Laser Pointer  podem ser os complementos perfeitos para passar um tempo divertido. Lembre-se que quanto mais tempo você gasta com seu animal de estimação, mais cedo ele vai se familiarizar a você e se acostumar com a rotina da casa.

foco

Sabia que os gatos não gostam de comida nem fria nem quente? A temperatura ideal para eles é a ambiente.

Quais os melhores brinquedos para gatos adultos?

Muita gente acredita que, uma vez que o felino cresce, ele não se diverte mais e só quer dormir. Pensar assim é um erro muito frequente porque todos os animais de estimação, de uma forma ou de outra, precisam de entretenimento e tempo de lazer. Um gato adulto, portanto, não costuma recusar momentos de descontração.

Em artigos focados em felinos adultos, é possível encontrar brinquedos interativos que exercitam e desenvolvem a mente do seu animal de estimação. No entanto, tenha em mente que o momento em que seu gato se diverte é quando ele brinca com você. Se ele costuma passar muito tempo sozinho, é altamente recomendável que você dedique mais atenção e tempo para ele.

Por que meu gato não se interessa por brinquedos?

Um gato pode mostrar interesse por brincadeiras ao longo de sua vida. Isso, claro, desde que esteja saudável. Quando ele adoece ou não tem energia, prefere apenas comer e dormir. Se você perceber que isso acontece com muita frequência, não hesite em levá-lo ao veterinário para lhe dar um diagnóstico baseado em testes. Nunca esqueça que, mais do que brincar é muito importante cuidar da saúde do seu animal de estimação.

Se você encontrou seu gato na rua, especialmente se ele já é um adulto, fique ciente que essa mudança do ambiente é difícil no começo. Os felinos são animais que precisam de rotina e segurança. Se, de repente, ele é levado para um lugar novo, pode ficar estressado e querer se esconder. Um gato só brinca quando se sente seguro. E você, como dono que ama seu animal, saberá como dar a ele tudo o que é preciso para que ele se mantenha confiante.

Gato brincando com novelo de lã.

No momento de comprar um brinquedo para seu gato, você vai observar que existem produtos para todas as condições, com materiais, usos e recomendações distintas. (Fonte: G215: 71325925 / 123rf.com)

Os brinquedos para gatos são seguros?

Antes de comprar qualquer item de entretenimento para o seu animal de estimação, você deve se certificar de que não há perigo para a saúde dele. Embora brinquedos para gatos geralmente não os prejudiquem, nunca é demais rever e investigar a origem desses produtos, o material de que são feitos e se realmente é bom para o seu companheiro.

Para ter certeza de que um objeto não prejudicará seu animal de estimação, você pode, antes de comprar, analisar as opiniões de outros compradores (se você comprou o brinquedo online).

Depois de receber o produto, é importante manipulá-lo e verificar se ele atende às condições de segurança necessárias. Esteja atento à penas mal coladas, pequenos objetos que o seu gato possa engolir de forma não intencional e, o mais importante, veja se não há alguma parte pontiaguda.

De que materiais são feitos os brinquedos para gatos?

Cada brinquedo é feito de uma maneira própria. A fabricação varia muito e depende da origem e das características do produto, além das recomendações de uso. Temos todos os tipos de componentes, como tecido, plástico, aço inoxidável, madeira e sisal (material de corda usados em arranhadores), entre outros.

Além disso, você também deve ter em mente que alguns produtos podem exigir o uso de baterias, como ponteiros laser, brinquedos interativos, bolas luminosas e muito mais. A recomendação é para que, caso decida por um brinquedo eletrônico para o seu gato, ele esteja sempre sob sua supervisão, afinal, é melhor prevenir do que remediar.

Gato brincando com rato vermelho.

Brincar com seu animal de estimação não tem muito mistério, só requer um pouco de psicologia felina. (Fonte: Alena Ozerova: 46058536 / 123rf.com)

É melhor comprar ou fazer os brinquedos?

Tanto a compra de um produto de entretenimento para o seu animal de estimação quanto fazê-lo em casa, tem vantagens e desvantagens. No entanto, apesar de que fazer um brinquedo para o seu gato com as próprias mãos possa ser  muito satisfatório (e mais barato), neste caso, temos que defender a comprar de um produto seguro em uma loja confiável.

A principal razão pela qual optamos pelo investimento é simples: é mais provável que um fabricante, especialmente se for de uma marca bem conhecida, tenha mais conhecimento sobre diversão com gatos do que um dono iniciante.

Critérios de Compra

Acreditamos que, ao longo desse artigo, você passou a ter mais clareza sobre quais tipos de brinquedos para gatos são os ideais para você e seu animalzinho. Na seção anterior, respondemos às perguntas mais frequentes sobre as necessidades de entretenimento. Nesta seção, vamos revelar os detalhes que você deve levar em consideração ao comprar um desses itens.

  • Tamanho
  • Durabilidade
  • Bordas afiadas
  • Fios e cordas
  • Idade do gato

Tamanho

As dimensões do brinquedo são muito importantes porque podem ser decisivas para a saúde do seu gato. Ao escolher um item que se adapte às condições do seu animal de estimação, você terá mais garantia de sucesso. Sem mencionar que gato nenhum vai ficar interessado por objetos com os quais ele não possa interagir corretamente.

Sabemos que o gato é um animal que fica entediado com muita facilidade e a razão está em seu modo de pensar. Se você observar verá que seu companheiro gosta de se esconder para perseguir sua “vítima”. Se o brinquedo não proporcionar essa sensação, o felino perderá todo o interesse, fazendo com que sua compra tenha sido em vão.

Menina brincando com gato.

Investir em tempo de qualidade com seu animal de estimação não tem preço. (Fonte: Anurak Ponapatimet: 47640995 / 123rf.com)

Durabilidade

Ninguém gosta de comprar um produto que quebre no mesmo dia. Nem o seu gato. Mas pode acontecer de, “no calor da batalha” entre o seu animal de estimação e o brinquedo, ele acabe rasgado ou partido em pedaços. As unhas do seu amigo podem ser muito perigosas para os produtos mais delicados.

Provavelmente, você quer investir em brinquedos que durem muito tempo. Nesse caso, recomendamos que sua compra seja guiada não apenas pela marca. Embora seja verdade que existem fabricantes que já conquistaram a confiança de milhares de donos de animais de estimação, você pode, e deve, experimentar outras empresas. O método de tentativa e erro é sempre muito útil.

Bordas afiadas

É preciso ter muito cuidado com possíveis cantos afiados nos brinquedos porque eles podem causar acidentes durante a diversão do seu bichano. Para evitar sustos, recomendamos que você compre itens com formato arredondado, capazes de oferecer entretenimento com segurança. Existem vários exemplos, como bolas com sons, ratos de plástico ou túneis.

Boa parte das visitas ao veterinário são causadas por eventos que ocorrem durante os momentos de diversão. Um golpe, perda de visão, machucados na gengiva ou a quebra de um dente são sofrimentos que podem ser evitados observando as características de cada brinquedo. Lembre-se que o dono é responsável pela saúde do gato, por isso nunca escolha brinquedos com formas pontiagudas. Em vez disso, opte por produtos com superfícies seguras e macias.

foco

Sabia que os gatos são capazes de emitir 100 sons diferentes?

Fios e cordas

Se tem algo que deixa um gato enlouquecido (no bom sentido!) é uma corda amarrada a um objeto pequeno, como uma bola oca ou uma pena. Por esse motivo, um bom investimento pode ser um bastão de madeira que atenda a essas condições. A verdade é que não é necessário gastar muito dinheiro em brinquedos para o seu gato, você só tem que saber o que mais vai agradar seu amigo.

Quando você seleciona brinquedos para gatos, especialmente para o seu, descobre, na verdade, que o que ele gosta mesmo é de um fio que se move rapidamente. No momento em que você experimenta essa atividade com seu animal de estimação, temos quase certeza de que ambos desfrutarão de um item muito barato e divertido. Apesar das aparências, o melhor produto muitas vezes não anda de mãos dadas com o preço mais alto.

Imagem de gato amarelo sobre almofada segurando folha.

Quando seu animal de estimação tem alguns meses de idade, é o momento certo para ensiná-lo a brincar e respeitar. (Fonte: Alena Ozerova: 46058067 / 123rf.com)

Idade do gato

As necessidades de diversão de um gato nem sempre são constantes. Embora existam alguns interesse que sempre permanecem, como perseguir objetos em movimento, por exemplo, à medida em que seu animal de estimação fica mais velho, você vai perceber que ele não interage mais da mesma maneira. Parece triste, mas, em vez de se preocupar, pense que é natural.

Se esse é o seu caso e você tem um gato já adulto, é provável que ele já esteja mais calmo. Por isso, uma boa opção é adquirir um brinquedo em que seu companheiro exercite mais inteligência, ou os sentidos, e menos o corpo. É importante que você nunca pare de brincar com ele, porque um animal de estimação que se diverte e é exposto a desafios constantes, fica mais feliz e vive mais.

Resumo

Ter um gato como animal de estimação envolve uma série de gastos. Além de alimentação, comedouros, arranhadores, camas, veterinário, caixas de areia, também há necessidade de comprar brinquedos adequados para felinos. E a situação fica um pouco mais complicada se, em vez de ter um, você tiver dois ou mais gatos. No entanto, é importante destacar que a qualidade é melhor que a quantidade.

Adquirir bons brinquedos para gatos não é uma despesa, mas um investimento na felicidade, na saúde física e mental, no bom humor e, acima de tudo, no fortalecimento da relação entre você e o seu animal de estimação. Nosso desejo é que todo o tempo que você passe ao lado do seu animalzinho seja repleto de momentos mágicos e maravilhosos. Porque um gato em casa pode se tornar uma bênção.

Fica aqui um Guia completo sobre brinquedos para gatos, elaborado para melhorar ainda mais sua relação com seu simpático companheiro. Se gostou deste material, não se esqueça de deixar um comentário na seção abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais. Até logo!

(Fonte da imagem destacada: Alena Ozerova: 46058303 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
29 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...