Para um gato, uma caixa de areia é sagrada, mas para as pessoas que possuem felinos em casa, esse utensílio pode ser um foco de maus odores. Por isso, para escolher o item certo, ele deve ser conveniente tanto para os animais, quanto para os seus donos.

Nos últimos anos aumentou muito o número de produtos criados para esses animais, e isso se traduz em um grande leque de opções. Por isso é importante conhecer as características das melhores caixas de areia antes de escolher a mais adequada para você e seu pet.

O mais importante

  • Algumas das caixas de areia mais comuns no mercado são as cobertas, pois assim evitam que os maus odores se espalhem pela casa.
  • No momento de escolher uma caixa de areia, é importante que avalie o produto de acordo com as suas preferências e também conforme a personalidade do animal.
  • Se você não tem uma caixa de areia autolimpante, lembre-se de mantê-la limpa, pois os gatos não costumam aceitar fazer suas necessidades em um local sujo.

Ranking: As melhores caixas de areia do mercado

A caixa de areia não é um item bonito para se ter em casa, mas é necessária para manter a higiene quando se tem um gato. Elas tem uma grande variedade de estilos e preços, por isso confira a seleção de produtos que fizemos abaixo.

1º – Caixa de Areia Autolimpante PetSafe US

Essa caixa de areia é autolimpante, o que significa que você não precisará se preocupar durante várias semanas seguidas com a limpeza dela, já que ela faz isso sozinha. O sistema de controle de maus odores dela também é excelente.

Além de tudo isso, ela ainda possui um sistema que calcula quantas vezes o seu gato usou a caixa, para que assim você possa ter uma ideia de como anda a saúde dele.

2º – Caixa de Areia Good Pet Stuff Company US

Se você deseja harmonizar a caixa de areia do seu gato com a decoração do ambiente, nada melhor do que optar por uma que esteja escondida em um lindo vaso, assim, seu animalzinho terá um local privativo para fazer as necessidades, e você terá mais um enfeite na casa.

Sua durabilidade é excelente, pois ele é fabricado com polipropileno, além de possuir um sistema de filtros que previne que os maus odores se alastrem pelo ambiente.

3º – Caixa de areia Nature’s Miracle US

Essa caixa de areia possui uma excelente qualidade e custo benefício. Ela é aberta, mas possui as laterais altas, para evitar que a areia se espalhe pela sua casa. Além disso, a sua superfície é muito fácil de limpar.

Os seus cantos arredondados não deixam que a sujeira se acumule, e o fato de possuir laterais altas não permite que os gatos errem a mira e acabem fazendo xixi para fora da caixa de areia.

4º – Caixa de areia IRIS US

Essa caixa de areia é uma excelente escolha para quem busca por um produto com um design mais arrojado, já que a entrada dela se dá pela parte de cima. Ela também permite que o gato mantenha a privacidade, já que é coberta.

O fato de ser coberta também previne que sua casa fique suja com areia e xixi. As laterais dela são redondas, para que a limpeza seja mais fácil.

5º – Caixa de areia Pet Mate US

Essa caixa de areia possui uma grade embaixo, que permite que a sujeira seja separada da areia limpa, além de possuir uma proteção antimicrobial, que previne manchas e maus odores. Ela é muito durável e seu material reforçado permite que os usuários carreguem peso nela sem que ocorra qualquer dano ao produto.

Sua limpeza também pode ser feita muito facilmente com sabão e água. O fato de ser descoberta é ótimo para gatos que apreciam estar sempre no controle da situação.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a caixa de areia para gatos

Os gatos podem ser os melhores companheiros para as pessoas, desde que elas compreendam a personalidade deles. Como eles não saem na rua para fazer as necessidade, é preciso ter uma caixa de areia em casa. A seguir, vamos falar mais sobre esses produtos, e dar todas as dicas para que você escolha o melhor.

Imagem mostra um gato no colo de uma mulher

Os gatos são conhecidos por ser muito carinhosos e brincalhões, apesar de serem animais muito independentes. (Fonte: Alena Ozerova: 46423368/ 123rf.com)

É importante que os gatos tenham uma caixa de areia?

Um dos aspectos que mais se destacam na personalidade dos gatos é que eles são animais muito higiênicos. Eles nem precisam de banho, já que costumam se limpar sozinhos.

E por isso eles adoram locais limpos e organizados, e uma caixa de areia é o seu local preferido para fazer as necessidades. Não é comum que esses bichanos utilizem outro lugar para isso.

foco

É muito importante que os donos mantenham a caixa de areia limpa para que os gatos sintam-se confortáveis para fazer suas necessidades.

Com que frequência é preciso trocar a areia?

As fezes devem ser retiradas diariamente, mas a frequência de troca também vai depender do tipo de areia que você escolheu. Se ela não for aglomerante ou absorvente, é suficiente fazer a troca uma vez por semana. Se o odor for muito forte antes disso, é necessário limpar a caixa.

As areias aglomerantes podem durar até um mês, embora seja recomendado recolher as fezes e as áreas mais úmidas, e colocar aos poucos mais areia limpa e seca. Já o tempo de troca da areia biodegradável vai depender muito do material que tenha sido utilizado.

Charles DickensEscritor e novelista inglês

“Quer maior presente que o amor de um gato?”

Basta somente trocar a areia para manter a higiene?

Normalmente não. Todas as vezes que a areia for trocada totalmente, é recomendável lavar a caixa e passar algum desinfetante que não seja prejudicial ao seu gatinho. Uma receita caseira útil é incluir uma camada final de bicarbonato embaixo da areia, que ajuda a evitar os maus odores.

Utilizar luvas para limpar as caixas de areia e lavar as mãos depois da limpeza é importante. Para o bem-estar do animal, também é fundamental ir retirando as partes mais úmidas da areia.

Imagem mostra um gato com sua caixa de areia

Para os gatos é muito importante ter uma caixa de areia para fazer suas necessidades. (Fonte: Belchonock: 107226522/ 123rf.com)

Como preparar a caixa de areia?

Se você acabou de adotar um gato e quer escolher um local para colocar a caixa de areia, opte por um local menos utilizado da casa e com ventilação. Ela terá que ficar em um local em que a porta esteja sempre aberta e, de preferência, longe da comida dele, por questão de higiene.

O recomendável é que você encha a caixa com areia para que ele possa enterrar as fezes sem qualquer problema. Normalmente esses animais são intuitivos e aprendem sozinhos a usar a caixa de areia. Muito donos mostram a areia limpa para eles nas primeiras vezes, para que saibam o lugar que devem usar.

Como faço para evitar os maus odores?

Além de incluir um pequena camada de bicarbonato de sódio, que evitará o forte odor de urina, existem outras formas de evitar o mau cheiro, como, por exemplo, uma caixa de areia coberta ou areia perfumada. Caso escolha essa última opção, perceba se o cheiro não é muito forte, pois isso pode estressar o gato.

É muito importante manter a higiene, para o bem-estar do animal. Se você vai ficar alguns dias fora, dê as chaves da casa para alguém de confiança para que essa pessoa mantenha a caixa de areia limpa. Também existem caixa de areia autolimpantes, embora o preço seja mais alto.

O que acontece se o meu gato não usa a caixa de areia?

Se o seu gato é pequeno, assegure-se de que ele possa subir na caixa, afinal, o fato de ela ser muito alta pode ser um dos motivos pelo qual ele não está conseguindo utilizá-la. Caso esse não seja o problema, coloque-o sobre a caixa para que ele compreenda que ali é o lugar certo de fazer as necessidades.

Caso ele já seja adulto, e esteja urinando ou defecando fora da caixa, pode ser que esteja com algum problema de saúde ou que não goste da caixa de areia. Gatos gostam do local limpo para fazer suas necessidades, por isso verifique se ela está suficientemente higienizada.

Imagem mostra um gato dentro de uma caixinha

Nem todos os gatos gostam de caixas de areia cobertas. (Fonte: Thorsten Nilson: 106914199/ 123rf.com)

Por que meu gato urina pela casa?

Uma das razões pelas quais os gatos as vezes urinam pela casa é para demarcar território. É algo pouco comum, mas pode acontecer. Todos os gatos, machos ou fêmeas, esterilizados ou não, podem vir a fazer isso. Às vezes eles demarcam território na cama do dono ou até mesmo nas roupas, o que é algo muito chato.

Isso pode acontecer quando o gato não aceita certas novidades, como uma nova casa, um novo membro na família ou outro animal de estimação. Se o seu animalzinho está urinando fora da caixa de areia, o mais correto a se fazer é levá-lo no veterinário, para que ele te aconselhe e veja se o gato não tem nenhum problema de saúde.

Na verdade a casa pertence ao gato e nós apenas pagamos as contas.

Quais são as precauções necessárias com uma caixa de areia?

É importante que as mulheres grávidas não estejam próximas da caixa de areia, já que o risco de contrair toxoplasmose existe, que é uma doença que é transmitida pelas fezes dos gatos.

Se você tem um cachorro, é melhor ter uma caixa de areia coberta porque alguns cães comem as fezes dos gatos

É melhor que a caixa de areia não esteja próxima da comida do gato, para a comodidade dele. A cozinha também não é um bom lugar para colocar esse objeto, pois os maus odores não são adequados para esse ambiente. É importante também que evite distrair o gato enquanto ele esteja fazendo as necessidade.

O que fazer com a caixa de areia durante as férias?

Os gatos não gostam muito de mudar de ambiente. Diferentemente dos cachorros, eles são mais independentes e é mais complicado levar ele junto durante as férias. Eles preferem ficar na própria casa, e por isso muitos donos acabam dando a chave para que uma pessoa de confiança limpe a caixa de areia e alimente o bichano.

Outra opção é levar o gato junto para as suas férias, mas isso dependerá muito da personalidade do animal. Existem caixas de areia que foram feitas especialmente para viagens, inclusive algumas de papelão que podem ser descartadas depois de alguns dias de uso.

Imagem mostra um gato no colo de uma pessoa

É importante que, para manter a higiene, a caixa de areia seja mantida longe da tigela de comida e água do seu gato. (Fonte: Konstantin Aksenov: 49129324 / 123rf.com)

Critérios de Compra

Ao escolher uma caixa de areia, não devemos que levar em conta apenas as nossas necessidades, mas também as do nosso amigo felino. Gatos são animais que tem sua rotina e isso deve ser respeitado. Nesta seção, apresentamos os critérios mais importantes para avaliar a compra de uma caixa de areia.

  • Estilo: Cobertos ou descobertos?
  • Tamanhos
  • Formas e cores
  • Acessórios para as caixas de areia

Estilo: Cobertos ou descobertos?

Por conta dos maus odores, as caixas de areia cobertas são as mais frequentes, embora as descobertas sejam mais baratas. Esta segunda opção muitas vezes deixa os gatos mais confortáveis, já que eles gostam de ter controle sobre o que acontece a sua volta, e, quando ela é coberta, essa tarefa não é fácil.

No entanto, eles também gostam da sensação de conforto e tranquilidade proporcionada por uma caixa de areia coberta. Isso vai depender muito da personalidade do animal. Além disso, com as caixas cobertas o seu piso não fica tão sujo de areia.

Imagem mostra um gato olhando para o alto

Caso seu gato não saiba onde fazer as necessidades, leia as dicas a seguir. (Fonte: Maria Itina: 50797251 / 123rf.com)

Tamanhos das caixas de areia

Estes objetos devem ser adequados ao tamanho do seu animal, ou ser maiores se você tem mais de um gato em casa. As vezes os animais gostam de se imitar e fazer as necessidades ao mesmo tempo, por isso há quem diga que é melhor ter uma caixa de areia para os dois, enquanto outros argumentam que o melhor é ter uma para cada animal.

Os gatos gostam de escavar e tem o costume de fazer vários movimentos durante o processo, por isso, quanto maior for a caixa de areia melhor será para eles. No entanto, se a sua casa é pequena, opte por uma menor e ele ficará feliz da mesma forma.

Por isso é importante se atentar ao tamanho do animal no momento da sua decisão, sobretudo se decidir por uma caixa de areia coberta.

Formas e cores

As caixas de areia mais comuns são retangulares, mas isso não quer dizer que você não possa inovar e optar por uma que tenha um formato diferente. Pode ser mais difícil de encontrar no mercado, mas existem formatos triangulares e até redondos, basta procurar.

Existem também caixas de areia no formato de objetos para combinar com a decoração da sua casa, como vasos de plantas, por exemplo. Com relação às cores, existem muitas opções, e é um assunto que diz mais respeito ao dono do que ao gato.

Acessórios para as caixas de areia

Além da caixa de areia onde o animal faz as suas necessidades, existem utensílios que podem melhorar o uso dela. Com eles é possível manter a limpeza deste item e também do espaço ao redor. Estes são os acessórios e a explicação sobre o seu uso:

Acessório Como utilizar
Serve para recolher as fezes e também pode ajudar na limpeza completa da caixa de areia
Tapete Podem ser colocados embaixo da caixa de areia, para que ela não se mova, ou ao lado, para que o animal limpe as patas
Bolsas higiênicas São colocadas sobre a caixa de areia para evitar a acumulação de urina e evitar os maus odores
Grades Basta levantar a grade e limpar as fezes e a areia acumulada com urina

Resumo

Uma caixa de areia é um objeto essencial para um gato, embora nem sempre seja um objeto bonito para se ter em casa. No momento de escolher qual comprar, leve em conta a personalidade do gato e, ao mesmo tempo, opte por um lugar onde o mau cheiro não se alastre pela casa.

A oferta de produtos para gatos tem sido cada vez maior, já que cada vez mais pessoas tem optado por ter esses animaizinhos como companheiros em casa. Por isso opções de caixas de areias não faltam, com diferentes cores, formas, tamanhos e design.

Se você gostou do que leu, compartilhe este artigo ou deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Axel Bueckert: 116295543/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
33 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...