Eles são grandes companheiros em nossa casa e sempre um motivo de alegria. Os cães, que para muitos de nós são uma das razões pela qual queremos voltar para casa todos os dias, merecem um bom lugar para descansar. Para que o animal durma bem e dentro de seu espaço,uma cama para cachorro é a melhor opção.

Esses pets passam muitas horas do dia nos dando carinho, nos acompanhando em nossas tarefas ou passeando conosco na rua. E, assim como nós precisamos ter uma noite de qualidade, devemos dar ao nosso pet uma boa cama para cachorro, considerando seu bem-estar e conforto.

O mais importante

  • Antes de decidir qual a cama poderá proporcionar ao seu bichinho um bom descanso, perceba as características de seu cão e na forma como ele dorme.
  • Seu cão pode dormir com você, caso você o permita, mas lembre-se que essa decisão deverá ser mantida por toda a vida dele. Se você mudar de opinião, vai confundir o seu pet.
  • Melhor que seu cão durma dentro de casa. No jardim ou no quintal ele poderá sentir frio e também isolado de sua família humana. Além disso, quando os cães não estão felizes, eles costumam latir e isso poderá incomodar muito os vizinhos.

Ranking: Os melhores modelos de cama para cachorro

A seguir, você encontrará uma classificação com as cinco camas para cachorro mais populares do mercado atualmente. Além disso, em cada produto, você terá um resumo detalhado sobre suas características. Assim, poderá escolher a melhor cama, sabendo qual é o produto que mais se encaixa às suas necessidades e as de seu pet.

1º – Cama para cachorro OMNII FAST

Esta cama foi fabricada com um material de alta qualidade, tecido liso e enchimento suficiente na parte inferior. É duradoura, fácil de limpar, de alta maciez e aconchegante para animais de estimação de pequeno e médio porte. Possui design anatômico e borda alta e confortável para o descanso da cabeça de seu pet.

Ela tem as seguintes medidas: 56 cm x 46 cm x 18 cm. Feita 100% poliéster, possui fundo antiderrapante.

2º – Cama para Cachorro – Linea

A cama Linea foi desenvolvida para cães de porte mini ao médio. Possui design minimalista e encaixa-se em todos os ambientes domésticos, complementando a decoração com estilo.

A cama é fabricada em MDF, material resistente e fácil de limpar. O colchão (70 cm X 50 cm X 5 cm) de espumas com densidade 23 é feito de um material impermeável, facilitando assim sua higienização.

3º – Berço Cama para cachorro com colchão

O design dessa cama lembra um berço, daí seu nome. É confortável, prática e moderna. A cama é feita de MDF revestido, e possui as seguintes dimensões: 35 X 63 X 35. Tem espessura de 15 mm.

O colchão é feito com tecido de algodão e fibra sintética antialérgica. É removível para facilitar a lavagem. Acompanha parafusos para montagem.

4º – Cama para cachorro Snoopy

Esse modelo possui bordas altas, que evitam a queda do pet para fora dela. Sua almofada é removível, assim como as capas, que são laváveis. Vale destacar que apenas a capa da cama e a almofada podem ser lavadas.

Possui uma alça na parte traseira para facilitar o transporte. Pode ser encontrada em tamanho pequeno (28 X 40 X 50 cm) e médio (28 X 55 X 65 cm). A responsável pela fabricação desse produto é a Zooz Pets, empresa que possui licença para usar a imagem do famoso cãozinho Snoopy.

5º – Cama para cachorro Europa especial

Esta é uma cama com um preço muito acessível, macia e confortável, pensada para todos os climas do ano. É de cor azul, feita 75% de nylon e poliéster. A parte que fica em contato com o chão é de tecido em napa preta, para proteger seu animalzinho do frio.

O design foi pensado para trazer aconchego ao seu animal de estimação, possui almofada de flocos removível, para uma fácil lavagem. Pode ser lavada a máquina.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre uma cama para cachorro

O sono e o descanso são essenciais para que os cães, assim como nós humanos, tenham uma boa qualidade de vida. E para que sejam reparadores, eles precisam de um lugarzinho confortável.

Assim, antes de escolher uma cama para cachorro, é importante conhecer bem as necessidades específicas dele. Portanto, nesta seção, iremos esclarecer as dúvidas mais comuns relacionadas a essas caminhas.

Imagem de cachorro em cama com ursinho de pelúcia de cachorro.

A compra de uma boa cama para seu cão é muito importante para o bem-estar dele em sua casa. (Fonte: damedeeso: 85567449 / 123rf.com)

A escolha da cama para cachorro depende do cão?

Certamente sim. A cama não pode ser a mesma para um cão pequeno e um grande, embora, na verdade, os primeiros se adaptem melhor a qualquer tipo de cama. Os cães de grande porte requerem uma cama que também se adapte ao peso deles, por isso mesmo precisam que o colchão e o enchimento sejam de melhor qualidade.

Além disso, se o cão tem algum tipo de doença como a artrite, muito comum nos cachorros, a cama precisa ter um enchimento bem acolchoado, que amorteça suas articulações como os de espuma.Além disso, é sempre importante observar se a cama foi fabricada com materiais que não causam alergias.

M.K. ClintonEscritora norte-americana

“O mundo seria um lugar mais agradável se todos tivessem a capacidade de amar tão incondicionalmente como um cão”.

Posso deixar a cama do meu cachorro no quintal?

Como parte da família que são, já não é tão comum que os cães durmam no quintal, como era de costume antigamente. Sabemos que os cães sentem o mesmo que nós. Assim, o quintal pode ser um lugar muito frio para eles. No verão, se seu cão for um animal independente, você poderá colocar a cama dele em sua casinha.

De qualquer forma, muitos cães se sentem tristes ao saber que sua família humana está em um ambiente diferente do deles. Assim, se você deixar que ele passe a noite no quintal, o pet poderá latir durante a noite como forma de protesto. Estes latidos podem ser muito incômodos para os vizinhos, por isso é melhor que eles durmam dentro de casa, para a saúde e felicidade deles.

Imagem de cachorro dormindo com cobertor.

É possível encontrar uma cama para cachorro em diferentes tamanhos e formas. (Fonte: Hannamariah: 26523935 / 123rf.com)

Meu cão pode dormir na minha cama?

Sim, seu cão pode dormir na sua cama. Porém, é melhor que você saiba mais sobre sua raça e personalidade, já que algumas raças são muito independentes e precisam de seu próprio espaço. Assim, alguns cães podem dormir com você só para te deixar feliz, mas na verdade eles prefeririam não fazer isso. Então, é melhor pensar melhor sobre isso antes mesmo de o animal entrar na sua vida.

Como mencionamos anteriormente, a partir do momento em que um cão se acostuma a dormir em um lugar, será difícil mudar esse costume. Portanto, se você permitir que ele durma em sua cama, deve saber que isso deverá ser mantido no futuro, para que você não o confunda. Se em algum momento você passar a proibi-lo de passar a noite em sua cama, ele poderá ver isso como uma forma de punição.

Se você não quer que seu cão durma na sua cama, você deverá educá-lo desde filhote e fazê-lo entender que há regras que deverão ser seguidas. Portanto, não deixe que ele suba em sua cama sem a sua permissão (mas talvez ele suba quando você não estiver por perto), porque se você deixar, ele poderá se tornar muito confiante, pensando que ele tem poder, e isso poderá influenciar outras dinâmicas dele em sua casa.

Posso deixar a cama do meu cão perto da minha cama?

Leve em consideração que um cão também pode soltar puns, roncar ou, ainda, ter o costume de levantar durante a noite para beber água ou comer. E todas estas manias de seu cão poderão afetar negativamente o seu repouso, por isso pode não ser uma boa ideia deixá-lo dormir perto de sua cama ou em seu quarto.

Autor Desconhecido

“Gostaria de ser o tipo de pessoa que o meu cão pensa que eu sou”.

Em que local da casa devo colocar a cama para cachorro?

Leve em conta quais são os lugares mais convenientes para o seu amigo de quatro patas dormir confortavelmente…e você também. Se você não quer acostumar o animal no quarto, a cozinha e a sala de estar são locais da casa onde geralmente a temperatura é mantida estável e são, portanto, locais mais agradáveis para o cão dormir.

Imagem de dona dando beijo em seu cachorro.

Para que um cão use sua própria cama, é importante que ela seja confortável para que eles queiram ficar nelas por si próprios. (Fonte: christingasner: 27625946 / 123rf.com)

Onde meu cão deve dormir se minha casa for pequena?

Ainda que sua casa seja pequena, é sempre bom manter um espaço para colocar a cama e os brinquedos do seu cão. Embora ele seja muito fiel, ele também quer ter sua privacidade e há momentos em que ele irá preferir ficar quieto sem ninguém para incomodá-lo. Você pode encontrar um canto de uma área comum ou o quarto de um membro da família para isso.

O que você deve ter em mente é que, o lugar que você escolher no início, será provavelmente aquele que irá ser mantido durante os anos seguintes, já que os cães gostam de rotinas. Portanto, opte por um lugar que seja confortável e conveniente e, também, onde seu cão possa se sentir à vontade.

O que é a cama para cachorro ortopédica?

Para os cães mais idosos ou com problemas de saúde, como os de articulações, de ossos ou de coluna, há camas fabricadas com um colchão feito do material chamado ‘Memory Foam’ ou espuma viscoelástica, que se adapta a posição do animal. Porém, os cães saudáveis também podem utilizá-lo, porque são muito mais confortáveis.

Uma das principais características a considerar na hora de escolher uma cama ortopédica é a espessura do colchão. O mercado oferece uma grande variedade de camas nesta categoria de colchões viscoelásticos, com uma infinidade de preços, modelos, formas e diferentes tecidos para a capa que os cobre.

Imagem de cachorro dormindo em sua cama com urso de pelúcia.

Uma cama para cachorro que seja confortável irá garantir o descanso de seu pet. (Fonte: Damedeeso: 41699727/ 123rf.com)

Quais são os principais hábitos de sono dos cachorros?

É importante prestar atenção como o nosso cão dorme, porque isso pode nos dar pistas importantes para sabermos se ele está feliz em nossa casa ou se está inseguro, por exemplo. Saiba que os cachorros se enrolam quando dormem para se manterem aquecidos e se sentirem seguros, e se você perceber que ele está tendo espasmos, é porque eles estão sonhando.

Se, frequentemente, o seu cão dorme estirado, isso significa que ele está com calor ou se sente muito seguro. E na hora de deitar, ele dá muitas voltas na cama ou parece resistente, pode ser que ele tenha dores nas articulações e que seja difícil para encontrar a posição ideal.

foco

Se você notar que seu cão está tendo pesadelo, fale suavemente o nome dele em voz baixa.

Há algo errado se meu cão passar muitas horas dormindo?

Os cachorros, quando são filhotes, dormem 90% do dia, embora em momentos diferentes e irregularmente. À medida em que crescem, podem se adaptar aos hábitos de seus donos. Um cão adulto dorme cerca de 14 horas, somando seus pequenos cochilos durante o dia e entre 8 e 9 horas durante à noite.

Os cães devem se manter ativos, mesmo quando adultos. Se um cão dorme mais do que o habitual, pode ser que ele esteja entediado. No entanto, se você considerar que as horas que ele dorme são excessivas e perceber nele muita inatividade durante o dia, é melhor consultar um veterinário, porque ele pode estar com algum problema físico ou emocional.

Aldous HuxleyEscritor e filósofo britânico

“Todos os homens são deuses para seus cachorros. Por isso há pessoas que amam mais seus cães que outros humanos”.

Como faço para que meu cão fique em sua cama?

Se o seu animal de estimação acabou de chegar em sua casa e você tem que adaptá-lo aos seus hábitos, há pequenos truques para que você tenha sucesso com isso. Se o cão ainda é muito filhote e sente medo, pode ser que você queira deixá-lo dormir com você nos primeiros dias, até que ele se sinta confortável em sua nova casa e vá, pouco a pouco, ficando em seu próprio espaço.

Para que um cão use sua própria cama, é importante que ela seja confortável. Você poderá levá-lo até sua cama com um prêmio, para que seu animal de estimação associe uma recompensa positiva à sua área de dormir. E você nunca deve arrastá-lo até ela. Se ele não quer ir, pode ser que haja uma razão por trás desse comportamento. A cama pode não estar localizada em uma boa área para ele, por exemplo.

Cachorro marrom grande em sua cama.

Saiba que os cães se enrolam quando dormem para se aquecerem e sentirem-se seguros. (Fonte: sharpshutter: 30799294 / 123rf.com)

O que eu faço se o meu cão destrói sua cama?

Pode ser que o seu cão seja brincalhão ou esteja nervoso e que, então, por isso, destrua as camas que você compra para ele, o que resulta em um gasto constante.

O fato de os cães morderem as coisas é natural: isso fortalece suas mandíbulas e dentes e previne o tártaro. Portanto, é recomendável que ele tenha brinquedos que possa morder e liberar suas tensões.

Além disso, se você estiver presente quando ele estiver mordendo sua cama, você deverá ensiná-lo, dizendo “não” com firmeza quando ele começar a fazer isso e remova o bichinho da cama. Devolva a cama para ele um pouco depois e veja sua reação novamente. Se ele voltar a mordê-la, repita o mesmo procedimento. Se ele se comportar bem, recompense e parabenize o animal.

Critérios de Compra

Na hora de adquirir um cama para cachorro, é importante avaliar alguns aspectos. Abaixo, incluímos os fatores mais relevantes que você deverá considerar antes de comprar este produto. Dessa forma, você terá a certeza de ter tomado a decisão mais apropriada e seu animal de estimação terá com isso o descanso necessário. Esses critérios são:

  • Materiais
  • Tecidos
  • Forma
  • Aspectos externos
  • Tamanho

Materiais

Para que se tenha o merecido descanso, depois de horas de caminhadas e de diversão, o material que enche um colchão ou a cama será fundamental para isso. O chão não oferece descanso, muito menos se estiver frio, por isso um bom suporte para dormir durante a noite é muito necessário para os nossos amigos de quatro patas. Existem estas opções:

Material Características
Espuma É muito comum, uma vez que é durável, barata e macia. As que são feitas com poliuretano são mais recomendadas para cães de grande porte, já que eles também têm maior peso
Aparas de cedro Há controvérsias sobre elas. Muitas pessoas que amam animais adoram essa opção, pois tem um cheiro bom, é de um material natural e repele insetos. Mas outros não as recomendam, porque não são laváveis ​​e, com o tempo, devem ser substituídos
Lã sintética É macia e fofa. Na verdade, é o material mais comum utilizado no enchimento de almofadas
Algodão Há duas características que fazem com que o algodão não seja um material recomendável: ele tende a formar bolas de algodão que deixam as camas desconfortáveis e retêm maus odores
Flocos de borracha espumada Suave e macio, é ideal para cães pequenos. Para cães grandes, recomenda-se flocos de borracha de alta densidade. Por exemplo, há uma espuma de poliuretano muito comum para cães idosos ou com problemas articulares
Colchão viscoelástico É utilizado em camas ortopédicas. Ideal para cães com algum problema nos ossos, articulações ou na coluna, já que é muito confortável e mantêm a forma da postura em que o animal se posiciona

Tecidos

O tecido é um dos assuntos chave na hora de escolher o material que forra a cama de nosso cão,  seja por ser fácil de limpar ou porque é confortável ao tato. É importante que se considere também qual é a temperatura média da região em que você vive, já que alguns materiais aquecem e outros servem para refrescar. Existem estas opções:

  • Tecidos impermeáveis. Que protegem o colchão da umidade e, também, de odores. São fáceis de lavar, porém, podem ser frios.
  • Couro sintético ou lona. Muito fáceis de serem limpos, até mesmo com uma escova, porém são pouco macios.
  • Madeira. As vezes o colchão pode não ser a cama completa e estar cercado de alguma estrutura, como a madeira. Se você pretende posicionar a cama em um lugar fixo, este material é uma boa opção a ser considerada. O tecido do revestimento do colchão deverá ser analisado separadamente.
  • Plástico. Este material é comum para camas que ficarão no lado de fora, se você não quiser colocar um colchão de material impermeável. Também pode ser utilizado em lugares de clima muito quente.

Forma

A forma de uma cama ou colchão para cães deve ser escolhida de acordo com a forma que o nosso cão dorme e, também, de seu tamanho, para que suas extremidades não saiam da cama e, assim, o animal fique desconfortável. Há uma enorme variedade de camas de acordo com a forma que elas possuem. Algumas muito comuns são:

  • Colchões básicos. Colchonete ou colchão de forma geralmente retangular, ainda que também possam ser quadrados ou redondos. Podem ser encontrados em uma grande variedade de tamanhos e, também, de espessura, podendo ser mais finos ou mais grossos.  É aconselhável para cachorros que têm problemas de mobilidade.
  • Tipo ninho. São colchonetes, mas com bordas mais elevadas. O cão se sente mais protegido e permitem apoiar a cabeça. Não são recomendados para épocas de calor ou para locais de clima muito quente.
  • Redes. Há redes feitas especialmente para que o seu cão repouse nelas. São de plástico PVC, e há versões com furos, ideais para climas muito quentes.
  • Iglu. Camas fechadas por cima que conferem certa privacidade ao cão. Recomendáveis para regiões frias, onde o cão precisa se abrigar do clima. Normalmente só há iglus para cães pequenos.
  • Estilo sofá. Como o próprio nome já diz, tem forma de sofá, o que a torna aconchegante. Permite a possibilidade de apoiar a cabeça, mas tem uma lateral aberta, diferente do tipo ninho.
  • Camas plásticas. Podem parecer incômodas, mas são ideias para cadelas que estão próximas de parir e também para cães idosos ou que estejam doentes.

Clima

O clima é um dos aspectos mais importantes a ser observado ao escolher uma cama. Há materiais muito quentes, para aquecer o animal e protegê-lo das baixas temperaturas, e há aqueles que, ao contrário, servem para refrescá-lo em climas quentes. Tanto o material como a forma adaptam a cama a diferentes temperaturas.

É importante que também se considere a localização da cama, e as possibilidades de sujar ou molhar, para assim optar por um ou outro material. Se for uma cama que irá ficar fora da casa, é melhor que ela seja à prova d’água, e se for ficar em uma parte da casa mais suscetível a poeira, melhor que ela possa ser desmontada para lavar.

Imagem de menina abraçando cachorro.

Ainda que pareça estranho, o clima é um dos aspectos mais importantes a serem observados na hora de escolher uma cama para cachorro. (Fonte: Anna Yakimova: 17787490 / 123rf.com)

Tamanho

Seu cão se encaixar perfeitamente dentro de sua cama ou colchão, é algo essencial para que ele tenha um bom sono, já que é importante que ele não se levante com alguma dor em seu corpo. Portanto, a cama para cachorro deve ser comprada de acordo com o comprimento e a altura do animal que irá usá-la. Normalmente, um modelo de cama pode ser encontrado em vários tamanhos.

Além disso, tenha em mente que os cães pequenos se adaptam muito mais facilmente aos diferentes estilos de cama e aos enchimentos dos colchões. Mas, se você tem um cão de grande porte, como dissemos antes, ele precisará de um bom apoio e de uma cama de qualidade, para que o peso de seu corpo não seja um incômodo durante o seu descanso.

Resumo

Da mesma forma que para você é muito importante ter uma cama decente para dormir após longos dias de trabalho e atividades de lazer, seu cão também precisa de um lugar para descansar. Nunca podemos nos esquecer da importância deste acessório, porque dormir bem traz mais qualidade de vida aos nossos grandes amigos de quatro patas.

Uma cama para cachorro pode ser encontrada em uma ampla variedade de tecidos, tamanhos e materiais de enchimento, para se adaptar às necessidades de cada animal. Já que dormir é algo que fazemos todos os dias, para recuperarmos nossa energia, certifique-se de oferecer a cama para cachorro certa para que seu amiguinho também possa se sentir bem e ter seu canto específico para relaxar.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais e nos diga o que achou nos comentários!

(Fonte da imagem principal: damedeeso: 85567449/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
38 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...