Os gatos dormem muitas horas por dia e ter uma boa cama é mais do que necessário para seu bem-estar. Além disso, estes animais de estimação são animais que gostam de ter seu próprio espaço, especialmente para seus momentos de descanso. Mesmo que eles compartilhem seu sofá ou outro espaço, uma cama para gato vai fazer com que ele esteja muito confortável e feliz.

Este Guia visa mostrar a variedade que o mercado apresenta para escolher uma cama para gato. Ele também irá ajudá-lo a entender muitos dos comportamentos do seu animal de estimação felino. Teremos o maior prazer em responder as perguntas mais frequentes quando se tem um gato como companhia em casa e sobre suas rotinas de descanso. Não perca nossas dicas e informações. Será muito útil.

O mais importante

  • Os gatos precisam de um lugar tranquilo para descansar. Uma cama para gato é adequada, porque lá ele deixará os pelos que soltam com frequência. Mas é melhor sempre colocar a cama em um local da casa que o gato frequente, para que ele use e goste.
  • Existem camas adaptadas a todos os tipos de gatos. Dos animais desconfiados ou inseguros que querem apenas um cantinho protegido, até aqueles que gostam de sair e ficar do lado de fora, mas precisam de uma cama que resista à umidade.
  • Se seu gato quer dormir do lado de fora da casa, é normal e existem camas específicas para isso. Se ele prefere estar com você ou em sua cama, ele também vai precisar ter um lugar que respeite o espaço dele e o seu.

Ranking: Os melhores modelos de cama para gato no mercado

Nesta seção, você verá uma compilação dos cinco modelos de cama para gato mais populares do mercado. Além disso, resumimos e destacamos seus principais recursos para facilitar o conhecimento de cada um dos produtos. Assim, você pode escolher qual cama é a melhor para o seu gato.

1º – Cama para Gato Toca Mundi Gatton

Leve e com um design bastante moderno e divertido, esta cama para gato da Gatton transforma o momento de descanso de seu animal de estimação em uma verdadeira aventura. Seu formato cheio de ângulos é o esconderijo perfeito, uma toca e um túnel com conforto térmico e acústico.

A Toca Mundi pesa menos de um quilo, é macia e bem flexível pois é feita em uma combinação de poliéster, algodão, EVA e espuma. O diâmetro de entrada é de 20 centímetros e suporta animais com até 20 quilos. Trata-se de um brinquedo, uma toca e uma cama que proporciona segurança e conforto. Disponível em diversas combinações de cores.

2º – Cama Pet 2 em 1 – OMNII FAST

Este modelo de cama para gato é ideal para aquele animalzinho que costuma dormir na sua cama ou no seu sofá, pois pode ser facilmente transportada e posicionada sobre estes espaços. Feita em poliéster e veludo de alta qualidade, é extremamente confortável e segura, tanto para seu gato quanto para os móveis da sua casa.

Isto porque a almofada macia nas laterais desce para proteger as cadeiras e sofás de danos de patas e garras. O design bastante elegante garante essa combinação com seus móveis. Também pode ser usada direto no chão, ampliando o espaço e garantindo uma boa espreguiçada ao seu bichano. O acabamento é feito com uma costura forte antimordida e cantos invisíveis.

3º – Cama de Gato Prateleira Catbed Gatton Aloha

Quem olha pela primeira vez não acredita que isso seja uma cama para gato. Mas quem irá questionar os hábitos e desejos de um animal tão peculiar? Esta cama em formato de prateleira é ideal para os gatos que curtem manter seus costumes noturnos e gostam de passar boa parte do dia (e da noite) do lado de fora da casa.

Disponíveis em algumas opções de cores e nos tamanhos M e G, para se adequar ao espaço da sua casa e tamanho do seu felino, é indicado para utilização em janelas e portas de vidro. De fácil instalação, não precisa de ferramentas e é fixado por meio de ventosas fortes, seguras, de alta performance. Feita em PVC, é de fácil lavagem e suporta até 20 kg.

4º – House Fit Playground para gatos

O nome diz tudo: muito além de uma cama, este modelo é um verdadeiro playground para seu gato. Isto porque além de espaços confortáveis para descansar, conta com brinquedo e arranhador, ideais para distrair, interagir, brincar, arranhar, combater o estresse do seu felino. A função arranhador proporciona o desgaste natural das garras do gato.

A estrutura é feita em madeira de alta qualidade e acabamento em pelúcia, dando conforto e comodidade na hora do descanso. Conta com espaço interno e externo para as horas de sono.

5º – Cama para gato Europa

Este modelo de cama para gato entra na nossa lista devido a grande variedade de tamanhos e cores, além de oferecer um excelente custo-benefício. Trata-se do modelo básico de cama para animais de estimação, no formato oval, bastante prática e confortável.

Ela é confeccionada em tecido e estrutura em espuma firme, composição do tecido 75% nylon poliéster e tecido em napa preta que fica em contado com o chão protegendo do frio. Também conta com uma almofada de flocos removível para lavagem. Pode ser encontrada em diversos tamanhos e é ideal para todos os portes de animais.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre uma cama para gato

Antes de comprar uma cama para gato, é muito importante que você conheça as características mais comuns desses animais de estimação. Desta forma, você pode selecionar melhor o produto que mais lhe convier. Aqui, incluímos alguns dos aspectos mais importantes sobre as camas para gatos e respondemos as dúvidas mais frequentes a respeito.

Gato e sua dona dormindo.

A companhia dos gatinhos pode aquecer e amenizar seus momentos de solidão. (Fonte: Sergey Labutin: 50577969 / 123rf.com)

Por que meu animal de estimação passa tantas horas em sua cama para gato?

Embora às vezes se comportem como caçadores muito rápidos, os gatos passam muitas horas descansando. Eles dormem aproximadamente 70% do dia e é necessário entender que eles têm ciclos de sono diferentes dos humanos. Filhotes e gatos idosos dormem ainda mais. Portanto, não tenha medo se você ver o seu animal de estimação longas horas em sua cama para gato.

Você tem que pensar que, mesmo que seja um gato doméstico, em suas rotinas de atividades e brincadeiras, ele geralmente faz movimentos que podem cansar muito. E ele precisa se recuperar. Além disso, para ter boa saúde, o animalzinho deve dormir as horas que seu corpo pede.

foco

Normalmente, o gato costuma usar os mesmos lugares para descansar, então ele passa muito tempo na cama.

Por que meu gato precisa de sua própria cama?

Apesar de passar horas no sofá da casa ou na cama dos donos, é muito necessário que o gato tenha a sua própria cama. O animal tem o seu próprio espaço, que cheira e adora. Além disso, existem camas criadas de acordo com as necessidades de cada animal. Então, se você tem um gato desconfiado, você pode oferecer uma cama que seja coberta para que ele se sinta seguro.

Além disso, estes animais, apesar de dormirem muito, também fazem muito exercício físico em suas horas de atividades. Então, ele precisa de uma superfície muito macia para descansar seu corpo. Também é bom oferecer um material adequado às condições do tempo. Isso será muito necessário para o seu conforto.

Imagem de gato em cima de cama.

Lembre-se que os gatos são muito limpos e seu animal de estimação precisará de uma cama sempre limpa. (Fonte: Vadim Guzhva: 34916742 / 123rf.com)

Por que é bom para mim que meu gato tenha sua própria cama?

Para você, o fato de seu gato ter sua própria cama pode trazer muitos benefícios. Ele não vai deixar os pelos que costuma soltar em seus ambientes, pois isso vai acontecer na cama dele. Se você tem alguma alergia, uma cama para o seu gato é a melhor solução, porque as partículas com as quais você é alérgico não estarão presentes nos móveis, e sim permanecerão na cama para gato. E estas camas são simples de lavar.

Ao invés de arranhar os seus móveis onde ele estaria dormindo, uma prática comum de gatos, ele vai brincar com sua própria cama. Portanto, recomenda-se ter várias pequenas camas nos lugares onde seu gato gosta de descansar.

foco

Lembre-se que, caso o gato durma com você, certifique-se de que tenha seu próprio espaço que lhe incomoda menos à noite.

Por que meu gato às vezes dorme debaixo da cama?

Por causa de sua natureza de caçadores, os gatos precisam de lugares onde se sintam protegidos para descansar, no estilo das tocas. E também que sejam locais aquecidos. Um espaço onde onde ele tenha calor e segurança é muito confortável e, portanto, às vezes você pode encontrá-lo embaixo da sua cama e sobre ela.

Por esta razão, uma cama para gato que tenha algum tipo de cobertura no topo está cada vez mais na moda. E também há pessoas que colocam um cobertor na cama. Desta forma, seu animal de estimação pode se abrigar com o cobertor, enquanto ainda mantém o calor da sua cama abaixo do seu corpo.

Imagem de gatos brincando.

O exterior de uma cama para gato pode ser feito de algodão, pelúcia, espuma de borracha, lã, couro, látex, plástico ou vime. (Fonte: Noppharat Manakul: 32432045 / 123rf.com)

Por que meu gato não gosta da cama dele?

Pode acontecer de seu animal de estimação rejeitar sua cama para gato e continuar a usar os lugares onde costumava descansar antes de tê-la. Existem várias razões para isso. É possível que você tenha colocado a cama em um local da casa que ele não gosta. Ou pode ser que o material com o qual a cama é fabricado ou preenchido não seja do seu agrado, pelo tato ou pelo olfato.

Além disso, lembre-se que os gatos são muito limpos e seu animal de estimação precisará de uma cama sempre limpa. A grande maioria pode ser lavada na máquina. Às vezes, acontece do gato não gostar da cama assim que ela sai da máquina de lavar, porque ela não terá o mesmo cheiro. Para ajudar com isso, coloque alguns de seus brinquedos na caminha limpa. Tenha em mente os hábitos de seu gato para escolher uma cama que ele irá gostar.

Lewis CarrollEscritor britânico.

“É um hábito muito inconveniente dos gatinhos (como Alice observou uma vez) que, seja o que for que você diga, eles sempre ronronam.””.

Em que horas do dia meu gato vai usar mais a sua cama?

Os gatos são mais ativos quando o sol nasce e quando a noite começa. Portanto, nesses momentos, quando você estiver mais propenso a estar em “modo de descanso”, seu gato estará ansioso para comer, brincar e pular. Ao mesmo tempo, quando você fica ocupado é quando mais o seu gato irá usar a sua cama para dormir.

Embora seu animal de estimação esteja bem servido com comida em casa, seu instinto o leva a ficar mais acordado à noite, que seria quando ele teria que caçar devido a sua habilidade de ver no escuro. Além disso, os gatos gostam de aproveitar para descansar com o calor que os raios solares diurnos trazem.

Posso colocar a cama para gato no jardim?

Sim, pode. Especialmente para as horas do dia em que seu animal vai aproveitar o sol ao ar livre. Mas especialistas recomendam que o animal durma dentro de casa à noite, para se proteger do frio. Se você preferir deixar do lado de fora ou ver que seu gato prefere estar sempre longe de casa, mantenha a cama para gato em um espaço seguro e protegido.

Existem camas que são impermeáveis e bem protegidas que podem ser usadas especificamente para que o gato não tenha frio, mesmo que ele permaneça no jardim da casa. Observe bem seu comportamento e seu desejo de ser feliz. Há bichanos que não querem nada mais do que estar dentro da casa, mesmo que tenham um jardim.

Imagem de gato deitado de barriga pra cima.

Os gatos são mais ativos quando o sol nasce e quando a noite começa. (Fonte: Bern Namoglu: 17751475 / 123rf.com)

Qual é o melhor lugar da casa para colocar uma cama para gato?

O ideal é escolher o lugar dependendo do tamanho da cama e do espaço que ela irá ocupar. E também é bom ter em mente qual parte da casa seu gato mais frequenta e quais os lugares que ele mais gosta de ir para se deitar.

Você também pode colocar várias camas para proteger suas cadeiras e sofás, já que os gatos geralmente trocam de lugar de acordo com a hora do dia.

Vale lembrar que os gatos são difíceis de controlar. Eles estabelecem as regras e costumam manter seus hábitos, por isso é melhor levar em consideração os seus lugares favoritos na hora de posicionar sua cama para gato. Se você não fizer isso, é possível (e bem provável) que ele ignore a sua cama e continue a frequentar as áreas da casa onde mais gosta de dormir.

Posso permitir que o meu gato durma na minha cama?

Seu gato pode dormir com você se você quiser e se for confortável. Na verdade, é uma prática comum e muitas pessoas colocam a cama para gato em cima da própria cama, de modo que o animal tenha seu espaço. Desta forma, vocês estarão juntos, mas cada um com seu próprio espaço.

Gatos são animais de hábitos e costumes. Quando filhotes, eles adoram dormir perto do rosto dos seus donos. Quando eles crescem, eles costumam ficar junto aos seus pés. Muitas pessoas gostam de dormir perto de seus gatos. Embora você deva saber que ele pode te acordar mais vezes à noite, porque ele costuma acordar ou pedir comida muito cedo.

Imagem de menina e gato deitados.

Os gatos são animais de hábitos e costumes. (Fonte: Alena Ozerova: 37827230 / 123rf.com)

Quais os benefícios de dividir a cama com o meu gato?

Há estudos que afirmam que acariciar animais alivia o estresse e aumentam a produção de ocitocina. E há aqueles que dizem que as pessoas que têm gatos em casa correm menos risco de ter doenças cardiovasculares. Os gatos são animais que proporcionam uma companhia muito agradável, por isso elimina a sensação de solidão.

Para algumas pessoas, o ronronar de um gato é muito relaxante. E isso acaba ajudando a dormir, porque os animais tendem a ficar mais carinhosos à noite quando têm seu dono por perto. O animal vai adorar receber o calor do seu corpo e compartilhar alguns momentos com você. Há especialistas que dizem que fortalece os laços afetivos.

foco

Os gatos prestam mais atenção às mulheres do que aos homens porque eles entendem melhor quando se fala em tom mais agudo.

Em quais ocasiões meu gato e eu não devemos dividir a cama?

Se você é alérgico a gatos ou tem asma, é melhor dormirem em lugares separados. Além disso, se você compartilhar uma cama com seu filho pequeno, por exemplo, é melhor você encontrar outro lugar para o seu gato, porque ele pode querer dormir muito perto da criança. Por outro lado, se você tem um sono leve, tenha em mente que o gato pode acordá-lo durante a noite.

Vale ressaltar que a maioria dos animais de estimação pode espalhar certas doenças. No caso dos gatos, estes são casos isolados, mas pode acontecer que o bichano transmita a seu dono a chamada doença da arranhadura do gato, chagas ou peste bubônica.

O meu gato deve dormir na minha cama se eu tiver uma alergia?

A pele dos felinos tem uma proteína chamada Fel d1 que provoca alergia a algumas pessoas. Nesse caso, você pode continuar vivendo com seu gato, mas seguindo algumas precauções. Recomenda-se escovar o animal com frequência, remover os tapetes, limpar muito a casa e evitar dormir juntos. Esta última parte é a mais difícil para muitas pessoas.

Ao mesmo tempo, é aconselhável saber que colchões, edredons, lençóis e estofados atraem alérgenos. Portanto, é melhor evitar compartilhá-los. Neste caso, uma cama específica para o seu gato será um grande aliado. Isto porque se ele tem sua própria cama, não irá mais deitar nas superfícies que ele pode compartilhar com você.

Imagem de gato filhote sendo acariciado.

Para algumas pessoas, o ronronar de um gato é muito relaxante. (Fonte: Dmytro Skorabogatov: 46342978 / 123rf.com)

Posso educar meu gato para dormir onde eu quiser?

Os gatos são famosos por impor suas regras ao invés de obedecerem aos outros. Mas eles podem ser treinados e educados para fazerem certas coisas que queremos. Também é verdade que a educação deve começar a partir do momento que o gato chega em sua casa, porque depois que se acostuma com algo, será difícil mudar esse hábito.

Além disso, você pode até educá-lo, mas tudo dentro dos gostos dele. Se ele gosta de se deitar no sofá, não deixe sua cama para gato em outra parte da casa. Coloque-a no sofá, perto dele ou em uma superfície alta. Você também pode deixar petiscos em sua cama ou no lugar onde você quer que ele durma, ou uma roupa ou brinquedo tenha o cheiro do dono para que ele não sinta sua falta.

Critérios de Compra

Uma cama para gato é um item muito necessário para o seu animal de estimação, que adora ter seu próprio espaço para ajudá-lo com seu descanso. Ao escolher um modelo ou outro, você deve analisar o que mais lhe convier e, acima de tudo, qual modelo o seu animal de estimação pode gostar de acordo com suas características. Para ajudar você a escolher a melhor cama para gato, vamos analisar aqui diferentes aspectos:

  • Tamanho
  • Materiais externos
  • Materiais de preenchimento
  • Design
  • Camas de acordo com o local onde estão localizadas

Tamanho

O gato precisa se encaixar confortavelmente dentro de sua cama ou seu colchão, e isto é essencial para fazer com que seu descanso seja bom. Muitas camas pequenas são fechadas para dar ao animal uma sensação de segurança, por isso é essencial que ele se encaixe no interior. A cama deve ser comprada de acordo com o tamanho e o peso do animal que a usará.

Há muitas camas que são em tamanho único, então você precisa estar bem atento. A maioria é adequada para gatos de tamanho médio, que são os mais comuns. Se você tem um animal de estimação muito grande ou obeso, deve prestar mais atenção às características do produto que deseja comprar, especialmente se for um modelo fechado.

Gato deitado em rede.

Existem muitas variedades de camas para gato disponíveis no mercado. (Fonte: Grigory Lukyanov: 19055185 / 123rf.com)

Materiais externos

A parte externa da cama para gato será aquela que oferecerá um toque mais ou menos agradável para o seu animal de estimação. Ela também definirá se a cama pode ser colocada em um lugar ou outro. O exterior de uma cama para gato pode ser feito de algodão, pelúcia, espuma de borracha, lã, couro, látex, plástico ou vime.

O material deve ser escolhido de acordo com a época do ano. Assim, o algodão e a lã serão ótimos para o inverno, enquanto o feltro ou o vime serão usados ​​para camas em climas quentes.

foco

Se você quiser colocar a cama no jardim, procure materiais impermeáveis, como plástico, látex ou vime. Ou um saco de dormir que é aquecido por dentro e é coberto com plástico para isolar a umidade.

Materiais de preenchimento

O material que preenche uma cama será a chave para o conforto do seu animal de estimação. O chão duro não é o melhor lugar para descanso e, por isso, um gato estará sempre sobre alguma superfície da sua casa. Se você quer proporcioná-lo o seu próprio espaço, procure uma cama que tenha um preenchimento adequado para deixá-lo macio e confortável.

Os enchimentos mais comuns são de espuma de borracha. Embora se você tiver um gato mais velho ou com problemas articulares, é melhor procurar uma cama cheia de espuma viscoelástica. Se o seu animal de estimação tiver alergias, escolha algodão, lã ou penas. As redes ou camas de vime, típicas para o verão, às vezes vêm com um colchão ou você pode colocá-lo sozinho.

Imagem de gatos compartilhando cama.

Gatos passam muito tempo descansando. (Fonte: Alena Ozerova: 40069117 / 123rf.com)

Design

O design de uma cama para gato deve ser escolhido com base em como o animal de estimação dorme e seu tamanho. O importante é que ele esteja confortável e que ele use a cama ao invés de usar os móveis da sua casa. Há uma grande variedade de camas de acordo com o formato que elas têm. Dentre estas variações, podemos destacar:

Se o seu gato: Compre uma cama que seja:
Dorme estirado Tipo colchão. Há uns lisos e há com bordas levantadas se o gato gosta de apoiar sua cabeça
Dorme enroscado Tipo caverna. Ou seja, deixe um espaço onde seu animal de estimação possa se abrigar para dormir em segurança
É friorento Tipo saco de dormir. Estes dão a possibilidade de dormir em cima quando está quente e entrar e se aquecer quando o tempo esfria
Ama as alturas Tipo rede. Há pequenas camas que podem ser enganchadas com ventosas ou ganchos nas paredes e janelas para que o gato durma nas alturas
Arranha as unhas com frequência Tipo arranhador. Há camas com formas e materiais adequados para as unhas do seu gato, para que ele não arranhe seus móveis ou sua cama de tecido

Camas de acordo com o local onde estão localizadas

Para posicionar uma cama para gato, é melhor escolher o lugar que seu gato mais gosta. Se ele tiver costumes mais externos, procure um local que resista à umidade e esteja aquecido ao mesmo tempo. Se o seu animal de estimação gosta de estar no sofá, coloque uma cama que caiba neste espaço. Se a ideia melhor for não deixar a cama sobre alguma superfície, a melhor opção é uma cama bem acolchoada.

De sua parte, se seu gato é friorento ou desconfiado e gosta de se esconder para dormir, coloque uma cama coberta como uma casa com um estilo de teto ou saco de dormir. Mas se ele preferir passar horas se debruçando na janela ou pendurado em alguma mobília alta em sua casa, então a melhor opção para ele é uma rede.

Resumo

Uma cama para gato é ideal para oferecer ao seu animal de estimação o seu próprio espaço e melhorar o seu bem-estar e descanso. Para você, que o seu gato tenha a sua própria cama irá evitar que ele danifique o seu mobiliário com as unhas ou enchê-lo de pelos. Além disso, se você tiver alergia, as partículas que lhe causariam este aborrecimento ficarão concentradas nestes pequenos espaços.

Mesmo se você gosta de compartilhar sua cama ou sofá, dê ao seu gato seu próprio espaço. Esses animais de estimação precisam de privacidade para se sentirem confortáveis. Existe uma grande variedade de produtos no mercado, dependendo da personalidade do seu animal e onde você deseja colocar a cama para gato. Você pode até ter mais de uma e colocá-las em seus cantos favoritos.

Se você gostou do nosso artigo, não esqueça de deixar um comentário e compartilhá-lo com seus amigos e familiares nas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Alena Ozerova: 47669383 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
41 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...