Um comedouro para gatos é muito mais do que uma tigela para colocar alimentos. Portanto, existem uma infinidade de modelos no mercado: convencional, automático ou interativo. Caso contrário, todos os comedouros teriam aproximadamente o mesmo tamanho e seriam de plástico ou alumínio, para que não quebrem.

Seu gatinho não pode manipular a comida com as patas e, naturalmente, come colocando seu focinho no comedouro. Seu felino tem um contato com esse objeto muito maior do que aquele que você tem com o seu prato. Por isso, um comedouro pode ser desconfortável, inadequado ou simplesmente o gato não gostar dele. Você quer saber um pouco mais? Continue lendo este Guia.

O mais importante

  • O comedouro para gatos pode ser fabricado com diferentes materiais: plástico, silicone, vidro, cerâmica, aço inoxidável e melanina (um tipo especial de plástico).
  • Existem diferentes modelos de comedouro para gatos em termos de profundidade, forma da tigela, altura (alguns têm um suporte para levantar a tigela), cores e elementos decorativos.
  • Um comedouro para gatos pode ser convencional, automático ou interativo, para atender às necessidades do gatinho e de sua família.

Ranking: Os melhores modelos de comedouro para gatos do mercado

Hoje em dia, a maioria das pessoas considera seus animais de estimação como parte de sua família e cuida deles da melhor maneira possível. Comprar um comedouro de boa qualidade é o primeiro passo para fornecer uma nutrição adequada ao seu companheiro. Estes são os melhores comedouros para gatos disponíveis no mercado:

1º – Comedouro para Gatos Bistrô Pet Flex

Esse é um comedouro que funciona por gravidade, indicado para quem não tem muito tempo durante o dia. Sempre que o seu gatinho comer, o mecanismo vai ajustar automaticamente o nível de comida no pote através da gravidade. Se você passa longos períodos fora de casa, esse é o comedouro adequado para você.

O comedouro ainda pode armazenar 1 kg de comida em seu reservatório, deixando você despreocupado com a alimentação de seu gato por vários dias. O único problema que você pode ter é que, como sempre há comida, o seu gato pode começar a engordar caso seja muito comilão. É um acessório de fácil limpeza e possui um preço muito acessível.

2º – Comedouro para Gatos Automático Digital

Este é um comedouro automático para quem passa muito tempo fora de casa ou precisa viajar e não tem com quem deixar o bichano. Ele distribui automaticamente porções de alimentos durante o dia conforme a sua programação. Fácil de programar, recomendado pelos veterinários, evitando a obesidade, o tédio e o stress.

Ainda possível gravar uma mensagem para o seu gatinho ouvir antes de toda a refeição, fazendo com que ele se reconforte ouvindo sua voz. Aceita até 3 refeições diárias programáveis pelo painel digital e possui uma capacidade de 5,5 litros, sendo a reposição fácil de realizar. A única dúvida que você pode ter para comprar esse comedouro é se pode pagar todo o investimento necessário, pois ele possui um preço mais elevado que os comedores comuns.

3º – Comedouro para Gatos antiderrapante

Esse comedouro é ótimo para aqueles gatos que vão com “muita fome ao pote”, que mal mastigam a comida e já engolem, tudo para comer o mais rápido possível. Com o comedouro lento, isso não será possível. Os relevos que o comedouro apresenta, em padrões muito estéticos inclusive, consistem em uma dificuldade extra para que o gato pegue a comida, forçando-o a ir mais devagar.

É feito inteiro em material antiderrapante e flexível, para evitar também que seu gatinho possa se machucar ao tentar pegar a comida. A flexibilidade do material o torna também simples para lavar e está disponível em diversas cores, de acordo com a preferência de quem compra. Além de tudo, possui um ótimo preço.

4º – Comedouro para Gatos Duplo Inox Altura Regulável

Esse é um comedouro indicado para quem tem mais de um gatinho e não quer que eles tenham que dividir a tigela. É um comedouro duplo, porém com suporte único. Esse suporte pode ser regulado de acordo com a altura dos gatos, o que o faz especialmente recomendado para gatos mais idosos ou obesos, uma vez que eles não terão que abaixar-se para comer.

É um produto com as tigelas em inox removíveis e a base, feita para ter o máximo de estabilidade possível, pintada em tintura epóxi. Isso significa que esse será um comedouro que vai durar muito, e poderia até ser deixado ao ar livre de tão resistente. O Inox também torna a higienização muito mais simples. Toda essa qualidade acaba vindo com um preço que, nesse caso, não é muito barato.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o comedouro para gatos

Nesta seção, abordaremos algumas perguntas que os consumidores costumam fazer em relação a materiais, modelos e outras características dos alimentadores de gatos. Esperamos resolver muitas das suas dúvidas sobre a escolha e uso desses produtos, bem como sobre o comportamento felino no momento da alimentação.

Mulher sentada no sofá brincando com gato em seu colo

Os gatos não gostam que sua comida esteja úmida, nem que a água esteja suja.
(Fonte: Alena Ozerova: 46423368/ 123rf.com)

O que é o comedouro para gatos?

Comedouro para gatos é um recipiente que pode ter tamanhos e formas diferentes, mas sua principal função é comportar os alimentos.

Como resultado de outras necessidades secundárias, tais como entreter o animal de estimação ou fornecer o alimento quando o proprietário não está presente, surgiram comedouros interativos e automáticos, respectivamente.

Como deve ser um comedouro para gatos?

Os materiais ideais para um comedouro para gatos convencionais são o aço inoxidável e a melamina, porque são resistentes, duráveis e fáceis de limpar. A cerâmica também tem uma alta aceitação por gatos, mas pode se quebrar facilmente. Um bom comedouro atende às seguintes condições:

  • É feito de um material fácil de limpar que não absorve nem retém sujeira, patógenos ou odores. Portanto, aço inoxidável, cerâmica, melamina e vidro são boas opções.
  • Não contém materiais ou compostos tóxicos. Se o gato geralmente tem dermatite ou reações alérgicas, é melhor procurar um material hipoalergênico, como aço inoxidável ou vidro.
  • Tem bordas arredondadas e a tigela é removível da base para facilitar a limpeza.
  • Em termos de design, o comedouro com um suporte que o eleve a certa altura pode ser mais confortável para o gatinho.
  • Tem um diâmetro suficiente para evitar que os bigodes se dobrem ao tocar as paredes. Ao contrário, é muito incômodo para o gato.
  • A profundidade é moderada, uma vez que os comedouros muito profundos não costumam ser apreciados pelo gato porque ele tem que introduzir muito sua cabeça na tigela. Por outro lado, se o recipiente for muito raso, existe o risco de o gato espalhar a ração por todos os lados.
  • A base seja antiderrapante, porque muitos gatos têm o hábito de se mover e empurrar o comedouro ao comer.
Diana RamírezMédica veterinária de Gabrica

“Os donos de animais de estimação podem escolher o comedouro de acordo com suas preferências, mas é recomendável que ele seja feito de aço inoxidável para evitar a proliferação de bactérias. Outros materiais podem conter muitos micro-organismos que causam o aparecimento de fungos. Isso pode resultar em uma grande carga bacteriana no corpo do gato ou em infecções gastrointestinais que requerem tratamento”.

Quais materiais são inadequados para um comedouro para gatos?

O plástico não é uma boa escolha porque, embora não se rompa facilmente, sua textura suave logo se torna áspera e rugosa, absorvendo odores e restos de comida. Isso favorece o desenvolvimento de patógenos e provoca rejeição no gato.

Inclusive muitos gatinhos não aceitam comedouros novos de plástico porque não gostam do seu cheiro.

A madeira é uma escolha muito ruim para a tigela porque é um material poroso, cuja higiene e desinfecção é muito difícil. Além disso, ela tende a lascar com o tempo.

foco

Existem bases de madeira para comedouros de aço inoxidável ou de cerâmica que cumprem perfeitamente as suas funções porque são impermeabilizadas.

Um comedouro pode causar uma reação alérgica no meu gato?

Na verdade, é o material do comedouro que causa a reação. Há registros de reações alérgicas, dermatite e erupções cutâneas em gatos por causa da tigela de plástico. As lesões aparecem na cabeça e no focinho. As pinturas das tigelas de cerâmica podem conter alguns tóxicos, mas também há pinturas hipoalergênicas.

Gatinho de pé junto a um comedouro com água e ração

Os comedouros de seus mascotes devem estar sempre em locais frescos e secos.
(Fonte: Anurak Ponapatimet: 76046951/ 123rf.com)

É bom comprar um comedouro para gatos duplo?

Comprar um comedouro duplo pode ser uma boa ideia se você tiver dois gatos, para administrar a comida separadamente. O que normalmente não funciona é comprar um comedouro duplo para alocar comida em uma tigela e água na outra. Acontece que a maioria dos gatos gosta de beber e se alimentar em lugares mais distantes.

Além disso, se a tigela de comida e a tigela de bebida estiverem muito próximas, a água pode respingar em alimentos e os restos de comida podem cair na água. Em geral, os gatos não gostam de molhar a comida ou de ter a água suja. Por isso, se você só tem um gato em casa, o melhor é comprar um comedouro simples.

Qual o melhor lugar para colocar o comedouro?

A principal condição, sem exceções, é colocar o comedouro o mais longe possível da sua caixa de areia. Caso contrário, seu gato pode recusar a comida e o problema não será o comedouro, e sim a localização dele. Idealmente, o comedouro deve ficar em um local tranquilo, como por exemplo a cozinha.

Se um cão mora na casa, o comedouro deve ficar em um lugar alto para que o cão não possa comer a comida do gato. Você também deve evitar a luz direta do sol, porque ela pode alterar o sabor da gordura na ração. Este último é essencial se for um distribuidor automático que armazena alimentos por uma semana ou mais.

Ração para gato

Escolha com muito cuidado o alimento que você dá a seu gato.
(Fonte: Svetlana Medvedeva: 85707691/ 123rf.com)

Um comedouro para gatos com suporte é bom?

Sim. Um comedouro para gatos com suporte alto (de metal, madeira ou melamina) geralmente é muito confortável para a maioria dos gatos. Isto é particularmente importante para os gatos mais velhos, cujo apetite pode estar diminuído e, se o comedouro exigir que eles adotem uma postura inadequada, eles comerão cada vez menos.

Quais são as vantagens de um comedouro automático?

Como mencionado anteriormente, o comedouro para gatos automático surgiu como uma solução para pessoas que passam muito tempo longe de casa e não querem negligenciar a dieta de seus animais de estimação.

Ele permite fracionar a ração em várias porções por dia, adaptando-se aos hábitos do animal e evitando excessos ou deficiências.

Embora alguns proprietários resolvam sua ausência enchendo um comedouro convencional com ração para o gato comer quando ele quiser, isso nem sempre funciona.

Alguns gatos glutões não são capazes de se controlar e consomem todos o alimento de uma vez só. Isso pode causar problemas digestivos, vômitos e regurgitação.

Convencional Automático
Preço Econômico Caro
Design/Cores Ampla variedade de cores e elementos decorativos (textos, imagens, gravuras) Em geral possuem um design mais sóbrio, branco e preto costumam ser as cores mais comuns
Permite dosar o consumo de comida do gato quando o dono não está em casa? Não Sim (é sua vantagem principal)
Armazena durante vários dias ou semanas? Não, excede sua capacidade Sim, alguns desses comedouros podem armazenas vários quilos
Pode ser colocada comida tanto úmida quanto seca? Sim Não. Apenas comida seca
Durabilidade Depende do material. A melamina e o aço inoxidável possuem uma excelente durabilidade Tendem a se avariar com o tempo, como tudo que é automático
Consome energia? Não Sim, funciona com baterias ou ligados na tomada

Quais características deve ter um comedouro automático?

Além de funcionar de forma otimizada em termos de agendamento de horários de refeições e gerenciamento da quantidade correta de alimento, um bom comedouro para gatos automático deve ter outras características. Estes são os principais aspectos que um distribuidor automático de excelência deve atender:

  • Partes desmontáveis, para facilitar a limpeza.
  • Ser programável com o celular, para poder fazer modificações quando necessário.
  • Consumo baixo ou muito baixo de energia, para cuidar do meio ambiente.
  • Estrutura externa resistente, feita com materiais de boa qualidade. O gato pode querer mover o comedouro para brincar ou para obterá comida que estiver dentro. Pode até mesmo arranhá-lo e jogá-lo no chão. Por isso, deve ser bem resistente.
Gato deitado ao lado de comedouro com ração

O material do comedouro é o primeiro aspecto a ser considerado na hora da compra.
(Fonte: Deyan Georgiev: 36872205/ 123rf.com)

Qual é o melhor comedouro para gatos com sobrepeso?

O comedouro para gatos automático permite que você dispense a quantidade certa de alimento, o que impedirá que o proprietário lhe deixe comida extra quando não estiver em casa por medo de seu gato passar fome.

Este comportamento de deixar comida em excesso “por via das dúvidas” geralmente é a causa do excesso de peso em muitos casos.

Outro ponto muito benéfico para controlar a ansiedade e a voracidade dos gatos quando se trata de comer é o tipo interativo. Com eles, os donos devem esconder o alimento ou o petisco no comedouro e o gato se dedicará a “caçar” sua presa e obter sua recompensa.

Este tipo de comedouro distrai os gatinhos e permite que eles canalizem sua ansiedade.

Carmen Marca AndrésProfessora titular da Faculdade de Veterinária.

“Também é interessante estimular a atividade dos gatos durante as refeições inserindo a comida em objetos ocos ou utilizando comedouros em que seja necessário algum esforço para liberar o alimento”.

Que tipos de comedouro para gatos existem?

A adequação (ou não) de um comedouro para um gato em particular dependerá das características do animal e do estilo de vida da família. Nenhum tipo é melhor ou pior que outro se a situação específica não for analisada. Com base nas necessidades dos gatinhos e seus donos, podemos classificar um comedouro para gatos em 3 tipos:

  • Convencionais: Eles simplesmente consistem em uma tigela ou em uma tigela mais uma base ou suporte. Sua função é conter comida úmida ou seca, e será o dono quem regula as refeições.
  • Automáticos: Eles são programados para liberar uma certa quantidade de ração seca em um horário específico. Eles são ideais para os proprietários que passam boa parte do dia longe de casa ou viajam muito.
  • Interativos (ou lúdicos): Além de comportar a comida, entretém e estimula o gato. O gatinho terá que conseguir achar a comida escondida em diferentes partes do comedouro. Eles são uma excelente opção para gatos com excesso de peso ou que passam muito tempo sozinhos e ficam entediados.

Critérios de Compra

Escolher um comedouro para o seu gato não deve ser uma compra improvisada. Caso contrário, é muito provável que em pouco tempo você tenha que adquirir outra tigela. Se você ainda não decidiu qual comedouro comprar com base em tudo mencionado até agora, com esses critérios de compra, você terminará de tomar sua decisão:

  • Material
  • Limpeza
  • Forma e tamanho
  • Tipo
  • Estilos/Decorações

Material

O material do comedouro para gatos é o primeiro aspecto a ser considerado no momento da compra. Você deve procurar algo que seja fácil de limpar, seguro, confortável e resistente.

No entanto, seu gato terá a última palavra, já que às vezes eles não gostam ou não toleram certos materiais, como plásticos ou metais que não sejam o aço inoxidável.

Gato sendo segurado por um homem cujo rosto não é mostrado

A limpeza dos comedouros é muito simples.
(Fonte: Andrea Obzerova: 58467683/ 123rf.com)

Limpeza

Aço inoxidável, melamina, cerâmica e vidro são muito fáceis de limpar e são seguros para o seu gato do ponto de vista higiênico. A maioria destes comedouros pode ser lavado na máquina de lavar louça. Comedouros convencionais ou automáticos com peças removíveis são os mais fáceis de limpar.

Forma e tamanho

O comedouro para gatos deve ter um diâmetro suficiente para que os bigodes do gato não batam contra as paredes da tigela e se dobrem. Quanto à profundidade, os gatos não gostam de comedouros muito profundos. Um suporte que forneça altura ao alimentador favorece uma posição confortável para o gato na hora da refeição.

Tipo

Se você passa tempo suficiente em casa, uma tigela convencional será adequada para seu companheiro felino. Mas se você passa a maior parte do dia fora e seu gato fica entediado, você pode incluir um comedouro automático ou interativo, respectivamente. Claro, você também pode complementar os diferentes tipos de comedouros, dependendo da situação.

Gato comendo ração em comedouro

Há muitos modelos para um comedouro para gatos, entre automáticos, interativos e convencionais.
(Fonte: Anurak Ponapatimet: 54880520/ 123rf.com)

Estilo/Decorações

Os comedouros convencionais podem ter estilos diferentes: modernos, elegantes ou minimalistas. Eles admitem o uso de muitos elementos decorativos, como gravuras, adesivos, imagens e inscrições.

Os comedouros automáticos são geralmente de plástico e lembram um aparelho, enquanto os comedouros interativos se parecem com brinquedos.

Plástico Aço inoxidável Cerâmica Melamina
Preço Econômico Moderado. As bases antiderrapantes ou os suportes elevadores podem encarecer o produto. Excelente custo-benefício Moderado. A tigela de cerâmica não é muito cara, mas pode custar a mais caso possua uma base ou suporte extra Econômico
Facilidade de limpeza Fácil a princípio, mas com o tempo começa a ficar difícil por causa da deterioração do plástico Muito fácil Fácil Muito fácil
Durabilidade/resistência Resistência boa, mas com o tempo o plástico se deteriora. Possui durabilidade média Excelente resistência e durabilidade Pouca resistência a impactos. Se o gato não tem o costume de brincar ou mover seu comedouro, pode durar bastante tempo Ótima resistência e durabilidade
Peso Leve Muito leve Pesado Muito leve
É hipoalergênico? Não Sim Não Não
Design antivoracidade? O plástico admite o design antivoracidade Não Não Não
Aceitação por parte dos gatos Baixa Moderada Alta Alta
Elementos decorativos Simples, costumam ser coloridos A base que envolve a tigela de alumínio costuma ser decorada com imagens, inscrições e gravuras A cerâmica é pintada e costuma possuir desenhos e inscrições. Além disso, podem possuir um suporte metálico ou de madeira que realcem o estilo A melamina é colorida e pode-se incluir elementos florais, arabescos e inscrições para decorar a tigela

Resumo

Certamente, quando você começou a ler o nosso Guia, você não imaginava que havia tantos aspectos a se considerar ao escolher um comedouro para gatos. No entanto, dedicar o tempo necessário para a compra deste item garante que o seu gatinho receba um comedouro de acordo com as necessidades dele (e com as suas).

Comprar um bom comedouro para gatos convencional não requer muito dinheiro. O importante é selecionar um comedouro seguro e confortável para o seu companheiro felino.

Comedouros automáticos podem exigir um investimento maior, mas eles são uma solução para não negligenciar a alimentação do seu gato se você não ficar muito em casa.

Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Alexey Poprotsky: 33533976/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
23 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...