Se você é fã de ornitologia, certamente gosta de alimentar as aves à sua volta para observar o comportamento delas, seja em viveiros ou na própria natureza. Para este fim, nada melhor do que um comedouro para pássaros, um item indispensável para quem deseja se aprofundar no mundo maravilhoso da ornitologia, capaz de surpreender até os humanos mais céticos.

Os corvos, por exemplo, aprenderam como usar carros para quebrar nozes, e os pardais conseguem abrir as portas automáticas dos supermercados para obter alimentos, uma facilidade que nem sempre está disponível. Portanto, neste Guia, falaremos tudo que você precisa saber sobre o comedouro para pássaros. Está pronto? Então vamos lá!

O mais importante

  • O comedouro para pássaros é um acessório muito interessante para quem é apaixonado por aves, sejam de cativeiro ou selvagens.
  • Em muitos países europeus, é comum alimentar as aves em liberdade. Este hábito também vem ganhando adeptos no Brasil, e requer comedouros capazes de atrair diferentes espécies para observação.
  • Ao comprar um comedouro para pássaros, é importante levar em consideração sua facilidade de limpeza e a existência de suportes para que a ave possa descansar e comer com tranquilidade.
  • Outro aspecto fundamental que deve ser levado em conta é a qualidade dos materiais, especialmente se você for colocar o comedouro em áreas externas, como um terraço, jardim ou janela.

Ranking: Os melhores modelos de comedouro para pássaros do mercado

Em diversas partes da Europa e América do Norte, é comum ajudar as aves em tempos de maior necessidade, especialmente nos invernos rigorosos dessas regiões, quando as temperaturas ficam muito baixas e a comida se torna escassa, e este hábito também vem ganhando popularidade e admiradores no Brasil.

Seja para atrair pássaros silvestres ou para alimentar pássaros em viveiros, existe hoje uma grande variedade de comedouros para pássaros. Aqui, nós listamos os melhores para ajudar na sua escolha.

1º – Comedouro para pássaros Perky-Pet Squirrel-be-gone US

Fabricado em metal e acrílico, este comedouro possui um design rústico muito bonito, combinando perfeitamente com áreas externas, e pode acomodar vários pássaros simultaneamente em diversos coxos distribuídos ao redor do produto.

Este comedouro possui a vantagem de alimentar as aves sem atrair visitantes indesejados como roedores. Ele utiliza um inteligente sistema onde o peso desses animais fecha as portas do comedouro através da ação da gravidade, sem atrapalhar as aves.

2º – Comedouro para pássaros panorâmico de cobre Perky-Pet US

A Perky-Pet oferece comedouros únicos para atrair todo os tipos de aves silvestre. Com um excelente custo-benefício, um belo design panorâmico em cobre e acrílico, capacidade para até 2 kg de sementes (existem também opções menores para este modelo, com capacidade de 900 g) e uma grande bandeja para acomodar todos os tipos de aves.

Suporta todos os tipos de clima e foi especialmente criado para ser pendurado em casas de campo ou chalés. Tem uma tampa de segurança que impede que os roedores cheguem às sementes. É fabricado com material robusto e muito fácil de limpar.

3º – Comedouro para pássaros hexagonal Twinkle Star US

Comedouro simples de pendurar, porém com excelente custo-benefício. Fabricado em plástico de excelente qualidade, o teto é completamente removível para maior facilidade na hora colocar comida ou de limpar o comedouro.

O plástico transparente do reservatório faz com que seja fácil monitorar o nível de alimento no interior do comedouro, e a base é bastante ampla para que várias aves possam se alimentar confortavelmente. Além disso, possui um telhado para proteger os pássaros do sol ou de chuvas mais fracas.

4º – Comedouro para pássaros Woodlink Delux US

Se você gosta de objetos artesanais de boa qualidade, esta é uma excelente opção. Este comedouro é feito à mão em madeira de Cedro de reflorestamento, com ótimo acabamento e tratamento especial para suportar qualquer tipo de clima, além de ser muito confortável para os pássaros.

Um produto de alta qualidade que é indicado para ser pendurado ao ar livre. Ao contrário das outras opções nessa lista, este comedouro pode ser utilizado com outros alimentos além de sementes. O telhado se abre para maior facilidade na hora de limpar ou colocar comida.

5º – Comedouro para pássaros No-Mess Evursue US

Quem cria aves em cativeiro, sem viveiros ou gaiolas, provavelmente sabe que elas costumam fazer bastante bagunça ao se alimentar. Para resolver este problema, o design deste comedouro faz com que as cascas e sementes não consumidas sejam depositadas em uma bandeja separada, com paredes mais altas para que não se espalhem com o vento ou pelas próprias aves.

Esta bandeja pode ser removida e limpa separadamente, e o reservatório de sementes também muito fácil de limpar e comporta até 400 g de sementes, tornando a tarefa de alimentar suas aves muito menos trabalhosa.

O comedouro é fabricado em acrílico transparente muito robusto (de acordo com o fabricante, o produto resiste a quedas de até 5 m de altura), que permite a rápida verificação do nível de alimentos no interior do reservatório e possui diferentes poleiros para que aves de vários tamanhos possam se alimentar confortavelmente.

6º – Comedouro para pássaros Greenway – 95×33 cm

Para quem procura um comedouro para pássaros par enfeitar seu jardim e apreciar as aves pousando sobre ele procurando por alimento, esse modelo da Greenway é uma boa pedida.

Ele possui altura e 95 cm e pesa 2,4 kg. Composto de polipropileno, ele oferece um ótimo custo benefício para enfeitar seu jardim.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre os comedouros para pássaros

Não é preciso ter uma casa no campo para apreciar o canto dos pássaros ou relaxar observando as aves. Basta uma janela externa e um bom comedouro para alimentar qualquer pássaro. Ainda tem dúvidas? A seguir, respondemos a algumas perguntas frequentes dos usuários.

Imagem de menino pendurando comedouro para pássaros em árvore.

O comedouro para pássaros ideal deve ser forte o suficiente para suportar as intempéries. (Fonte: Irina Schmidt: 87018591 / 123rf.com)

O que é o comedouro para pássaros e para que serve?

São recipientes de diferentes tamanhos e formas que podem ser colocados dentro ou fora de um viveiro e possuem uma abertura para que os pássaros se alimentem.

Além disso, existem comedouros para áreas externas, nos quais são colocados sementes e grãos para que aves selvagens possam se alimentar e tenham uma fonte de comida mesmo durante as intempéries (como a chuva, por exemplo).

O comedouro para pássaros selvagens já é bastante comum em diversos países, e também vem sendo introduzido gradativamente no Brasil. Este tipo de comedouro é necessário para proteger as aves dos gatos e outros animais em casas, parques ou jardins.

foco

Você sabia que, a cada ano, milhares de aves morrem ao colidirem com janelas ou edifícios com vidraça?

Como deve ser um bom comedouro para pássaros?

Um bom comedouro para pássaros deve ser forte o suficiente para suportar diferentes condições climáticas. Além disso, deve ser resistente à água e umidade para que as sementes não se molhem. Para completar, esse acessório deve ser simples de montar e instalar, e de fácil limpeza.

Que tipos de comedouro para pássaros podemos encontrar no mercado?

Há uma grande variedade de comedouros para pássaros em casas de ração e pet shops especializados, tanto para aves em cativeiro quanto para aves silvestres.

Nesta seção mostramos os tipos mais comuns de comedouro para pássaros, embora existam muitas variedades, dependendo do local onde você queira colocá-los, formato, design, ou tamanho:

Tipo de comedouro para pássaros Características
Comedouros suspensos O mais comum é o comedouro de bandeja ou mesa, e geralmente possui furos no fundo para o escoamento da água. Podem ser instalados em postes, paredes, muros, árvores e janelas, entre outros, e alguns têm telhados para que as aves possam se proteger da chuva e outras intempéries
Comedouros tubulares Como o próprio nome sugere, eles são em forma de tubo, podendo ser de diferentes materiais, tamanhos e capacidades
Comedouros de parede Possuem um suporte para fixar na parede e são comuns em jardins, terraços e varandas
Comedouros com ventosas Eles são indicados para fixação em vidraças
Comedouros tipo funil O funil é um reservatório que é esvaziado a medida que os pássaros se alimentam, mantendo o comedouro cheio por mais tempo. Funciona através da gravidade e também são chamados de comedouros automáticos
Comedouros de sebo Utilizado principalmente em países com invernos rigorosos, possuem uma malha ou grade vertical contendo uma placa ou bola de sebo, que os pássaros bicam para se alimentar

Quando colocar alimento em comedouro para pássaros selvagens?

Em geral, em períodos de frio prolongados ou com possibilidade de geada. Especificamente, é aconselhável que a comida seja colocada em meados de maio ou junho até agosto.

Não é aconselhável alimentar as aves na primavera e no verão por dois motivos: primeiramente, porque muitos pássaros se tornam insetívoros nessas estações, ajudando a controlar certas pragas.

Além disso, não é interessante alimentar as aves silvestres na primavera e verão para evitar criar uma relação de dependência em relação às aves mais jovens, que devem aprender a se alimentar sozinhas.

Imagem de comedouro para pássaros de madeira em árvore com passarinho sobre ele.

O funil é um depósito que se esvazia através da ação da gravidade à medida que os pássaros se alimentam. Eles também são chamados de alimentadores automáticos. (Fonte: Anna Koldunova: 84201592 / 123rf.com)

Onde colocar o comedouro para pássaros?

Ter um papagaio em viveiro não é o mesmo que ter um comedouro para pássaros selvagens. Em todo caso, você deve tomar cuidado para mantê-los fora do alcance de predadores, como gatos. Por isso, muito cuidado se houver árvores ou muros que um gato possa escalar nas proximidades. Se você gosta de observar os pássaros, aqui vão algumas dicas:

    • Vista: Você deve ter uma boa visão do comedouro para pássaros, por isso é conveniente colocá-lo em um local claro e onde você pode vê-lo facilmente de uma janela ou varanda.
    • Área protegida: É importante que você coloque o comedouro para pássaros em locais que possam servir de refúgio em caso de intempéries. Se na sua região chove com frequência, coloque o comedouro num local protegido do mau tempo.
    • Facilidade de uso: Tenha em mente que os comedouros para pássaros devem ficar em um local de fácil acesso. Se precisar de escadas para isso, será mais difícil executar tarefas comuns, como limpeza.
    • Chame a atenção:  É bom que comedouro tenha cores vivas para atrair a atenção dos pássaros. Use recipientes com flores e objetos coloridos para que eles vejam o comedouro.
    • Alimento adequado: Use as sementes e grãos mais indicados para cada ave selvagem. Beija-flores adoram néctar, por exemplo, mas não é o caso de todos os pássaros.
    • Bebedouros e poleiros: Se quiser que os pássaros permaneçam por mais tempo, antes ou depois de se alimentarem, instale poleiros para oferecer maior conforto e um bebedouro com bastante água fresca.
    • Confira o comedouro: Mesmo que, muitas vezes, não vejamos os pássaros, vários deles aparecem para se alimentar. Por esse motivo, é aconselhável verificar os níveis de alimento com frequência.

Por que é bom que o comedouro para pássaros possua um telhado?

Geralmente, não faz diferença que os comedouros para pássaros em cativeiro possuam telhado, mas se quiser alimentar pássaros selvagens, o ideal é que tenham. Além de proteger as aves da chuva, mantêm as sementes secas e frescas, além de oferecer um abrigo para as aves à noite.

Imagem de pássaros sobre comedouro.

Os comedouros para pássaros silvestres são muito comuns em diversos países, e vêm sendo introduzidos gradativamente em nosso país. (Fonte: Sylvie Bouchard: 45840953 / 123rf.com)

Que alimentos colocar em um comedouro para pássaros silvestres?

Durante o inverno, os alimentos mais adequados são aqueles que têm muitas calorias, como amendoim ou semente de girassol. Nos países com invernos acompanhados de neve, é comum oferecer sebo nos meses mais frios ou até durante todo o ano. Outros alimentos aconselháveis são:

    • Mix de sementes: As melhores possuem girassol, amendoim ou milho moído.
    • Semente de girassol: De preferência, não estriadas, cruas e sem sal.
    • Oleaginosas: Amêndoas, nozes e avelãs trituradas, não tostadas e sem sal.
    • Sementes: Grãos pequenos como aveia, alpiste ou niger.
    • Frutas: Simples ou misturado com sementes, frutas ou insetos.

Que tipo de pássaro costuma utilizar os comedouros?

Nem todas as aves visitam os comedouros ao ar livre, mas existem alguns passarinhos granívoros que você verá com frequência. Lembre-se de que as visitas não serão imediatas, pois as aves precisam sentir que estão em um ambiente seguro primeiro.

Veja na lista a seguir algumas espécies que você poderá observar, dependendo da região:

    • Pardal comum
    • Canário-da-terra
    • Bem-te-vi
    • Sabiá-laranjeira
    • Trinca-ferro
    • Cambacica
    • Sanhaço
    • Curruíra
    • Tesourinha
    • João-de-barro
    • Assum Preto
    • Tico-Tico
    • Chupim
    • Tiê-sangue
    • Cardeal

Como limpar o comedouro para pássaros?

É essencial manter os comedouros limpos, porque eles podem transmitir doenças. Em geral, recomenda-se uma limpeza completa uma ou duas vezes por mês.

No caso de comedouro para pássaros ao ar livre, é conveniente esperar passar a temporada de alimentação. Para a manutenção, siga estas etapas:

    • Equipamento: Use luvas de borracha durante a limpeza para evitar o contato com patógenos. Também é conveniente que você tenha à mão um pincel ou escova (disponível de vários tamanhos e formatos em lojas de ração) para remover a sujeira dos poleiros, ganchos e hastes. Você também pode economizar dinheiro usando uma escova de dentes velha.
    • Remoção das peças: Desmonte o comedouro para pássaros o máximo possível para limpar completamente todas as partes removíveis.
    • Arredores: Não se esqueça das áreas próximas ao comedouro, tanto nas laterais quanto embaixo, onde pode haver restos de sementes ou grãos. Remova-os antes de recolocar o comedouro.
    • Produtos: Você pode comprar produtos específicos ou utilizar uma solução contendo uma parte de cloro para nove partes de água quente. Você também pode utilizar um detergente neutro.
    • Limpeza profunda: Remova as fezes e os resíduos do comedouro, tanto da parte de dentro quanto de fora.
    • Enxágue e seque: Depois de ter removido toda a sujeira e detritos, lave com bastante água e seque bem o comedouro antes de voltar a usá-lo.

Que cuidados especiais devo ter com um comedouro para pássaros?

Se você leu até aqui, certamente já percebeu que a limpeza é essencial em um comedouro para pássaros, pois existe um risco de doenças. As bactérias podem se misturar com a comida e a água, levando a um surto epidêmico.

Além disso, é essencial evitar qualquer risco de contaminação por fezes ou restos de comida. Embora seja recomendado limpar duas vezes por mês, o ideal é fazer isso sempre que possível. Se muitos pássaros utilizarem o comedouro, você rapidamente perceberá essa necessidade. Além disso, não deixe juntar restos de alimentos.

Imagem de menina segurando pássaro.

Lembre que é essencial remover as fezes e restos de alimento para evitar qualquer risco de contaminação. (Fonte: famveldman: 90104950 / 123rf.com)

Critérios de Compra

A compra de um comedouro para pássaros deveria ser um tarefa fácil, mas há tantas variedades que pode ser difícil optar por um. Portanto, você deve levar em conta uma série de fatores para realizar uma boa compra.

Nesta seção, resumimos os critérios mais importantes para se ter em mente antes de prosseguir com a aquisição.

    • Tipo de ave
    • Onde colocar?
    • Facilidade de uso
    • Design
    • Materiais
    • Limpeza

Tipo de ave

Caso esse seja seu primeiro comedouro, é importante saber de antemão se você quer um comedouro para pássaros domésticos ou se deseja alimentar os pássaros em liberdade.

Se for para um viveiro, não se esqueça de verificar as medidas do comedouro. Não adianta comprar um que não possa ser devidamente acomodado.

Onde colocar?

Colocar um comedouro para pássaros dentro de casa ou apartamento não é o mesmo que colocar no jardim ou no terraço. Se o objetivo é deixá-lo ao ar livre, existem opções de parede, suspensas, com ventosa, entre outros, mas você terá que levar em conta predadores como gatos e deixar o comedouro fora de alcance.

Henri MatissePintor francês

“Sempre há flores para aqueles que as desejam ver”.

Facilidade de uso

O comedouro para pássaros deve ser simples e fácil de usar. Com isso, nos referimos à facilidade de substituir a comida, esvaziá-lo ou limpá-lo.

Além disso, você também deve levar em conta o conforto para os animais, sejam eles de estimação ou livres para voar pelas matas e parques urbanos.

Portanto, o comedouro para pássaros deve ter locais onde as aves possam pousar, se empoleirar e alcançar o alimento sem dificuldade. Tenha tudo isso em mente.

Imagem de comedouros sendo pintados.

Comprar um comedouro para pássaros deveria ser um tarefa fácil, mas existe uma grande variedade de tipos e modelos. (Fonte: Jacek Nowak: 103192417 / 123rf.com)

Design

Como se pode ver, existem diversos modelos de comedouro para pássaros. Existem opções altamente decorativas para o seu terraço ou jardim, mas você também deve levar em conta aspectos importantes como o conforto das aves.

O comedouro deve ser amplo e espaçoso, e preferencialmente possuir um telhado se for ser utilizado ao ar livre.

Materiais

Os materiais usados na fabricação do comedouro para pássaros também é um fator fundamental. Especialmente se for para áreas externas, o material deve ser forte e robusto para suportar diferentes condições climáticas.

Se ele for de madeira, deve receber um tratamento impermeabilizante. Opte sempre pela qualidade, se possível.

Martin Luther KingPastor estadunidense

“Nós aprendemos a voar como pássaros, a nadar como peixes; mas não aprendemos a simples arte de viver como irmãos”.

Limpeza

Por fim, um dos fatores mais importantes é a praticidade de limpeza do comedouro para pássaros. O ideal é que ele seja desmontável para facilitar a manutenção. Aposte em modelos simples e sempre pense na facilidade de limpeza para que a tarefa não se torne desagradável.

Resumo

Os comedouros para pássaros são acessórios importantes para as aves, já que seu sustento pode depender deles. Eles devem ser amplos e possuir um bom suporte para que a ave tenha onde pousar confortavelmente antes ou depois de se alimentar. Há uma grande variedade de modelos, e uma das formas mais fáceis de obter um é comprá-lo online.

Em geral, o comedouro para pássaros não é caro, então concentre-se em outras características importantes, como materiais, design e facilidade de limpeza. Este último aspecto, em particular, é fundamental para a saúde dessas pequenas preciosidades da natureza, que nos trazem tanta beleza e harmonia com sua graça e seu canto.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos ou deixe um comentário que teremos o maior prazer em responder. Obrigado!

(Fonte da imagem em destaque: Mikhailo Kazaryk: 72221738 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
48 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...