Ter um hamster em casa é uma bela experiência. Embora seja mais comum ter cachorros ou gatos como animais de estimação, esses simpáticos bichinhos proporcionam ótimos momentos. Mas é claro que antes de comprar um desses pequenos roedores deve-se investigar e obter todas as informações necessárias para poder cuidar bem deles. Aqui temos o prazer de te contar tudo sobre a gaiola para hamster.

Este Guia completo vai te mostrar uma lista de alguns dos melhores modelos que existem no mercado hoje em dia, além de também incluir uma série de respostas às perguntas mais frequentes sobre esse item fundamental para o cuidado dos cricetos (verdadeiro nome dos hamsters).

O mais importante

  • Cada animal tem necessidades próprias. Embora seja agradável desfrutar de uma mascote em casa, não se pode esquecer que você tem responsabilidades em relação a ele também.
  • O hamster é um roedor fácil de se cuidar. Ao longo deste artigo você poderá ler as nossas recomendações, especialmente em relação à manutenção e limpeza da gaiola do pequeno roedor.
  • Existe uma infinidade de tipos de gaiolas para hamster, elas servem para diferentes tamanhos, raças ou outras necessidades que eles possam ter. Na seção de critérios de compra vamos te apresentar uma série de recomendações para que você compre o melhor produto para o seu bichinho de estimação.

Ranking: Os melhores modelos de gaiola para hamster do mercado

Nós amantes dos bichinhos de estimação sempre lembramos do momento em que um novo animal entra em nossas vidas. Não interessa se se trata de um cachorro, de um filhote ou de um adulto, a sensação é sempre a mesma.

E é claro que o cuidado e carinho que devemos ter também será o mesmo. Por isso, escolhemos algumas das melhores gaiolas que você pode comprar para o seu hamster.

1º – Gaiola para Hamster de 3 andares com Tubo Labirintos

Esta gaiola para hamsters de três andares é é uma excelente opção de moradia para o seu animal de estimação. Nessa gaiola você conta com uma roda de exercícios, ótimo para a saúde física e mental do seu bicho de estimação, além de uma casinha onde ele pode dormir, um comedouro com cores aleatórias e túneis coloridos pelos quais ele vai poder passear.

Feita de arame com acessórios em plástico, a gaiola tem 42 cm de altura, 26 cm de largura e 37 cm de comprimento. Com essa gaiola são poucos os acessórios extras que você vai precisar para tornar a vida do seu pequeno roedor a mais confortável possível.

2º – Gaiola para Hamster 3 Andares 

Excelente gaiola é para pequenos Hamsters de porte similar ao Hamster Anão Russo (10-12 cm) e filhotes de Hamster Sírio. Não é recomendada para Hamster Sírio adulto assim como para Topolino e para o minúsculo Hamster Roborovski, que poderia fugir pelo vão entre arames.

Está equipada com plataforma em arame, casinha, rodinha de exercícios, comedouro em plástico e com tubos plásticos proporcionando maior espaço para as atividades do animal.

Possui bandeja plástica lavável removível no fundo da gaiola, facilitando sua higienização, bem como possibilitando sua forração com serragem e/ou areia. Tem altura de 41 cm, comprimento de 46 cm e largura de 22 cm.

3º – Gaiola para Hamster Roedores 3 Andares 

Essa gaiola para hamster e roedores vem com um teto plástico e tem três andares. Indicada para hamster topolino, anão russo, chinês, sírio e outros roedores. Fabricada em material aramado com pintura epoxi de excelente acabamento e resistência, acompanha uma casinha e três rodas de exercícios com diâmetro de 14 cm para manter a atividade física do seu pet em dia.

Além disso, a gaiola conta também com um gancho para o teto, uma bandeja, uma casinha, três escadinhas e quatro cintas para ficar no teto. As dimensões da gaiola são 60 cm de altura, 23 cm de largura, 30 cm de comprimento e 0,9 mm para os vãos da malha de arames. É de fácil limpeza e higienização!

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre a gaiola para hamster

Talvez você não saiba, mas a verdade é que é cada vez maior a quantidade de pessoas que decide ter bichinhos de estimação no lugar de filhos. E não são só animais comuns, como cachorros e gatos, mas também répteis, aranhas, furões, coelhos e hamsters, dentre outros.

A seguir vamos responder a algumas das perguntas mais comuns em relação às gaiolas dos cricetos e os cuidados que se deve ter com elas, assim você vai ter toda a informação de que precisa na hora de cuidar da sua.

Menina segurando hamster.

Lembre que uma vez por semana você deve lavar o pote de ração e o bebedouro usando água quente, evitando o uso de detergentes. (Fonte: anatols: 43947922 / 123rf.com)

Quais são as vantagens e as desvantagens de se ter um hamster como mascote?

É muito comum passar por uma petshop e ver uma criança toda contente olhando para a vitrine. Mas o que é que ela está observando? Muitas vezes se trata de um grupo de hamsters Roborovski hipnotizando a criança, e, sinceramente, não é de se surpreender.

A seguir apresentamos a você uma tabela com as vantagens e desvantagens de se ter estes simpáticos roedores no seu lar.

Vantagens
  • Fáceis de cuidar
  • Ocupam pouco espaço
  • É muito simples de domesticá-los
  • É cada vez mais fácil encontrar produtos para ajudar a cuidar do seu hamster
  • São animais extremamente limpos
  • Não são fedidos, já que fazem menos sujeira que outros animais
Desvantagens
  • Costumam ficar acordados durante a noite (são animais noturnos)
  • Não é recomendável deixar a gaiola em qualquer lugar da casa, pois isso pode incomodar outros membros de sua família

Como é a gaiola para hamster ideal?

Antes de comprar uma casa para o seu bichinho de estimação é importante saber o tamanho do animal, seus hábitos no dia a dia (se ele gosta de se mexer muito ou é mais tranquilo, por exemplo) e a localização onde se pretende deixar a gaiola. Além disso, também se deve levar em conta se você irá deixá-la no chão ou sobre alguma mesa ou outro tipo de suporte.

Ao longo deste artigo descrevemos para você os diferentes tipos de gaiola que existem. E você sabe que quando se tem um pet as responsabilidades sobre o bem-estar do animal recaem sobre o dono.

E é por esse motivo que você precisa assegurar de que o lugar onde ele vá descansar e viver boa parte de sua vida tenha ventilação adequada e não fique diretamente sob a luz do sol.

foco

Sabia que a gravidez desse bichinho dura 16 dias? E em alguns casos ele pode comer os seus próprios filhotes, seja por eles terem alguma má-formação e serem muitos ou se a mãe acaba ficando estressada demais.

Posso deixar a gaiola para hamster dentro do meu quarto?

Assim que você tiver o produto adequado para o seu bichinho de estimação, é hora de avaliar onde você vai colocá-la na sua casa. É claro que não são todos os lugares que são ideais, já que os hamsters não devem ficar diretamente sujeitos à correntes de ar (pois eles ficam doentes muito facilmente) ou à luz do sol.

Além disso, eles também não gostam de barulhos constantes ou, especialmente, muito altos. Como explicamos anteriormente, esse tipo de animal tem hábitos noturnos e, por isso, tende a ficar ativo durante a madrugada. Então, se você estiver se perguntando se é bom deixar esses animais dentro do seu quarto, a resposta é não.

E lembre que eles precisam de ventilação constante. Com certeza dentro da sua casa existem lugares melhores para você deixar a gaiola do seu animalzinho.

Imagem de hamster.

É importante lembrar que este animal é muito limpo, então você não vai precisar ter hábitos de limpeza muito exigentes para cuidar dele. (Fonte: Elena Vyaseleva: 53499037 / 123rf.com)

Quais tipos de gaiola para hamster existem?

Você tem que escolher a gaiola para hamster que seja a mais apropriada para o seu bichinho. Por isso devemos levar em conta as necessidades do roedor, que não são sempre as mesmas.

Esse é um item muito importante, e provavelmente vai durar toda a vida do seu hamster, então preste uma atenção especial à espécie que você vai ter em casa e não se esqueça da segurança que ela oferece, além da sua manutenção.

Com os hamsters sírios não se deve utilizar gaiolas para que vivam dois hamsters juntos, já que eles são mais violentos uns com os outros. Eles costumam ser territoriais e defender seu espaço, fazendo o possível para dominar aquele ambiente.

Já outros tipos de hamster, como os anões, sempre que forem do mesmo sexo, podem ser deixados juntos na mesma gaiola sem que hajam problemas.

A seguir vamos te mostrar mais uma tabela, onde explicamos o tipo de gaiola que você precisa para a sua mascote e suas vantagens e desvantagens, segundo o tipo de hamster que você tenha.

Tipos de gaiola Vantagens Desvantagens
De arame Possuem uma boa ventilação

Fácil de limpar

Oferecem variedade

Os vãos entre as barras podem permitir que os roedores mais pequenos escapem

São perigosas para crianças pequenas, pois elas podem colocar os dedos pelos vãos e receberem mordidas

Aquário Revestimento sólido

Evitam fugas

Permitem uma boa visualização do animal

Não possui uma boa ventilação e a sua limpeza é mais trabalhosa
Híbridas Combinam os benefícios dos dois tipos anteriores de gaiolas, a de arame e o aquário

Apresenta o máximo de segurança

Ótima ventilação

Costumam ser mais caras
Modulares de plástico Superfície robusta, ideal para evitar fugas

Permitem a instalação de outros acessórios

Má ventilação e produzem mau cheiro

Proliferação de bactérias

É bom que um hamster saia de sua gaiola?

Nenhuma espécie foi criada para ficar engaiolada o tempo todo, por isso é normal que o seu hamster queira sair da gaiola. No entanto, isso pode apresentar muitos problemas. Para dar um exemplo dos mais simples, ele pode acabar se perdendo se você perder ele de vista.

Já por outro lado, por se tratar de um animal com bastante pelo, isso também pode causar alergia em algumas pessoas. Nesse caso você deve se precaver e agir para resolver o problema.

Ainda assim, pode ser bom que você deixe o seu bichinho sair da gaiola dele de vez em quando, pois isso ajuda com o bem-estar dele.

É comum que esse tipo de roedor sofra de ansiedade, o que pode fazer com que ele morda a gaiola. Se você não prestar atenção a este problema, isso pode causa complicações ao animal no longo prazo. Por isso recomendamos que você instale uma roda dentro da gaiola, para que seu bichinho realize exercícios e não fique tão entediado.

foco

Sabia que um hamster é capaz de aprender e lembrar do próprio nome? Exatamente como acontece com os cachorros.

Como limpar uma gaiola para hamster?

Essa tarefa pode ser divida em três etapas: uma limpeza diária, uma semanal e uma mensal. Se organizando desta maneira você vai fazer uma boa manutenção da gaiola, e lembre-se que como este animal é muito limpo, você não vai precisar realizar uma limpeza muito exigente.

Durante a limpeza diária tudo o que você tem que fazer é retirar os restos de alimento, sementes e migalhas que tenham ficado na gaiola.

Uma vez por semana você deve limpar o pote de ração e o bebedor do seu hamster usando água quente, mas evite usar detergentes, pois isso pode intoxicar e matar o seu bichinho.

Por outro lado, se tanto o pote quanto o bebedor são de plástico, não use água fervente pois ela pode derreter o material, o que talvez acabe liberando substâncias tóxicas.

Como desinfetar corretamente uma gaiola para hamster?

Aqui vamos focar na limpeza mensal, pois ela permite aprofundar a questão da manutenção. Temos que retirar o forro, ou piso, os restos de comida e a bandeja inferior. Toda a gaiola deve ser lavada usando água quente e detergente inodoro.

Enquanto você estiver fazendo a limpeza, pode colocar seu hamster em uma caixa ou cubo que sirva para protegê-lo.

Para finalizar, use vinagre ou cloro para limpar o piso e eliminar por completo todas as bactérias da superfície. Você também tem que limpar todos os acessórios e brinquedos que ficam dentro da gaiola do hamster.

Enxágue com água quente para eliminar todos os restos e deixe a gaiola secar completamente antes de devolver ao seu bichinho.

Imagem de hamster apoiado em gaiola.

Você pode adicionar diferentes acessórios à gaiola para que o seu hamster se sinta mais confortável nela. (Fonte: Olena Kurashova: 91683984 / 123rf.com)

Quais acessórios posso colocar em uma gaiola para hamster?

O primeiro que se deve colocar é um comedouro e um bebedouro de boa qualidade, se possível de aço inoxidável. Você também pode colocar camas. Embora existam diferentes modelos, é importante que elas sejam cômodas para seu pet.

E, como já mencionamos anteriormente, algo que não pode faltar em uma gaiola para hamster é a tão comum roda, onde ele possa fazer exercícios.

Outro dos melhores acessórios que você pode instalar é uma casinha de madeira, que ajuda a decorar a gaiola. Isso vai ajudar o seu bichinho de estimação a se sentir mais confortável no lar dele, o que fará com que ele não queira ir a nenhum outro lugar.

Também existem modelos maiores, como por exemplo castelos para os roedores, embora eles só caibam em gaiolas grandes.

É recomendável que se introduzam elementos com os quais o seu hamster possa brincar, para que ele desfrute ao máximo de seu habitat. Entre as opções mais certeiras estão os túneis modulares, labirintos e outras instalações lúdicas. Um produto dos mais inovadores é o disco de corrida, que até pode substituir a tradicional roda.

foco

Você sabia que a expectativa de vida dos hamsters é de 2 a 4 anos?

Quais tipos de materiais utilizados no chão de uma gaiola para hamster ?

Um leito de boa qualidade é fundamental para que seu bichinho de estimação possa viver em boas condições e em um ambiente saudável.

Existem muitos tipos diferentes de materiais para a gaiola, o que faz com que frequentemente surjam perguntas sobre qual é a melhor opção para nosso pequeno amigo. E de fato, junto de outros fatores, esse é um elemento importante para a saúde do animal.

Existem várias opções, como a clássica serragem, feita de madeira natural, que é o material mais comumente usado nas gaiolas para hamster. Também pode ser usada serragem aromatizada, que é igual à anterior, mas possuem aroma. Também existe a opção do cedro, mas essa deve ser evitada, já que pode ser muito tóxica para o seu animal.

Também vale apontar que podemos encontrar materiais ecológicos, que podem até ser feitos dentro de casa. A seguir vamos te apresentar uma tabela que explica de maneira detalhada sobre o que você precisa saber para escolher um bom material ecológico para forrar o chão onde seu hamster vai viver.

Leve em conta também que este é um Guia simplificado, se quiser mais informações e segurança não deixe de consultar um veterinário.

Tipo de material Benefícios
Leito granulado de milho Absorve a partir das camadas mais inferiores, o que faz com que as superiores fiquem mais secas
Leito de papel reciclado É um material biodegradável, sem aditivos químicos. Apresenta grande suavidade ao toque
Leito de palha de trigo Esse tipo de material é comestível e tem uma grande quantidade de fibras, o que melhora a dentição do seu pet

Uma gaiola para hamster serve para qualquer tipo de roedor?

A verdade é que este tipo de gaiola foi desenvolvida especialmente para o uso dos hamsters. No entanto, não devemos descartar a ideia de usá-la para outros animais. A maioria dos roedores são bichos de estimação tranquilos, que não causam grandes inconvenientes. Porém é importante notar que mesmo que a gaiola possa ser apropriada, os acessórios não vão servir de nada.

Já por outro lado, se você está pensando em usar a gaiola para outro roedor, recomendamos que você faça isso para animais com um tamanho similar ao do hamster. Caso contrário, se o roedor for ainda menor, como por exemplo um camundongo branco, ele pode acabar escapando facilmente.

E se for um hamster ou roedor de tamanho maior, ele não ficará confortável em um ambiente pequeno e pode até se machucar.

Imagem de hamster cinza em gaiola.

É recomendável que você limpe a gaiola inteira do seu hamster uma vez por mês. (Fonte: Tatiana Kasantseva: 22799357 / 123rf.com)

Como conservar a gaiola para hamster?

Em primeiro lugar, você tem que fazer a manutenção constante e limpar toda a gaiola. Ensaboe todos os acessórios uma vez por mês e use um detergente líquido para eliminar as bactérias.

Você também deve limpar as grades e o plástico, dependendo do material com o qual a gaiola foi feita.

Uma boa tática que você pode usar é a de aplicar um produto antioxidante nas superfícies de metal. Além disso, um lubrificante nas dobradiças da gaiola pode prolongar seu tempo de vida e evitar aquele barulho desagradável.

É importante que você siga o plano de limpeza diário, semanal e mensal ao qual nos referimos acima.

Critérios de Compra

Agora você dispõe de toda a informação necessária sobre as gaiolas para hamster, chegou a hora de aplicar tudo o que você aprendeu. Recomendamos que você leve em conta este Guia na hora de comprar a gaiola, pois ele vai te ajudar a identificar o melhor modelo para você.

Vamos analisar alguns fatores importantes para que o lar do seu bichinho de estimação dê o máximo de conforte e felicidade a ele.

  • Acessórios
  • Formato
  • Base da gaiola
  • Materiais
  • Tamanho

Acessórios

Lembre-se que já mencionamos quais são os melhores acessórios para se instalar na gaiola de um hamster. Uma das grandes vantagens de comprar algumas das gaiolas do ranking que te apresentamos é que algumas delas já vem com vários destes acessórios. É muito importante que eles sejam da melhor qualidade possível, para que durem mais tempo.

Esta característica também beneficia seu animal, pois é ele que irá desfrutar desses acessórios. No caso de que algum deles quebre, é possível que contenha alguma parte que possa machucar o seu bichinho.

Agora, além da qualidade, você também deve comprar acessórios que tenham variedade. Se quiser, pode até substituir o que tem na gaiola de vez em quando para mudar a rotina do seu roedor.

Formato

A estrutura é um aspecto essencial na hora de decidir adquirir uma gaiola para hamster, e por isso você deve escolher com sabedoria. Você pode encontrar uma grande variedade de formatos, mas você deve comprar aquela que melhor se adapte às necessidades do seu pet.

Também é importante que você fique atento ao local onde vai deixar a gaiola, para que ela não se torne um estorvo.

Ainda assim, dependendo do formato da casa do seu bichinho, é possível adicionar alguns acessórios a ela. Nas gaiolas mais baixas não será possível instalar rodas de exercício, mas você poderá colocar túneis. É a opção mais simples e uma das mais econômicas.

Aconselhamos que, se possível, você compre uma gaiola alta e retangular, para que seu amiguinho roedor desfrute de todos os complementos e acessórios.

foco

Sabia que o primeiro hamster foi domesticado por volta dos anos 30 do século passado?

Base da gaiola

A base da gaiola também é um aspecto que se deve levar em conta na hora de investir seu dinheiro. No pior dos casos, você poderia até comprar uma gaiola sem base, o que prejudicaria o seu bicho de estimação, já que toda a comida que você desse a ele poderia acabar caindo e se perdendo.

Além disso, seria incômodo para o hamster e dificultaria a instalação de acessórios, isso sem falar da questão da limpeza.

É recomendável que a peça inferior cubra toda a superfície da gaiola, além de que seja fabricada com material de qualidade. Você pode achar versões feitas de madeira ou de plástico, e o melhor é que se evite as de metal, pois elas podem oxidar e o bichinho pode acabar pegando tétano e talvez até morrer.

Materiais

Os materiais dos quais as gaiolas para hamster são feitos vão determinar o modelo a se comprar. A origem e qualidade de sua fabricação é um dos aspectos mais importantes para que você tenha um produto da maior qualidade possível.

Além de que isso garantirá que a sua gaiola vá durar muito mais tempo. Assim você irá poupar muito dinheiro que de outra maneira teria de ser usado para consertar e resolver problemas na gaiola, ou até comprar um modelo novo.

O mais recomendável é que a grade seja feita de aço inoxidável, pois isso aumenta a vida útil da gaiola e protege o animal. Já em relação aos acessórios, é preferível que eles sejam feitos de madeira, já que o plástico pode quebrar mais facilmente.

E em relação às colchas, o mais adequado é que compre aquelas feitas de materiais mais suaves, evitando assim tecidos que possam causar mal ao seu roedor.

Imagem de pessoa segurando hamster.

Os hamsters são uma boa companhia para as crianças. (Fonte: Tatiana Kasantseva : 22799397 / 123rf.com)

Tamanho

Esse é um fator muito importante, pois as dimensões da gaiola para hamster precisam ser adequadas ao tamanho do seu bichinho. Você não quer que ele fique se sentindo enclausurado por trás de barras de metal, mas sim que ele possa se sentir em casa.

Para alcançar esse objetivo, é importante que você compre uma gaiola de um bom tamanho, garantindo assim o bem-estar do seu pequeno amigo.

No entanto, você também não deve abusar em relação a essas dimensões, pois uma jaula grande demais para um hamster muito pequeno pode ser uma perda de dinheiro. Você deve pensar na relação entre o tamanho do roedor e o da gaiola. O mais importante é que os acessórios básicos caibam dentro da gaiola.

Resumo

Já te demos todas as informações de que você precisa para comprar a melhor gaiola para hamster de 2019. Também passamos os conselhos mais certeiros para que você faça bom uso deste item e que seu roedor possa desfrutar ao máximo dele. Uma vez que você tenha comprado a gaiola, lembre-se de realizar a rotina de manutenção que explicamos anteriormente.

O cuidado com os bichos de estimação é fundamental. Devido a isso, mantenha a gaiola em um local confortável. Eles merecem o seu carinho e atenção, assim como eles também te trazem felicidade. E, como último conselho, não se esqueça de dar comida de acordo com as necessidade do bichinho, para que ele tenha uma boa saúde.

Está aqui o Guia completo sobre gaiolas para hamster. Esperamos que você tenha gostado, não se esqueça de escrever um comentário na seção abaixo, além de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Até mais!

(Fonte da imagem em destaque: stockcrafter: 85069486 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
39 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...