É bem provável que toda vez que você leve seu cachorro para passear, ele acabe se aventurando e voltando sujo, com o pelo cheio de folhas ou lama, isto é, quando ele também não volta molhado! E é bem difícil para o seu melhor amigo se divertir sem acabar ficando um pouco sujo, não é verdade? É por isso que muitos donos se perguntam se vale a pena ou não comprar um shampoo para cachorro.

Os companheiros de quatro patas adoram sair para curtir a natureza e interagir com outros bichinhos e humanos. A melhor coisa é que você permita que ele faça isso com toda a segurança possível e, para isso, é fundamental cuidar do pelo do seu cachorro. Hoje vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre shampoo para cachorro.

O mais importante

  • O shampoo para cães é essencial porque eles mantêm a pelagem do seu pet limpa. É provável que seu cachorro se suje com frequência. Por isso, e para evitar problemas subsequentes, além do mau cheiro, é conveniente lavá-lo uma vez por mês e escová-lo todos os dias, dependendo da quantidade de pelos que ele possui.
  • O pH da pele dos cachorros é diferente do nosso, portanto, nunca use shampoo humano nele. Isso pode prejudicá-lo e causar muitos problemas a curto e longo prazo.
  • Também é preciso levar em conta determinados eventos, como por exemplo, se os pelos do seu cachorro estão caindo, se ele está trocando de pelagem ou se tem pulgas. Nesse caso, além da compra do shampoo, você deve levá-lo ao veterinário para que um profissional lhe oriente como deve proceder.

Ranking: As melhores opções de shampoo para cachorro do mercado

Nessa seção, você encontrará uma lista dos melhores shampoos para cachorro do mercado. Além disso, trazemos a você uma análise e um breve resumo de cada um, bem como suas principais características. Isso facilitará a sua vida quando você tiver que comprar um desses produtos para o seu pet.

1° – Shampoo para cachorro floral de pelo escuro

Parte da Linha de Cosméticos Pet da Bio Florais, esse shampoo é indicado para cães que sofrem de ansiedade e tem em sua composição água termal, além de sais mineiras e selênio. Possui fragrância de frutas que prometem deixar seu pet perfumado por bastante tempo.

2° – Shampoo para cachorro floral  com lambedura e automutilação

Esse kit da marca Bio Florais é indicado para cachorros que estejam apresentando comportamentos atípicos, como lambedura e automutilação, típicos de um estado emocional instável. O floral foi desenvolvido para amenizar essas emoções, trazendo uma sensação de bem-estar o cachorro. Já o shampoo promete deixá-lo bem cheiroso, possuindo aroma de melão japonês, maçã vermelha, flor de peônia e baunilha.

3° – Kit shampoo e condicionador floral indicado para situações de conflito

A Bio Florais possui uma série de produtos para pets nas mais diversas situações. Esse kit é indicado para o cãozinho que estiver passando por uma situação de conflito, como viagem, mudança de ambiente, introdução de novo animal ou criança na casa, entre outros. Sua composição busca estimular o cachorro a se sentir seguro e calmo, amenizando possíveis tensões. Possui notas de kiwi e lichia.

4° – Shampoo para cachorro neutro Seven Dogs

Ideal para quem tem mais de um cachorro ou um animalzinho que precisa de banhos mais frequentes, o shampoo neutro Seven Dogs com extrato de Aloe Vera vem em uma embalagem de cinco litros e é destaque por seu excelente custo-benefício. Caso seu cão tenha pelo comprido, obtenha também o Condicionador e Desembaraçador Seven Dogs. A marca também oferece frascos de 500ml.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre shampoo para cachorro

É muito importante que, antes de usar um shampoo em seu animal de estimação, você esteja informado sobre o que precisa: ingredientes, tipo de pelo, queda de pelo, alergias, dermatite atópica, entre outros. Portanto, responderemos às perguntas mais frequentes (que você certamente deve ter) ao comprar um shampoo para cães.

Imagem de pessoa dando banho em cachorro.

Depois de ir ao veterinário e adquirir um medicamento antiparasitário, é altamente recomendável obter um bom shampoo contra pulgas. (Fonte: Diaz: 34381746 / 123rf.com)

O que é shampoo para cachorro e quais são suas vantagens?

É um sabonete líquido especificamente fabricado para nossos amigos de quatro patas. É no mínimo curioso que muitas pessoas acreditem, embora cada vez menos, que para dar banho em um cachorro pode-se usar um shampoo para humanos. Também não é incomum encontrar vendedores que tentam nos convencer de que existe um shampoo para todos os tipos de raças e pelagens.

Este acaba sendo um erro colossal, pois seu cão pode ficar doente, já que a pele de humanos e cachorros possuem um pH diferente. Além de limpar bem o pelo de seu animal de estimação e protegê-lo de elementos indesejáveis, esse produto proporciona um pelo sedoso e um cheiro muito agradável, tornando mais gostoso o tempo que você passa com seu pet.

A seguir, compilamos um resumo de vantagens e desvantagens dos shampoos para cachorro.

Vantagens
  • Mantém o pelo limpo
  • Específico para peles atópicas
  • Ampla variedade de aromas para escolher
  • Protege seu animal de estimação de insetos e parasitas
  • A camada hidrolipídica (que protege o pelo) é restaurada 24 horas após o banho
Desvantagens
  • Pode retirar uma grande quantidade de oleosidade natural do pelo a cada banho
  • É necessário prestar atenção às necessidades de seu pet, porque a escolha do produto errado pode acarretar problemas

Quais são as diferenças entre shampoo para cachorro e humano?

Existe uma série de mitos e lendas sobre se o shampoo que usamos em casa pode ser usado em nosso cachorro. Nós da Pets Alegres podemos afirmar que não, principalmente por duas razões: o tipo de composição (ingredientes, espessura ou concentração) e o grau de acidez da pele (um tecido entre a derme e a epiderme que todos os mamíferos possuem).

Observemos a seguir as duas principais diferenças que podemos ver de bate-pronto.

  • Composição. É uma das principais diferentes entre esses dois tipos de shampoos, uma vez que a pelagem e a pele dos cães exigem uma maior concentração do produto, podendo ser enxaguados com água até certo ponto. E isso ocorre porque a pele do cão geralmente é mais exposta do que a nossa a todos os tipos de fatores: clima, sujeira, insetos, entre outros.
  • pH. O pH é o fator que indica o nível de acidez da pele. Enquanto a acidez da pele humana é de 5,5, a dos cães geralmente varia, dependendo da raça, entre 7 e 7,5. Como você pode ver, o uso prolongado de um shampoo para humanos em seu animal de estimação pode resultar em ferimentos a longo prazo.
Cachorro dentro de banheira.

Shampoos para cães podem parecer itens banais, mas podem melhorar a qualidade do tempo que você gasta com o seu pet. (Fonte: Thalhofer: 96989706 / 123rf.com)

Esperamos ter convencido você a jamais usar o shampoo que você usa no banho em seu animal. Explicamos os dois principais motivos, mas ainda temos mais informações para compartilhar com você. Caso esteja interessado, continue lendo e descubra mais dicas úteis sobre o shampoo para cachorro.

Que tipos de shampoo para cachorro existem no mercado?

Quando vamos comprar um shampoo especial para a pelagem de nosso animal de estimação, podemos ficar impressionado com a ampla variedade de produtos e diferentes características específicas que existem hoje no mercado.

Pensando nisso, criamos uma classificação para ajudá-lo a decidir qual o tipo de shampoo mais adequado para o seu cão, tendo como base três tipos de necessidades:

Pelagem Necessidades especiais (pele atópica, alergias ou parasitas)
Pelo curto Antiparasitário
Pelo longo Hipoalergênico
Pelo branco Calmante

A partir de qual idade pode-se usar o shampoo para cachorro?

Entendemos que você deseja usar o shampoo para cachorro no seu pet o mais rápido possível, principalmente porque os filhotes costumam ser bastante aventureiros. No entanto, cuidado: recomenda-se que o uso do shampoo aconteça quando o cãozinho tiver mais de 3 meses de idade, pois ele terá menos chances de ficar doente com as mudanças de temperatura vivenciadas durante um banho.

Além disso, não vale a pena usar qualquer tipo de shampoo, pois seu cachorro precisa de um produto adequado para pele e pelos delicados. Portanto, se você tem um filhote muito pequeno, leia atentamente aos rótulos dos shampoos na hora de fazer a sua compra.

Lembre-se de prestar atenção ao tipo de pelo e as características do seu pet. Durante esse processo, todo detalhe faz a diferença.

O pelo influencia na compra de um shampoo para cães?

Com certeza. A experiência de ter um animal de pelo curto é muito diferente da de ter um de pelo comprido. Sem contar que os problemas que costumam aparecer também são bem diferentes. Por esse motivo, quando seu cão tem uma pelagem densa e longa, é aconselhável que você escove-o todos os dias, o que fará com que ele se suje com menos frequência.

E quanto à estética? Os nós dos pelos, além de causar problemas de pele a longo prazo, são desagradáveis. Com um bom shampoo para o seu cão, ele desfilará pela vizinha com pelos macios, brilhantes e sedosos. É verdade que isso pode consumir bastante do seu tempo, mas pelo bem-estar do seu pet e o seu, vale a pena o investimento!

Meu pet está com pulgas, de que tipo de shampoo ele precisa?

É muito normal que o seu cão traga para casa algum desses insetos indesejáveis, ainda mais se ele costuma brincar em gramados ou pela vizinhança. Além das pulgas, não é incomum que eles apareçam com carrapatos e vermes.

Nem sempre é fácil evitar que isso aconteça, já que passear faz parte da rotina canina, no entanto, há algumas coisas que você pode fazer a respeito.

Como proceder se seu amigo de quatro patas contraiu pulgas? Primeiro, você deve usar luvas de látex para procurar pelas intrusas pelo seu corpo e descobrir onde elas estão. Assim que você as encontrar, tenha certeza de que existem mais. Mas não adianta ficar desesperado ou se lamentar: é preciso agir o mais rápido possível.

Cachorro sentado em campo.

Sempre leve em consideração que um filhote não tem as mesmas necessidades de um adulto. (Fonte: Thalhofer: 66292843 / 123rf.com)

Depois de ir ao veterinário e adquirir um medicamento antiparasitário, é altamente recomendável obter um shampoo contra pulgas que sirva também como repelente (caso a infestação não seja muito grande). Dessa forma, além de prevenir a aparição de novas pulgas e carrapatos, você estará eliminando as que já se encontram no pelo do seu cachorro.

Uma vez que seu cão estiver em casa, banhe-o com água morna, com dois ou três punhados desse shampoo. Seque o animal e mantenha-o em casa por alguns dias. Recomendamos que você coloque seus brinquedos, cobertores e camas na máquina de lavar, com água quente, e também limpe bem a casa.

De que shampoo para cachorro eu preciso se meu pet apresenta arranhões?

Nesse caso, é muito importante que você analise qual é a origem desse arranhão, pois ele pode motivar uma consulta veterinária. Preste atenção especial se esse arranhão não cicatrizar rapidamente, se você começar a ver sangue ou se seu pet estiver se queixando sem motivo aparente. Um ou vários motivos costumam ser identificados:

  • Pele delicada: Atópica, sensível, propensa à irritação ou seca.
  • Alergias: A outros shampoos ou substância, picadas de inseto.
  • Infecções da pele: Sarna ou pioderma, entre outros.

De qualquer forma, é altamente recomendável que, em caso de um arranhão agressivo e duradouro, você leve o seu pet ao veterinário o mais rápido possível. Somente um profissional pode lhe orientar e indicar exatamente de que seu animal de estimação precisa em todos os momentos de sua vida.

Como usar corretamente o shampoo para cachorro?

É hora de dar banho no seu animal de estimação. Você está com o frasco de shampoo na mão e conseguiu arrumar um jeito de ele não escapar… e agora? Bem, primeiro, ajuste a temperatura da água, garantindo que ela esteja quente, para que seu cão esteja confortável e calmo. A ideia é que ele relaxe e não fique pensando em maneiras de escapar.

Depois da primeira passada com a água, você deve ensaboá-lo com o primeiro punhado de shampoo. Tente colocar uma quantidade moderada do produto, nem a mais, nem a menos. Além disso, se você exagerar na quantidade, é possível que fiquem resíduos do shampoo no pelo do seu bichinho, aumentando as chances de coceira depois do banho.

Secando pelo de cachorro.

O shampoo que você via comprar deve ser criado especificamente para o estilo de vida e as características do seu pet. (Fonte: Iurii Sokolov: 38593822 / 123rf.com)

O mais recomendável é massagear o pelo do animal, para que o shampoo alcance a pele de todo o corpo. Preste atenção especial aos ouvidos e olhos, porque eles são delicados e seu cão ficará muito desconfortável durante o processo. De qualquer forma, o desafio aqui será mantê-lo parado durante todo o processo, algo que sabemos que é bastante difícil!

Por fim, enxague-o com água em abundância, podendo aplicar um segundo punhado de shampoo para cães, dependendo das necessidades do seu pet (pelo curto ou longo).

É um bom momento para fortalecer os laços com cãozinho, pois ele certamente vai amar as carícias e atenção que receberá durante o banho. Muitos cães se esbaldam durante esses momentos únicos.

Critérios de Compra

Você chegou até aqui. Isso significa que você está muito interessado em adquirir um shampoo de qualidade para o seu cão. Por ser um produto delicado, que afeta a saúde do seu pet, é importante levar alguns critérios em consideração na hora de fazer sua compra.

Esperamos que você entenda que comprar o primeiro shampoo que aparecer online nunca é uma boa ideia. A seguir, confira critérios fundamentais:

  • Estilo de vida do cachorro
  • Qualidade do shampoo
  • Composição
  • Cheiro
  • Frequência de uso

Estilo de vida do cachorro

Os cães saltam, correm, deitam no chão, lambem… Pode até parecer que eles amam sujeira, mas não: eles só querem fazer seus donos felizes. Por esse motivo, ninguém com um bom coração pode privar seu animal de estimação daqueles passeios inesquecíveis. Mesmo que durem pouco tempo, eles sempre vão agradecer você da maneira que melhor sabem.

O shampoo que você vai adquirir deve ser fabricado especificamente para o estilo de vida e as características de seu cão. Um cachorro que tende a ficar bastante tempo deitado ou que é muito tranquilo não precisa do mesmo shampoo que aquele que não para quieto. Por isso, reflita bastante e, em caso de dúvida, peça a orientação de um veterinário de confiança.

Pessoa lavando cachorro, que está com a língua de fora.

O cão exala um mau cheiro se ingerir alimentos de baixa qualidade, por isso é importante investir na sua alimentação. (Fonte: Lopez: 44662045 / 123rf.com)

Qualidade do shampoo

Escolher um shampoo para cachorro da melhor qualidade é um fator super importante, afinal de contas, se você usa esse critério para você, por que não aplicá-lo ao seu companheiro de quatro patas? É um erro muito comum pensar que os cães são feitos de ferro ou não possuem sentimentos.

Verificar a qualidade do shampoo envolve ler seu rótulo (ingredientes, modo de aplicação, frequência do uso) e não apenas saber qual é a marca. Também recomendamos que você procure por avaliações, seja de profissionais ou outros usuários. Não tenha medo de perguntar, afinal, ninguém nasceu sabendo.

foco

Você sabia que os cães são considerados uma das primeiras espécies animais domesticadas?

Composição do shampoo

Seu cachorro tem problemas de pele? Nesse caso, evite shampoos compostos por elementos como corantes, parabenos, desodorantes, sal ou fosfatos. Esses componentes não fazem nada além de prejudicar gravemente a saúde da pele do seu animal, causando muitos problemas que, se não forem tratados logo, podem se transformar em uma verdadeira dor de cabeça.

Em vez disso, escolha shampoos que incluam componentes naturais, como Aloe Vera, aveia, glicerina, mel, soja ou jojoba. Dessa forma, a pele e o pelo do seu pet receberão nutrientes e estarão longe de coceiras e infecções causadas por arranhões (com todas as complicações que isso traz).

Mulher secando pelo do cachorro.

Lembre-se de que é importante secar cães de certas raças. (Fonte: Gonzales: 43714961 / 123rf.com)

Por exemplo, uma das propriedades do Aloe Vera é sua composição antibacteriana, que protege a pele do seu cão, além de oferecer benefícios anti-inflamatórios. Já a jojoba é uma planta cujo óleo revitaliza a pelagem, reparando e regenerando a pele. A aveia possui poderosas propriedades cicatrizantes.

Cheiro

Nem todos os cães têm o mesmo cheiro. Alguns tendem a manter um cheiro mais suave, enquanto outros, mesmo limpos, exalam um aroma particular. Por esse motivo, é importante escolher um bom shampoo para cachorros que atenda a essas necessidades. Você já sabe que nem todos os cães são iguais, como é o caso das pessoas.

No mercado existem muitas opções, mas principalmente os shampoos com extratos de frutas (melancia, morango, pêssego, banana, entre outros) são muito usados, já que costumam permanecer mais tempo na pelagem e na pele de seu animal. Além disso, esse tipo de produto torna ainda mais agradável ficar perto do seu bichinho.

Frequência de uso

Analise quantas vezes você precisa dar banho no seu animal de estimação. Isso dependente da idade (um filhote não possui as mesmas necessidades que um adulto), tipo de pele, quantidade de pelos, tamanho ou raça, entre outros critérios. Também é importante analisar se você está levando seu animal de estimação para passear várias vezes ao dia, se ele é muito ativo ou é mais tranquilo.

Existem alguns cães podem ficar um bom tempo sem passar pela água (geralmente, vale a pena escová-los diariamente), mantendo-se limpos por 3 a 6 meses sem problemas. No entanto, há outros que necessitam de banho pelo menos uma vez por mês.

Resumo

O universo canino envolve muitos tipos de cuidado. Caso você tenha adotado o seu cãozinho e pensou que só seria preciso alimentá-lo e levá-lo para passear, temos que lhe dizer que isso é só a pontinha do iceberg! Como você pode ver, coisas que parecem tão banais como shampoo para cachorro são decisivas na vida cotidiana dos animais de estimação.

Estamos muito felizes em poder lhe oferecer uma análise sobre os melhores produtos existentes no mercado atualmente. Tentamos sempre estar por dentro sobre as últimas novidades do mundo dos pets. Agradecemos sinceramente o tempo que você investiu na leitura de nosso artigo. Deixe um comentário abaixo ou compartilhe o texto nas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Susan Richey-Schmitz: 43621352 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
21 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...